Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera boa noite,

Minha duvida é a seguinte:

Cerca de 3 meses fiz um upgrade de hardwares, porém troquei tudo menos as memórias, minhas memórias sao 4x 8G 2444Mhz DDR4 Ballistix, deve ter uns 6 anos as guerreiras, minha pergunta é, com essas minhas config atuais elas estão gargalando algo ? Vale a pena trocar por novas ? Se vale, qual eu devo pegar pra não ter stress com relação a frequência delas e meu setup?  

Minhas config:

PM: mortar mag b550m

Proc: 5700x

PV: 3070Ti

Fonte: 850W Corsair gold

Por

Postado

Tenha em mente que oficialmente o Ryzen 7 5700x só trabalha até 3200mhz de frequência, a não ser que você ative o xmp de memória. Você pode atingir frequencias altissimas com o xmp mas não vai ganhar tanto desempenho.

Dito isso eu acredito que não, você não tem gargalo, apenas não está tirando 100 porcento de proveito do conjunto, e sim, vale a pena trocar ao menos por uma de 3200mhz pra manter todo o conjunto atualizado, já que por padrão essa geração trabalha com 3000mhz, alem disso voce vai ter a possibilidade de ter o xmp.

E mais uma coisa: Esquece 4 pentes de memória no Ryzen, so vai forçar a controladora, nenhum Ryzen faz quad channel

• Moderador
Postado

@Rennan Carv4lho, boa noite!

Apesar da AMD apenas garantir completamente o funcionamento com 3200MHz, boa parte dos processadores terá benefício elevando o XMP acima disso, sendo a faixa mais ideal, ao que me lembro, em torno dos 3600MHz. O que pode ocorrer caso o teu processador não for capaz de sustentar essas velocidades de memória são travamentos e problemas na execução de programas que desaparecem usando as memórias a 3200MHz, eu pessoalmente já tive isso em um dos meus Ryzen 5 5600G, que acabei vendendo, porém o meu atual roda a 3600MHz sem problema algum.
Vale também atentar a procurar usar apenas duas memórias. Os Ryzen não trabalham tão bem com 4 pentes quanto com apenas 2.
O @KairanD conseguiu um kit de 32GB de 3600MHz da Team Group, modelo T-Force Dark Z, recentemente em torno dos 500 reais em uma promoção, vale a pena ficar de olho em promoções caso decidas fazer o upgrade.

Postado

Boa noite galera, obrigado pela ajuda!!

Vamos la, eu entendi algumas coisas outras não ficou tão claro, se eu comprar 2x de 16G 3600Mhz eu vou ter que ativar o XMP ?

Se eu comprar uma 3200Mhz eu tambem ativo o xmp ? 

Qual cenário eu ativo ou não ativo o XMP ?

Postado

@Rennan Carv4lho O XMP é para qualquer memória acima de 3200mhz. Mesmo comprando uma memória de 3600Mhz ela vem de fábrica em 3200Mhz sendo necessário ativar o xmp.
Com isso, seu processador vai reconhecer a memória

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...