Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, hoje estava tentando baixar um jogo e acabei instalando (burramente) um executável duvidoso. Foi adicionada uma extensão no meu navegador com nome de "APP", toda vez que eu ia pesquisar no google, o HUD estava esquisito, parecia um google antigo, nesse momento eu já tinha certeza que estava infectado com alguma coisa. Baixei o Adwcleaner e ele detectou algumas coisas estranhas, coloquei de quarentena e excluí elas. Entretanto, uma permanecia toda vez que eu reiniciava o PC, "pup.optional.legacy". Havia também entrado algo diferente na conta do google, "gerenciado pela sua organização". Resolvi formatar o pc e trocar a senha e autenticação do google, consegui também remover a extensão que antes não queria sair. Após formatar, tudo se encontra ok, chequei adwcleaner, olhei tb o google, ta tudo okay. Gostaria de saber que tipo de invasão foi essa e se estou com algum risco ainda, desde já grato!

Lembrei de uma coisa tb, toda vez que eu limpava esse pup.optional.legacy, dava tipo um errinho no meu wallpaper engine e aparecia um erro tb na tela, assim, ele retornava.

• Haha 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
Em 30/04/2023 às 02:23, Paulo Brandão disse:

hoje estava tentando baixar um jogo e acabei instalando (burramente) um executável duvidoso

Primeiro grande erro. Pirataria além de ser um crime, é contra as regras do fórum, exatamente por se tratar de um crime.

Resolvi formatar o pc e trocar a senha e autenticação do google, consegui também remover a extensão que antes não queria sair. Após formatar, tudo se encontra ok

Provavelmente que o malware em questão era simples e a formatação consegui o remover.

Gostaria de saber que tipo de invasão foi essa     (pup.optional.legacy)

Tal como o próprio nome indica: PUP (Pontential Unwanted Program; em português: programa potencialmente indesejado) são habitualmente classificados pelos programas de segurança de forma genérica e portanto sem ter acesso a mais informação ao que estava no seu sistema, é impossível de dizer qual deles se tratava em concreto.

e se estou com algum risco ainda

Sem analisarmos o seu pc, é impossível afirmar se sim ou se não. 

Abraço

Postado

@Lusitano Acredito que esteja seguro, andei analisando esses dias e nenhum sinal, todas as senhas das contas foram trocadas e aparentemente está tudo okay. Sobre o primeiro erro, estou evitando atualmente, parece fácil mas é a pior escolha!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!