Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou postando na seção de Overclocking sem bem ter certeza de que se encaixa, mas acredito que aqui se encontram entendidos neste assunto similar, então vamos lá.

Minhas especificações: 

Placa-mãe: M5A78L-M PLUS/USB3

Placa de vídeo: NVIDIA GTX 1650

Processador: AMD FX 8350

PSU: Corsair CX550 550W 

16 GB RAM HYPERX 1600 MHz (2x 8GB)

Acredito que com a força de minha placa de vídeo atual, minha máquina pode entregar mais do que vem entregando, mesmo com o CPU ultrapassado e sua placa-mãe bem básica.

Li que essa placa-mãe não suporta overclocking (por isso o receio de postar neste espaço), mas li em um tópico neste mesmo fórum que eu poderia configurar a BIOS para que o CPU funcione em "modo turbo".

No link anexado vocês podem ver que o membro "zopek" fala sobre como fazê-lo, mas de maneira bem por cima, e além do mais a CPU tratada é uma FX-6300, que não é exatamente a que eu tenho.

Mesmo assim ainda segui algum dos passos que julguei menos 'arriscados': Desativei o "Cool 'n Quiet", o "AMD Turbo Core" e o C6S, e já notei uma melhora na performance.

A melhora que tive me deu esperança de ter uma performance ainda melhor seguindo um passo a passo de como ativar o tal "modo turbo", sem bem entrar em uma área arriscada.

Finalizo dizendo que tenho um bom cooler e não enfrento os infames problemas de aquecimento da série FX desde que o instalei. Não tenho suas especificações, mas se necessário for, eu as busco.

Apreciaria mesmo ajuda, pois estarei usando esta máquina enquanto sigo poupando para o salto para o DDR4. Agradeço de antemão.

Postado

Eu não recomendaria fazer overclock ou algo que faça ele consumir mais energia (TDP) nesse seu CPU,  principalmente se este for seu único PC, a sua PM é muito básica só tem conector de 4 pinos e VRM básico, em stock já dever ser o limite para rodar um FX 8350, embora você possa reduzir a temperatura do CPU os VRM da PM irão aquecer demasiado.

Postado

Um update: fui seguir os mesmos procedimentos que esse jovem aqui https://www.youtube.com/watch?v=q1Ec-HHwq9M e... o computador deu tela azul assim que abri o GTA V.

Abaixei de 4.2 para 4.1 e não tive mais problemas. Mas também só joguei um pouco antes de dormir, e nada que fosse tão exigente. O GTA V estava funcionando muito bem até então, abri para testar e não tiveram muitos drops de FPS.

Caso queiram me contraindicar os valores configurados no vídeo, me alertar de riscos ou indicar outros possíveis aprimoramentos, estou completamente aberto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...