Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalei um executavel e entrou uma extensão esquisita


Ir à solução Resolvido por Lusitano,

Posts recomendados

Olá, hoje estava tentando baixar um jogo e acabei instalando (burramente) um executável duvidoso. Foi adicionada uma extensão no meu navegador com nome de "APP", toda vez que eu ia pesquisar no google, o HUD estava esquisito, parecia um google antigo, nesse momento eu já tinha certeza que estava infectado com alguma coisa. Baixei o Adwcleaner e ele detectou algumas coisas estranhas, coloquei de quarentena e excluí elas. Entretanto, uma permanecia toda vez que eu reiniciava o PC, "pup.optional.legacy". Havia também entrado algo diferente na conta do google, "gerenciado pela sua organização". Resolvi formatar o pc e trocar a senha e autenticação do google, consegui também remover a extensão que antes não queria sair. Após formatar, tudo se encontra ok, chequei adwcleaner, olhei tb o google, ta tudo okay. Gostaria de saber que tipo de invasão foi essa e se estou com algum risco ainda, desde já grato!

Lembrei de uma coisa tb, toda vez que eu limpava esse pup.optional.legacy, dava tipo um errinho no meu wallpaper engine e aparecia um erro tb na tela, assim, ele retornava.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
  • Solução
Em 30/04/2023 às 02:23, Paulo Brandão disse:

hoje estava tentando baixar um jogo e acabei instalando (burramente) um executável duvidoso

Primeiro grande erro. Pirataria além de ser um crime, é contra as regras do fórum, exatamente por se tratar de um crime.

 

Em 30/04/2023 às 02:23, Paulo Brandão disse:

Resolvi formatar o pc e trocar a senha e autenticação do google, consegui também remover a extensão que antes não queria sair. Após formatar, tudo se encontra ok

Provavelmente que o malware em questão era simples e a formatação consegui o remover.

 

Em 30/04/2023 às 02:23, Paulo Brandão disse:

Gostaria de saber que tipo de invasão foi essa     (pup.optional.legacy)

Tal como o próprio nome indica: PUP (Pontential Unwanted Program; em português: programa potencialmente indesejado) são habitualmente classificados pelos programas de segurança de forma genérica e portanto sem ter acesso a mais informação ao que estava no seu sistema, é impossível de dizer qual deles se tratava em concreto.

 

Em 30/04/2023 às 02:23, Paulo Brandão disse:

e se estou com algum risco ainda

Sem analisarmos o seu pc, é impossível afirmar se sim ou se não. 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!