Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, estou com uma gamebox para consertar, e pelos vídeos que vi na net provavelmente é este componente em questão que está com defeito.

Parece ser um regulador mesmo, mas a unica coisa escrita nele é TAConA

o encapsulamento é daqueles bem pequenos SOT23-5

Na silkscrenn da placa não tem informação alguma.

o modelo da gamebox é MXQ PRO 8K (embora irrelevante pois vi outras com mesmo nome mas placa diferente dentro.

O componente fica bem próximo a entrada da fonte.

Algum link de compra ou componente equivalente? ou datasheet para eu simular a tensão dele através de uma gambiarra?

1JPG>4kTXT (estou sem possibilidade fácil de fotos neste momento)

Obrigado.

• Membro VIP
Postado
16 horas atrás, Blumer Celta disse:

link de compra ou componente equivalente? ou datasheet para eu simular a tensão dele através de uma gambiarra?

Coloca um resistor de 1k no lugar 🤪 ..(. você quem começou 😅 )

16 horas atrás, Blumer Celta disse:

sem possibilidade fácil de fotos neste momento

aguardo😁

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, .if disse:

Coloca um resistor de 1K no lugar 🤪

Você diz em série? Para medir a queda de tensão e dar algum tempo para outros olhares com a placa energizada?

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Cara que bom que perguntou,,, Dei apenas uma zoadinha básica e, no meu ver, inofensiva nele. Basicamente um resistor de 1k está  presente em virtualmente qualquer circuito genérico. Pois ele queria a solução de seu problema apenas com aquela pífia descrição 😁... de novo... sem ofensas, hein caro autor?

Agora com um pouco mais de seriedade... de fato se ele for um regulador de tensão, ... 'agora há pouco' consertei um aparelho dado como perdido. Era um regulador chaveado de 5 pra 3v. Coloquei 2 diodos em série e o 5 virou 3. Acho que já relatei isso há algumas semanas... Algum problema em relatar de novo? 🤪

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

A questão do diodo se baseia na historieta que contei. Também foi um uso intensivo da minha já embaçada bola de cristal supondo com algum grau de (in)certeza que se trata de um regulador de tensão. De fato o diodo não 'faz curto' não. Cada um perde 0.7V assim sendo 5-1.4=3V6 ... a suposta tensão necessária pro circuito seguinte... No meu (meu) caso foi 🙂

Já o 1K.. fala sério... que tal então 2K.?.. KK 😁.... xá pra lá ... msg subliminar idiot@ apenas

• Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, .if disse:

Já o 1K.. fala sério... que tal então 2K.?.. KK 😁.... xá pra lá ... msg subliminar idiot@ apenas

No caso de superfície do resistor, de fato não calculei.

18 minutos atrás, .if disse:

De fato o diodo não 'faz curto' não. Cada um perde 0.7V assim sendo 5-1.4=3V6 ...

Corrente passa praticamente livre, depois da impedância inicial. Ou não? Quero dizer, se você liga apenas diodos, nos pólos de uma fonte.

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

No caso de superfície do resistor, de fato não calculei.

(me enrosquei na minha própria teia 😁). Vamos esquecer o resistor, combinado?

12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Corrente passa praticamente livre, depois da impedância inicial. Ou não? Quero dizer, se você liga apenas diodos, nos pólos de uma fonte.

Há um pouco de confusão acima. Ocorre justamente o contrário.

A ideia do diodo é que ele cria um 'vácuo' de 0.7V ou seja tensão abaixo disso inexiste pra ele. Ou seja não há corrente abaixo disso. Apenas quando atinge 0.7 é que ele libera a passagem da corrente ou dos elétrons. (se disser que já sabia disso tem algo perturbador no ar). Eu (eu) uso esta física dele pra subtrair 0.7V de cada apenas em circuitos especiais que eu (eu) acho que deve atender as minhas (minhas) expectativas e com a segurança de conhecimentos empíricos. De fato isso não é usual.

• Obrigado 1
Postado

Obrigado pelas dicas pessoal.

