Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HTML Integração HTML/XML sem servidor web


Ir à solução Resolvido por gandalfnho,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Tenho uma aplicação Delphi em que um dos relatórios é externo à mesma, trata-se de um documento word cuja origem de dados é um arquivo csv gerado pelo programa em si (mesclagem de dados). Como estou tendo problemas devido a algumas máquinas só terem o LibreOffice (está sempre desconfigurando a conexão) tinha pensado em converter o relatório para HTML usando um XML como origem dos dados, o xml sei como fazer, mas gostaria de saber se é possível fazer a união html/xml client-side, ou seja, numa máquina local, sem servidor web.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@gandalfnho Oi! 

 

Pelo que entendi, você consegue criar o XML certo?  Você pode usar o xml como base de dados, e usar o javascript para ler o arquivo e montar em tela pelo HTML.  Seria esta a integração que você está se referindo, sem usar um servidor web(php por exemplo). 

 

Neste vídeo aqui, ele explica muito bem como fazer isso, usando a biblioteca jQuery que é um framework que facilita demais esse tipo de coisa.  Acredito que as informações desse vídeo podem ser bastante úteis para você implementar a solução que você busca.

 

Lendo um arquivo XML em JS (youtube)

 

PS: ele menciona no vídeo que vai precisar do servidor para testar, mas isso trata-se do "servidor local" ou seja, sua própria máquina rodando em localhost.  Você pode rodar isso localmente.. ou até mesmo criar um servidor local na sua máquina usando um programa como por exemplo easyphp, xampp, wampserver.. e etc.. 

Mas basicamente, se você tiver os arquivos no pc, e abrir o arquivo html contendo o código jquery ele já vai rodar certinho.  👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@gandalfnho Então basta baixar o arquivo jQuery mais recente do site, incorporar no documento HTML. E então seguir os passos de código do vídeo que eu postei mais acima.

 Você coloca o HTML e o arquivo XML na mesma pasta e aí abre o arquivo HTML..  que vai funcionar diretamente no navegador ou, se você souber fazer a integração do HTML no Delphi de modo que ele seja interpretado, tanto as tags quanto o javascript...    O  javascript age no lado do cliente, sem necessidade do o servidor web.

 

Geralmente a gente usa um servidor web local só para fins de teste. Se você não está rodando uma aplicação que exige um( php por exemplo),  não há necessidade de instalar ou usar.  

No vídeo que eu postei mais acima, foi o jeito mais prático e simples de ler um arquivo XML com javascript.   Isso porque o jQuery, é uma biblioteca javascript poderosa, que possui funções que facilitam demais com poucas linhas de código. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
  • Solução

Consegui implementar algo, mas por questão de tempo e como era um único arquivo com um registro por vez, acabei optando por algo diferente e armazenei o código html num componente com propriedade TStrings e usei StringReplace para substituir os campos alteráveis e depois criar o arquivo do jeito que eu queria. Mas valeu a dica mesmo assim, pretendo estudar caso precise de algo mais complexo no futuro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!