Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook com tela preta na inicialização e com suspensão problemática


Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

Boa tarde, em janeiro eu mandei meu notebook Dell Inspiron 5567 para um técnico com o objetivo de retirar a bateria que alimentava o notebook, pois ela já estava inchada e suspendendo a carcaça do notebook, após a retirada o notebook estava funcionando normalmente ligado apenas à tomada, porém no dia seguinte quando fui ligar ele na energia notei que ele ligou sozinho sem eu apertar o botão de power, porém ele não dava vídeo e o cooler ficava girando em sua potência máxima, então eu tentei desligar e ligar ele, no entanto o notebook ficava da mesma forma, sem vídeo e com o cooler girando em alta potência, até que depois de desligar e ligar cerca de 6 vezes, ele ligou, porém com uma mensagem da BIOS informando que o notebook estava com uma configuração inválida e com a hora do dia não setada, porém eu apenas cliquei em "continue" para o Windows bootar, quando o Windows inicializou eu percebi que o horário e o dia haviam parado na última vez que o notebook havia sido ligado, então eu reajustei as informações e fui utilizar o notebook normalmente.

 

Isso acontece toda vez que o notebook é desconectado e conectado na tomada, se eu deixar o notebook ligado na tomada o tempo inteiro, os dados de hora e dia se manterão, não aparecerá mensagem da BIOS, e o notebook não fica nesse processo de tela preta e com o cooler girando a milhão.

 

Depois de um tempo eu percebi que se eu fechar a tampa do notebook para suspender o notebook, ele sai da suspensão com a tampa fechada e entra em funcionamento, já teve situações em que o notebook reiniciou sozinho com a tampa fechada.

 

Até o momento eu ainda não encontrei uma solução para o meu problema, eu não sei se a bateria CMOS já morreu ou se a retirada da bateria que alimentava o notebook ocasionou nisso, mas isso não acontecia antes da retirada da mesma, há uma imagem abaixo da mensagem da Dell informando sobre a informação de configuração estar invalida.

20230131_124726.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Eu não conheço este notebook e pode ser que ele não tenha uma bateria para CMOS ou que ela esteja com defeito.

Pela descrição, tudo leva a crer que quando colocar uma bateria nova todos os problemas sumirão.

Enquanto a bateria nova não chega, existe uma pseudo solução sem noção, ou em outras palavras "por sua conta e risco";

- Furar a(s) célula(s) estufada(s) com uma agulha.

O procedimento é assim:

Primeiro identifica qual é o lado que fica para cima quando o notebook está em uso.

Depois checa se tem apenas um adesivo cobrindo a célula ou se tem uma capa plástica.

O objetivo de furar em cima é tentar minimizar algum eventual vazamento de ácido.

Se for com capa de plástico tem que remover parte dela, com estilete ou alicate, se for só um adesivo, procure a parte mais elevada para furar meio que de lado, de modo a evitar que a agulha atinja a parte interna da célula.

Tanto o estilete como o alicate como a agulha podem além de perfurar a proteção externa, atingir os componentes internos e iniciar um processo de curto circuito com aquecimento e principio de incêndio.

Feito o furo ou rasgo, a pressão interna é aliviada e podemos pressionar a capa para deixar a bateria esbelta novamente.

Tem gente que deixa como está e já põe de volta no notebook.

Eu gosto de fazer um curativo estilo band aid ou com algo que possa absorver algum vazamento e ainda permita que uma nova pressão escape pelo furo, tipo uma camada fina de algodão ou um pedaço de papel, tudo recoberto por durex ou fita adesiva.

Pode ser que tenha que furar mais que uma célula.

Mesmo a bateria estando ruim ou incapaz de manter o notebook ligado, ela nestas condições ainda consegue fornecer energia suficiente para manter os parâmetros de data e hora.

Eu já fiz isto de forma provisória até comprar uma bateria nova, acontece que acabou se tornando definitivo e por enquanto tive sorte, não vazou, inchou ou explodiu. O que não impede que algo assim possa lhe acontecer, por isso que é por sua conta e risco e também sem noção porque quem faz este tipo de coisa não tem a menor noção das consequências.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Eu não sabia que existia a possibilidade de fazer a bateria "suportar" furando suas células, a minha bateria retirada é envolta de uma capa plástica, mas eu prefiro não assumir esse risco, eu não possuo muita noção no assunto e nem experiência, então prefiro esperar por uma bateria nova caso eu vá adquirir, por enquanto vou aturar essa situação do notebook.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...