Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gigabyte GT 710 apresentando artefatos e piscando tela


Posts recomendados

Acredito que minha placa de vídeo esteja com defeito, o monitor fica piscando tela preta e aparece artefatos em cores aleatorias, não consigo fazer nada no computador.

 

A placa em questão é uma Gigabyte GT 710 1GB, montei o setup na epoca da pandemia quando os valores estavam ridiculos, então só comprei ela pra da vídeo.

 

Gostaria de saber como posso ter certeza que ela seja o problema ou se alguém sabe o que pode ta acontecendo, antes de eu comprar outra.

 

Ja testei o monitor em um console e ele esta perfeito.

 

Qualquer ajuda é bem vinda.

Obrigado.

 

IMG-20230420-WA0000.thumb.jpg.386b9f847fe8c15b1846373b3584d65c.jpg

 

IMG-20230420-WA0002.thumb.jpg.7663cddd253a4b16fc87a8c9777c7b41.jpg

 

IMG_20230418_221548516.thumb.jpg.b8992f6253f198443dacb02c539b8978.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico

 

Ryzen 5 5600x, ASUS TUF B550M, Corsair 510MP, 2x8 Kingston Fury, Nidus 500w, Deepcool gammaxx 400EX.

 

O unico item lixo era a placa de vídeo mesmo, iria pegar uma RTX 3060ti porém não to com tempo pra jogar nada então nem tenho porque gastar tanto, vou ter pegar outro lixo temporario ou um Ryzen 5600g pra substituir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

 

vídeo fica pesado pra anexar, maximo aqui é 5mb.

 

Mas ele fica louco, piscando tela preta, aparecendo blocos com cores aleatorias igual os prints mostram.

 

Outro indicio que lembrei agora, é que a entrada DVI tinha parado de funcionar ha uns 2 meses atras, percebi quando fui tentar usar meu segundo monitor, que não costumo usar sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

 

Diferente do cara ali eu mal consigo abrir uma pasta ele ja fica piscando e aparecendo os quadrado.

 

Pior que o meu problema foi do nada, tava assistindo uma partida de futebol no Starplus e começou a ficar maluco.

 

Não jogo nada alem de poker nele, fora videos.

 

Limpei o computador ha umas 2 semanas atras, mas acredito se fosse algo que tivesse feito ja deveria ter acontecido antes.

 

O vídeo que fiz é basicamento o que aparece nas fotos, bem curto porque não quis arriscar alguma coisa pois não sabia o que podia ser.

 

Antes achei que fosse problema no Windows, mas ai não encontrei nada similar e lembrei que a entrada DVI tinha parado de funcionar ha uns 2 meses atras, então penso que isso ja fosse um sinal de algo errado.

 

Faço teste quase toda semana pra conferir as temp, e tava tudo normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

 

Infelizmente não deu em nada.

 

Consigo usar o computador por 2min depois ele fica maluco, abro pasta ele pisca preto, fora os quadrados aleatorios.

 

Usei o HWmonitor e parece estar tudo como sempre.

 

Consegui salvar o que precisava pelo menos, até pensei em formatar como ultima opção mas não acredito que resolva.

 

Acredito que a placa tenha ido pro saco mesmo.

 

Caso eu resolva comprar outra GT 710 ou similar é só colocar, ligar e atualizar os drivers? Quero evitar formatar se possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 horas atrás, shouldidothis disse:

Caso eu resolva comprar outra GT 710 ou similar é só colocar, ligar e atualizar os drivers?

Sim, pode usar o DDU para remover os drivers antigo. Se for comprar uma GT710 novo, recomendo procurar alguma com valor similar usada que entregue mais performance, caso resolva jogar algo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@shouldidothis Formatação não resolverá o problema.
Se for outra nVidia equivalente nem será necessário alterar o driver (GT210, 710, 730).

Mas sim, qualquer placa que você deseje colocar aí não requererá nova instalação do windows, basta utilizar os drivers necessários.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@shouldidothis Pelo que você relatou é o GPU sim.

Mas se quiser fazer outro teste, desative o driver. Sim, desinstale ou desative o driver, operando com o padrão do Windows. Como ele é padrão, pra qualquer placa, não terá acesso a recursos proprietários do GPU, como aceleração por hardware, então tudo recairá sobre o processador via software.

 

Dito isto os problemas deverão cessar, mas talvez você não consiga utilizar o monitor na mesma resolução e frequência (Hz) e terá menor fluidez de imagem. É só pra quebrar um galho, mas ocorrendo isso terá 100% de certeza sobre a placa de vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@shouldidothis E só pra complementar, não pegue placas de vídeo novas neste valor, compre usadas e economize mais. Eu tenho uma 650TI de 2013 que peguei em ~2015 usada pra colocar em uma máquina e tá aqui firme e forte até hoje, inclusive é por ela que estou redigindo este texto.
Se é pra quebrar galho, não tá jogando nada? Pega outra G710, só que usada. O cara não esfarelou esta placa, afinal nem pra games ou criptomoedas serve, e se tá funcionando até agora é porque não veio com vício oculto, e é mais barata? Só vai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx  @Edvaldo J. Frederico  @Pedroou

 

Bom dia, resolvi usar o DDU e desinstalar o driver, nunca havia usado antes, parece ter resolvido o problema. Então instalei o driver direto do site da Nvidia e aparenta estar tudo normal por enquanto também.

 

Porém tenho medo de estar mascarando algum defeito da placa de vídeo que possa danificar a placa-mãe ou monitor, devo me preocupar? Devo fazer algum outro teste ou algo pra verificar isso? Será que foi simplesmente algum arquivo corrompido do nada que começou o problema? Posso usar 120hz tranquilo ou melhor manter 60hz?

 

Obrigado novamente a atenção de geral ai, desculpa encher tanto o saco.

 

 

Algo que notei foram algumas sombras em palavras no programa da nvidia, hwmonitor, cpuz, gpuz, etc como mostra a print abaixo, achei estranho.

 

1299492486_CapturadeTela(192).png.4c06bafaedf9bc1b581e734cbbaf3a4b.png

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!