Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, uns anos atras eu fiz um tópico sobre essa tv mas acabei desistindo na epóca, hoje eu decidi tentar novamente já que eu tenho o esquema, emfim essa tv está sem imagem, o filamento acende, e as bobinas estão com as tensões entre 9 e 6 volts, eu notei que o 61 (fio que vai na placa tubo) esta zerado e seguindo a linha dele ele vai no pino 3 do flyback que também esta zerado, alguma ideia do que pode ser? Talvez a alimentação do Flyback? (o pino 1 esta com 8,8 volts)  Não acho que seja o flyback pois eu já troquei ele

Esquema+Televisor+Broksonic+5'+CTRE+864+(paraguai).jpg

Postado

É isso que me intriga,o pino 1 ta recebendo entre 9,5v e 9,9v, o pino 2 que não esta ligado a nada esta com 9,5v mas o pino 3 esta zerado

• Coordenador
Postado

O pino 3 esta zerado porque não tem oscilação no transistor de saída horizontal (T502).

O ideal seria você seguir o pulso horizontal desde o pino 3 do CI (U401) com um osciloscópio ou na falta de um, teste todos componentes nesta linha, onde o pulso passa.

Pulso h.png

Não descarte o CI com defeito caso ele esteja recebendo a alimentação no pino 15 dele.

• Curtir 1
Postado

Eu reparei que o resistor R508 de 5,6 Ohms esta com uma resistência entre 7,2 ate 9,4 quando eu testo no multímetro, os capacitores eu só fiz o teste de carregamento mas o C507 que é um capacitor ceramico eu troquei pois eu tinha um do mesmo valor sobrando, quanto ao C509 eu mantive. Enfim, esse resistor pode ser a causa do problema?

O CI está cerca de 5-6 volts no pino 15, se tratando de volts, no pino 3 ele esta com 0,4 a 0,9

• Coordenador
Postado

O valor do resistor alterado não afetaria tanto mas troque ele para ter certeza.

A alimentação do CI é que esta um pouco baixa, teria que ter algo em torno de 9V a 10V.

Verifique o resistor R511 ele é quem leva  a alimentação para o CI. ele pode estar alterado ou o CI em curto.

• Curtir 1
Postado

O R511 esta bom mas eu reparei que no esquema na entrada da fonte tem indicando que a fonte pra essa tv é de 13,5V mas na tv esta escrito que a fonte pra ela é de 12V, sera que houve um erro na fabricação que eles colocaram 12 ao invés de 13,5? Esse tempo todo eu estava usando uma fonte de 12V

Screenshot_20230502-0446062.png

• Coordenador
Postado

Não faz diferença, eu ja alimentei uma delas com a tensão mais baixa e funciona normal, observe que ela tem um transistor PNP que regula a tensão interna em 10,5V.

• Curtir 1
Postado

É que não tem 10,5 lá, no pino 1 do fly back por exemplo, tem no máximo 9,2 e depois de passar do R511 chegam no pino 15 só uns 8,3 volts (antes eu tinha dito que tinha de 5V a 7V no pino 15 mas na verdade eu me confundi com o 14)

Mas enfim, eu tenho outra Broksonic, vou dar uma pesquisada pra ver se o CI dela é compátivel com o dessa caso o problema seja o CI

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Ok, O pino 1 da flyback esta diretamente a fonte via as chavinhas de comutar Rádio/TV, então verifique trilhas e a própria chavinha porque esta havendo uma queda grande de tensão ai,ou sua fonte esta com problema.

• Curtir 1
Postado

Testei com uma fonte de 13,5V e o transistor manteve a tensão em 9 volts, assim como com a de 12V, acho que deve normal julgando que nos dois houveram os mesmos resultados, tambem reparei que a fonte do esquema é levemente diferente que a da tv que eu estou mexendo, mesmo sendo do mesmo modelo, fiquei meio confuso mas julguei que talvez houveram mais de um modelo com a mesma numeração ou houve um erro de impressão, mas fora a fonte todo o resto do esquema é identico ao da tv que eu tenho.

Vou fazer a substituição dos compotentes entre o CI e o horizontal, eles chegam em alguns dias, caso não funcione eu procuro um outro CI do mesmo tipo (La7806), fiz uma pesquisa e vi casos em que outras unidades desse mesmo modelo dão defeito nesse CI.

• Coordenador
Postado

@Luis510 É o mais certo mesmo, sua fonte sendo um pouco diferente, a tensão também seja.

porém mesmo um pouco abaixo o CI (LA7806) teria que entregar o pulso horizontal para o transistor de saída.

No mercado livre você encontra ele.

Postado

Eu coloquei um CI novo, dessa vez ela oscilou, bem alto por sinal, mas ainda não teve imagem, notei que o horizontal tava fervendo, felizmente ele não entrou em curto, talvez seja um dos componentes entre o horizontal e o CI? Não troquei eles ainda pois o pacote não chegou, eu deveria dar uma olhada nos componentes ligados aos pinos 1 e 2 como o trimpot do horizontal ou os resistores ligados a ele? 

Algo que esqueci de mencionar é que ao que tudo indica essa tv ja tomou chuva ou ja esteve em contato com muita umidade julgando pelas sujeiras que estavam nela e onde estavam as ferrugens

• Coordenador
Postado

Sim faça uma revisão neles, Os capacitores C509 e C510 e C512 seria melhor já troca-los e  os diodos e transistores teste-os fora da placa.

se o saída continuar esquentando muito pode ser sinal de que o flyback esta ruim.

• Curtir 1
Postado

Os resistores parecem normais, a unica exceção é o R501 de 39k que esta medindo 30k

Mas descobri que o D504 esta aberto, já que os 58V não passam por ele e por isso não tem imagem

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

O R 501 esta em paralelo com o CI então ele deve estar bom, pois os resistores nunca alteram seu valor para baixo, é sempre para cima.

Postado

A tensão do pino 3 do flyback não passa pelo D504 mesmo eu trocando por um novo, as trilhas estão boas não entendi o que tem de errado alí, era pra tensão passar por ele 

• Coordenador
Postado

@Luis510 Para tensão do pino 3 do flyback chegar a 56V, o circuito horizontal teria que estar oscilando, caso contrário terá no máximo a tensão do pino 1. verifique se não é o caso.

Postado

A tensão esta por volta de 30V, algo que esqueci de mencionar é que a tensão esta negativa, por isso que não passa pelo diodo

Postado

Não estão boas, a continuidade esta ok, e é isso que me deixa com duvida, não era pra tensão do pino 3 estar positiva?

• Coordenador
Postado

Direto no pino do flyback a tensão é alternada mas depois do diodo D504, a tensão teria que ser positiva,

Postado

Para o C512 o mais proximo que eu achei foi um de 22nf 250V ao invés do original de 18nf 200V, esse serve ou é muito alto?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...