Em 13/05/2023 às 08:27, alexandre.mbm disse:

Você diz em série? Para medir a queda de tensão e dar algum tempo para outros olhares com a placa energizada?

Além de meus conhecimentos atuais... estou indo meio por vídeos que segui na net... como não tenho conhecimento adequado para tal, e nem equipamentos adequados... vou meio na intuição.

O componente citado esquenta muito ao ligar o aparelho. (parece ter os terminais em curto ao testar com o multimetro). Sei que pode ser outra coisa que está ocorrendo e fazendo ele esquentar, mas como não sei identificar, pensei em trocar este e ver se resolve. Mandar para um técnico de verdade, não vale a pena financeiramente.

O casamento de diodos ou gambiarra usando outro regulador eu conhecia, mas o problema é que não sei nem o pinout deste componente.

Postei mais na esperança de alguém já ter se deparado com tal componente de dar uma dica de: se é memo um regulador ou se tem um datasheet para estudo etc.

Em 13/05/2023 às 08:18, .if disse:

aguardo😁

Foto anexa, embora não sei se ajuda muito. O dito cujo é o circulado de amarelo (está com a solda feia pois já andei mexendo nele (mas com a troca vou arrumar a solda). Tentei tirar foto do componente em si, mas nem com lupa de joalheiro ela fica boa.

Em 13/05/2023 às 08:36, .if disse:

pífia descrição

Desculpe, tentei tudo que sabia do aparelho, enfim não tem muito a acrescentar, mas:

é uma gamebox xingling (mesma caixinha das TVs, mas usada para games).

A entrada dela é 5v (então o regulador, se ele for um deve baixar para menos do que isso)

Em 13/05/2023 às 08:18, .if disse:

ou datasheet para eu simular a tensão dele através de uma gambiarra?

O que eu pretendia, caso não encontre o componente para venda (acho que não acharei), era recriá-lo de alguma forma (como o caso dos diodos que citou), mas para isso precisava saber mais dele.

Obrigado pelo ajuda pessoal.

gamebox.jpg

• Membro VIP
Postado

Boa. Caso ele estivesse cá comigo, veja o que eu faria:

-medir se a entrada da fonte vai até ele... parece que vai prum sot23 que pode ser um diodo

-medir se o K deste diodo vai até ele.

-removê-lo caso 100% certeza de problemático

-medir se algum pino "de saída" vai como vcc de algum ci semiconhecido.

-este pino vai também em capacitores de desacoplamento -- smd marrons

-colocar uns 3 diodos entre a entrada e este capacitor supostamente a saída +3V3

-alimentar com uma fonte de bancada 3V3

-tocar algumas peças tipo capacitor smd marrom pra ver se está esquentando. Se for outra tipo ci, já era.

-Aumente a fonte gradualmente até 5V, claro pra ver se mantém os 3V3 no catodo do diodo. Sempre usando tato como instrumento de medição.

-conecte na tv pra ver que merdadá...

-etc...

• Obrigado 1
Postado
15 minutos atrás, .if disse:

Boa. Caso ele estivesse cá comigo, veja o que eu faria:

-medir se a entrada da fonte vai até ele... parece que vai prum sot23 que pode ser um diodo

-medir se o K deste diodo vai até ele.

-removê-lo caso 100% certeza de problemático

-medir se algum pino "de saída" vai como vcc de algum ci semiconhecido.

-este pino vai também em capacitores de desacoplamento -- smd marrons

-colocar uns 3 diodos entre a entrada e este capacitor supostamente a saída +3V3

-alimentar com uma fonte de bancada 3V3

-tocar algumas peças tipo capacitor smd marrom pra ver se está esquentando. Se for outra tipo ci, já era.

-Aumente a fonte gradualmente até 5V, claro pra ver se mantém os 3V3 no catodo do diodo. Sempre usando tato como instrumento de medição.

-conecte na tv pra ver que merdadá...

-etc...

Muito obrigado pelas dicas. Vou tentar executa-las para ver se chego a algum lugar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...