Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Analise de GPU e setup de trabalho para edição de Vídeo e Animação/Jogos


Posts recomendados

Boa noite pessoal, queria ajuda de vocês no seguinte. Estou montando um PC de uns 5K para trabalho prioritáriamente e depois jogos. Meu trabalho consiste em editar vídeos 4k ou mais pesados, e também em animacões no after e estou pensando em começar com modelagem 3D. Sei que é um objetivo ambicioso, mas vamos lá.

 

Estou pensando no seguinte setup:

Ryzen 9 5900x (China)

aorus b550m elite ou uma Tuf 

RTX 3060Ti

Fonte (Não sei ainda)

32 GB de Ram (ainda não sei)

SSD M.2 (Ainda sem um em mente)

O gabinete vai barato e com boa fluxo de ar.

 

 

Acho que deve passar um pouco de 5k, mas a ideia é ter um PC que seja possível fazer upgrade da placa de vídeo e alguns outros componentes, mas que já dê para trabalhar nele.

 

Fique a vontade para sugerir tudo diferente do que foi selecionado, mas lembrando que é voltado para trabalho e não para ter um super desempenho em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A configuração está ótima, mas se você busca melhor desempenho em programas de modelagem 3D, por exemplo, seria melhor uma placa de vídeo AMD.

 

Isso pois as placas AMD possuem maior "desempenho bruto" do que as NVIDIA, que são compensadas com drivers mais otimizados.

 

A placa de vídeo AMD equivalente à RTX 3060 Ti hoje seria a RX 6700 XT. Elas são muito parelhas, mas a RX 6700 XT é mais "future proof" por ter 12 GB de VRAM.

 

Não sei quanto pretende gastar em SSD, mas há o Kingston de 1 TB por R$ 309,99. É suficiente para instalar o SO, todos os programas (e seus módulos), vídeos e jogos.

 

Fonte há a MSi MAG A650BN como excelente custo-benefício, embora tenho notado o preço dela subindo conforme o tempo passa.

 

Você também precisa cogitar a aquisição de um CPU cooler. Quanto a isso, não sei qual seria a solução mais apropriada para o processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Razzee disse:

A configuração está ótima, mas se você busca melhor desempenho em programas de modelagem 3D, por exemplo, seria melhor uma placa de vídeo AMD.

 

Isso pois as placas AMD possuem maior "desempenho bruto" do que as NVIDIA, que são compensadas com drivers mais otimizados.

 

A placa de vídeo AMD equivalente à RTX 3060 Ti hoje seria a RX 6700 XT. Elas são muito parelhas, mas a RX 6700 XT é mais "future proof" por ter 12 GB de VRAM.

 

Não sei quanto pretende gastar em SSD, mas há o Kingston de 1 TB por R$ 309,99. É suficiente para instalar o SO, todos os programas (e seus módulos), vídeos e jogos.

 

Fonte há a MSi MAG A650BN como excelente custo-benefício, embora tenho notado o preço dela subindo conforme o tempo passa.

 

Você também precisa cogitar a aquisição de um CPU cooler. Quanto a isso, não sei qual seria a solução mais apropriada para o processador.

 

Muito obrigado pela resposta!

Em relação a placa de vídeo da AMD, sabe me dizer se perco desempenho em outros programas de edição de vídeo e animação? Até porque não sei se vou seguir nesse caminho do 3D.

O SSD eu devo pegar um mais caro, não sei se esse dura muito colocando e tirando arquivos muito grandes com frequência. 

 

Estava de olho nessa fonte, mas fiquei na dúvida se ela iria ser suficiente, ainda mais se eu colcoar uma RTX 3070 ou alguma equivalente a ela da AMD no futuro. Estava pensando em pegar um Water Cooler, para meu tipo de uso deve ser a melhor opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte é suficiente, mas você pode investir numa melhor, se quiser, como uma fonte com selo 80 Plus Gold. Exemplo: XPG Core Reactor 650W.

 

image.png.40a01f6062fd063574f8cb3ab1cc783a.png

 

Sobre placa de vídeo para renderizar vídeos, o cenário pende a favor da NVIDIA. O vídeo feito pelo Adrenaline representa bem essa diferença de desempenho.

 

Isso ocorre pois a NVIDIA oferece o encoder NVENC, que faz uso de um chip presente na placa para codificação de vídeos, e é mais eficiente do que o AMD VCE.

 

Se você pretende fazer edição de vídeo com frequência, ou gravar jogos e transmitir ao vivo, a NVIDIA é uma escolha melhor.

 

Só para jogar e editar em 3D, a AMD seria uma escolha melhor a longo prazo, por conta do desempenho bruto e 4 GB de VRAM a mais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Razzee disse:

A fonte é suficiente, mas você pode investir numa melhor, se quiser, como uma fonte com selo 80 Plus Gold. Exemplo: XPG Core Reactor 650W.

Talvez eu inicie com essa mais barata, e depois eu vejo até uma mais parruda!
 

 

16 minutos atrás, Razzee disse:

Sobre placa de vídeo para renderizar vídeos, o cenário pende a favor da NVIDIA. O vídeo feito pelo Adrenaline representa bem essa diferença de desempenho.

Eu tinha visto isso em algum vídeo, mas que bom que confirmei! 

 

58 minutos atrás, Marcello Calazans disse:

O gabinete vai barato e com boa fluxo de ar.

@RazzeeVocê tem alguma indicação de gabinete? Me importo mais em ser barato e com um bom fluxo de ar que ser bonito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!