Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Em 31/10/2024 às 18:26, AlessandroMS disse:

@nVidiaJr

Finalmente alguém com o mesmo problema que eu. Seguinte, comprei esse mesmo NVMe na Kabum a uns 4 meses. Fiz todos os testes no CrystalDisk tava chegando nos 7200MBs chegando aos 70 graus. Instalei o W11 23h2 e alguns jogos, usei ele por uns 3 meses e pouco sem nenhum problema aparente até que instalei o W11 24h2, onde começaram os problemas de TELA AZUL. Sempre que estava jogando o PC dava tela azul e reiniciava do nada e já fui culpando o Windows 24h2, pois realmente a atualização estava tendo muitos problemas na primeira semana, principalmente com NVMEs de outras marcas. Resolvi fazer uma formatação rápida nele e reinstalei o W11 24h2 os problemas diminuíram um pouco mas continuava reiniciando após uns 15 20min de jogo. 

Resolvi instalar o W10 no meu SSD SATA que comprei em 2018 que tá com 46 por cento de saúde. Uma semana usando ele  e ás vezes ainda dava tela azul quando estava jogando os jogos instalados no NVMe. Já estava começando a encontrar o culpado e não era a atualização do Windows. Resolvi copiar a pasta do jogo no meu NVMe da Husky que tem 19 meses,  também da Kabum e pra minha surpresa, TODOS os jogos rodavam sem nenhum problema nele. Instalei o W11 24h2 no Husky pra refazer os testes. Tentei abrir os jogos que estão no NVMe da Kingston e o jogo crashava, mas o Windows não dava tela azul pois estava instalado em outro lugar. Copiei a mesma pasta do Kingston no Husky e tentei abrir nos dois. No Kingston crashava mas não no Husky, detalhe, após os crash o Kingston se ''desconectava'' do Windows. Eu perdia acesso aos arquivos, mas conseguia abrir as pastas o que é muito bizarro. Eu tinha que reiniciar o Windows pra ele voltar ao normal. Postei um vídeo no YouTube (privado) explicando o problema e vou mandar pra Kingston analisar. Ainda não acionei a garantia tô fazendo mais uns testes antes de mandar.

Observações:

1 O NVMe está com o firmware mais recente segundo o KSM. (EIFK51.2)

2 Minha placa-mãe suporta NVMe 4.0 e tem outro slot 3.0 onde tá o Husky, é uma ASUS Tuf Gaming B550M Plus

3 Processador AMD Ryzen 7 5700X3D

4 Link do meu vídeo no YouTube 

Exatamente o mesmo problema que acontece aqui, inclusive é a mesma placa-mãe TUF B550m, a única diferença é que o SSD é o fury renegade com dissipador de 2TB....pior que já é o segundo que apresenta o mesmo problema após 2 meses de uso....utilizo somente para jogos também.Irei verificar junto a Kingston se disponibilizam um laudo referente ao primeiro enviado para RMA, porque não é possível, deve ser alguma incompatibilidade com essa placa-mãe.

• 2 semanas depois...
Postado

Tenho atualizações pra fazer e é MUITO bizarro. Testei 3 NVMEs diferentes e o problema é idêntico. Detalhe, um deles foi tirado do PS5 e no PC apresentou o mesmo problema. O que a Kingston me mandou pela troca da garantia no PC tava com problema mas no PS5 nada, normal. Ainda vou tentar fazer mais uns testes antes de bater o martelo, vou procurar alguém pra testar ele em outro PC antes de acionar a Kingston novamente. Detalhe que esqueci de mencionar. Eu troquei os meus NVMEs de porta na minha Placa-Mãe que tem um slot 3.0 e 4.0 e não resolveu também.

20241124_182919.jpg

Postado
14 horas atrás, AlessandroMS disse:

Tenho atualizações pra fazer e é MUITO bizarro. Testei 3 NVMEs diferentes e o problema é idêntico. Detalhe, um deles foi tirado do PS5 e no PC apresentou o mesmo problema. O que a Kingston me mandou pela troca da garantia no PC tava com problema mas no PS5 nada, normal. Ainda vou tentar fazer mais uns testes antes de bater o martelo, vou procurar alguém pra testar ele em outro PC antes de acionar a Kingston novamente. Detalhe que esqueci de mencionar. Eu troquei os meus NVMEs de porta na minha Placa-Mãe que tem um slot 3.0 e 4.0 e não resolveu também.

20241124_182919.jpg

Aparentemente descobri o problema,em um fórum gringo da Dell, vou postar aqui o comentário com o procedimento para você seguir e verificar se irá resolver seu caso também.

