Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de processador para H610M: i5 12400F ou i3 13100F?


Posts recomendados

  • Moderador

O I3 oferece um desempenho superior em alguns em jogos, mas para multitarefas o i5 12400F acredito ser mais apropriado.

A diferença em jogos é pequena: https://www.youtube.com/watch?v=QYUC6rA74lI

No cenário geral, acredito o i5 12400F ser uma melhor opção e oferecer um desempenho superior.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o quanto iria influenciar na prática, a 13 gen está melhor em single core mas não sei se justifica pegar um 4/8 hoje, 4 núcleos nos dias atuais está se tornando uma limitação principalmente pra aplicações pesadas e jogos atuais, hoje mesmo com o single core levemente pior, eu iria no i5 12400F com toda certeza, prefiro garantir estabilidade com 2 núcleos e 4 threads a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue as especificações de cada:

 

O Intel Core i3-13100F possui 4 núcleos com 8 threads e clocks com frequência máxima de 4,50 GHz. Até 128 GB de memória são suportados em 2 canais de memória. O Intel Core i3-13100F foi lançado no primeiro trimestre de 2023

 

O Intel Core i5-12400F possui 6 núcleos com 12 threads e clocks com frequência máxima de 4,40 GHz. A CPU suporta até 128 GB de memória em 2 canais de memória. O Intel Core i5-12400F foi lançado no primeiro trimestre de 2022.

 

A potência de design térmico (TDP para abreviar) do Intel Core i3-13100F é de 58 W, enquanto o Intel Core i5-12400F tem um TDP de 65 W. O TDP especifica a solução de resfriamento necessária para resfriar o processador suficientemente.

 

Logo, o Intel Core i5-12400F é bem mais eficiente mas esquenta um pouco mais devido a sua força de alimentação do componente.

 

Intel Core i3-13100F por mais que seja de uma geração mais recente, a nanotecnologia presente nele não puxará muitos watts como o anterior. Porém ele perde em Núcleos e threads, levando vantagem somente em custo de alimentação e clock 4,50 GHz

 

Deve ser mais benéfico optar pelo  Intel Core i5-12400F por conter mais núcleos, mesmo com o clock a baixo (4,40 GHz) ele compensará com mais núcleos e threads.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mihara disse:

Estou querendo dar um upgrade no meu pc e colocar uma placa-mãe H610M, porém não sei se pego o i5 12400f ou i3 13100f, quero usa o pc tanto pra trabalho quanto pra jogar (tenho uma GTX 1660 super).

Eu pegaria o i5 12400F, ele possui um desempenho bem superior em multitarefas devido à ter mais núcleos e threads que i3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!