"

First of all we need to change "AHCI Link Power Management" which is a hidden setting on power management. Open up registry editor and change the following settings. 

HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSettings\0012ee47-9041-4b5d-9b77-535fba8b1442\0b2d69d7-a2a1-449c-9680-f91c70521c60 

Change attributes from 1 to 2

HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSettings\0012ee47-9041-4b5d-9b77-535fba8b1442\dab60367-53fe-4fbc-825e-521d069d2456

And again change Attributes from 1 to 2. 

Now go to Control Panel -> System and Security -> Power Options click on "Change Plan Settings" and then click on "Change advanced Power settings".

Now under "Hard disk" you should have AHCI Link Power Management - HIPM/DIPM and AHCI Link Power Management - Adaptive options. 

Change "AHCI Link power management" To active, which means there is no power management for AHCI and finally change Adaptive to 0 milliseconds (Although if you enabled "active" this option has no effect). 

Finally under "PCI Express" Change "Link State Power management" to OFF. 

Tenta ai, aqui resolveu, já tem 10 dias funcionando perfeitamente. Boa sorte!

• Curtir 1
Postado

@Fel26 Obrigado mano, me esclarece o seguinte, a parte de mudar o atributo de 0 pra um tá vago pra mim, que atributo seria? Se tu puder mandar o link desse tutorial agradeço.CapturadeTela(71).thumb.png.0de628a673393c89e8bc86fdcfdfb7ba.png

PS: Achei o post em questão e não vale o risco, pelos outros comentários isso é só um paliativo e pra quem tem um notebook a bateria vai ser destruída por causa disso.

The "answer" by Stratosgr is useless. It is a workaround, yes, but a very bad one. It mostly will make the problem go away, but bring in 10 new problems. It might work "fine" on a desktop or laptop (which is connected to ac), but here comes the bad thing:

It will deactivate ALL important energy saving mechanism of the PCIe links and drives. Meaning terrible battery drain on a device with battery (laptop or tablet).

I have the hangs, freezes and bluescreens too on my Venue 11 Pro 7140 with Sandisk X110 SSD, same events in the logs.

When I deactivate LPM, the hangs go away, but the tablet stays warm (can feel it) in sleep mode, and has a drain of terrible high 2400mWh, resulting of 100% battery drain in just a few hours in connected standby.

I hate Dell, and how they dont care about their customers.

https://dell.com/community/en/conversations/laptops-general-locked-topics/reset-to-device-deviceraidport0-was-issued-event-id-129-storahci/647f5c5bf4ccf8a8de751365?page=2

Postado
2 horas atrás, AlessandroMS disse:

@Fel26 Obrigado mano, me esclarece o seguinte, a parte de mudar o atributo de 0 pra um tá vago pra mim, que atributo seria? Se tu puder mandar o link desse tutorial agradeço.CapturadeTela(71).thumb.png.0de628a673393c89e8bc86fdcfdfb7ba.png

PS: Achei o post em questão e não vale o risco, pelos outros comentários isso é só um paliativo e pra quem tem um notebook a bateria vai ser destruída por causa disso.

The "answer" by Stratosgr is useless. It is a workaround, yes, but a very bad one. It mostly will make the problem go away, but bring in 10 new problems. It might work "fine" on a desktop or laptop (which is connected to ac), but here comes the bad thing:

It will deactivate ALL important energy saving mechanism of the PCIe links and drives. Meaning terrible battery drain on a device with battery (laptop or tablet).

I have the hangs, freezes and bluescreens too on my Venue 11 Pro 7140 with Sandisk X110 SSD, same events in the logs.

When I deactivate LPM, the hangs go away, but the tablet stays warm (can feel it) in sleep mode, and has a drain of terrible high 2400mWh, resulting of 100% battery drain in just a few hours in connected standby.

I hate Dell, and how they dont care about their customers.

https://dell.com/community/en/conversations/laptops-general-locked-topics/reset-to-device-deviceraidport0-was-issued-event-id-129-storahci/647f5c5bf4ccf8a8de751365?page=2

SIm, para notebook não é recomendado mesmo por conta da bateria,mas o pior não é isso....o pior que voltou a acontecer novamente hoje o mesmo problema, estava há 10 dias funcionando perfeitamente....cara, já tô ficando maluco, não é problema no SSD, esse é o segundo que me enviam e acontece esse mesmo problema.

Postado

@Fel26 Pois é mano, era só um paliativo mesmo. Eu vou deixar o meu com meu irmão pra ele testar no pc dele. Ele tem uma placa-mãe da MSI. Mas a princípio vou deixar uma reclamação no reclame aqui, solicitando uma resolução sem que eu tenha que pagar pra enviar o produto pra eles novamente. 

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, AlessandroMS disse:

@Fel26 Pois é mano, era só um paliativo mesmo. Eu vou deixar o meu com meu irmão pra ele testar no pc dele. Ele tem uma placa-mãe da MSI. Mas a princípio vou deixar uma reclamação no reclame aqui, solicitando uma resolução sem que eu tenha que pagar pra enviar o produto pra eles novamente. 

Pior, tenho um amigo que o dele também deu pau...o SSD dele é igual o seu (o meu só muda que é modelo que tem o dissipador e 2TB) e a placa-mãe é uma ASUS TUF B550 também....cara, deve ter algum problema sério de incompatibilidade entre essa linha de SSDs da Kingston e essa placa-mãe em específico.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Atualização do meu problema. Pedi ao meu irmão pra testar na placa-mãe dele uma MSI MPG B550 GAMING PLUS, o SSD não apresentou nenhum problema. Resolvi boletar uma igual a dele pra mim na Kabum, a placa não deu sinal de vida, avisei a Kabum e solicitei reembolso. Coloquei o SSD na minha B550 da ASUS e simplesmente não tive nenhum problema, zero. O quê eu fiz de diferente? Tirei a bateria e fiz o reset de fábrica nela. Após verificar que tava tudo ok eu carreguei os perfis otimizados pro meu processador que é undervolt pra -30 (perfil que estava apresentando os tais problemas)e continua sem problemas. Tô usando o WINDOWS 11 24H2. Tinha até vendido a minha ASUS na OLX por 500 conto e tive que cancelar a venda. Vendi em 20 minutos.

• Curtir 2
Postado

@Fel26 comentando aqui para abrir em casa e testar, o meu nv2 esta com o mesmo problema e eu já estava dando fim nele. Até criei outro tópico pedindo recomendações de ssds atuais, vou testar isso antes de mandar ele para a tumba.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Swalls disse:

@Fel26 comentando aqui para abrir em casa e testar, o meu nv2 esta com o mesmo problema e eu já estava dando fim nele. Até criei outro tópico pedindo recomendações de ssds atuais, vou testar isso antes de mandar ele para a tumba.

Então mano, só resolveu um tempo e acredito que foi por coincidência, já que toda vez que desligava da energia funcionava por pelo menos uma semana e retornava o problema....aparentemente parou o problema no SSD e a solução foi até meio que boba rs...até agora está funcionando 100%.Pesquisando muito por problemas parecido encontrei um tópico no reddit, exatamente mesmo problema, o que acontecia....a linha de 3,3v caia repentinamente levando o SSD à "desligar" pela falta de tensão....no meu caso eu apenas desliguei todos os fios da fonte, fiz uma limpeza e religuei tudo, certificando que estava tudo bem conectado e até agora (pouco mais de 1 mês) não deu mais problema.

Segue o link do Vídeo que tinha nesse post do reddit (infelizmente não tenho link da postagem original):

Postado

poxa limpei o meu pc não faz nem uma semana, mas vou "isopropilar" tudo essa coisa, você diz que a limpeza é nos pinos da fonte ou no slot dos pinos? ou no barramento?

Postado
1 minuto atrás, Swalls disse:

poxa limpei o meu pc não faz nem uma semana, mas vou "isopropilar" tudo essa coisa, você diz que a limpeza é nos pinos da fonte ou no slot dos pinos? ou no barramento?

foi apenas uma limpeza basica nos fios da fonte e na própria fonte, com um soprador elétrico....foi nada profundo....e também isolei tudo que tinha de fio (tinha alguns cabos sata da fonte à mostra e fio de controlador de argb que estavam mal isolados), ou era algum curto nesses fios ou estava apenas mal encaixado mesmo os fios na fonte.....tomara que tenha sido isso e não torne à acontecer novamente o problema, meses quebrando a cabeça com isso kkkk

• Membro VIP
Postado

Outro método que costuma fazer efeito para mau contato nos fios da fonte é retirar e colocar os terminais algumas vezes, o próprio atrito costuma "limpar" a parte que estaria com mau contato devido à alguma oxidação.

Deve-se tomar cuidado em não torcer a placa-mãe para não romper alguma trilha e no caso de fios velhos e ressecados também deve-se tomar cuidado em não forçar os fios de modo que se rompam internamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...