Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um water cooler da rise para minha placa-mãe, mas não tem entrada de 4 pinos para 12v, vi que precisaria compra uma controladora, mas não sei qual comprar

• Moderador
Postado
1 hora atrás, Souza Pedro disse:

Comprei um water cooler da rise para minha placa-mãe, mas não tem entrada de 4 pinos para 12v, vi que precisaria compra uma controladora, mas não sei qual comprar

Vamos por partes, um water cooler não é "para a placa-mãe", é para o processador e a conexão da bomba do WC deve ser feita no CPU_Fan (no seu caso já que não há a conexão Sys_Fan_Pump) ou poderia ligar o cabo da bomba direto na fonte via Molex.

A(s) ventoinha(s) de radiador de WC são conectadas em qualquer conexão Sys_fan da placa-mãe, acredito que esse modelo seu (ASUS Prime H410M-E) há apenas uma conexão desse tipo e nesse caso, você precisaria utilizar um splitter, isso caso o WC possua mais de uma ventoinha no radiador (sendo o caso de WC 240mm, 280mm ou 360mm).

Espero ter ajudado,

Abraço!

• Moderador
  • Solução
Postado

mas não sei qual comprar

Acabei esquecendo de indicar a cabo splitter, recomendo esse Cabo Splitter PWM Gelid Solutions Para 4 Fans 4 Pinos.

"Este cabo adaptador permite a conexão simultânea de até cinco 4 fans de 3 ou 4 pinos com controle de velocidade geral (PWM). Utilizando apenas 1 conector molex (4 pinos) da sua fonte de alimentação e uma conector 4 pinos da sua placa-mãe."

OBS: Peço desculpas à moderação pelo post subsequente no tópico, mas não consegui mais editar o post acima.  

Abraço!

• Amei 1
Postado
14 minutos atrás, Souza Pedro disse:

@guilherme_dr mas o problema seria o RGB das fã, o modelo do WC Water Cooler Rise Mode Gamer Black, RGB | KaBuM!, que necessitaria conectar na porta de 12v de 4 pinos, mas como disse anteriormente, não tem essa 
e eu poderia conectar a cpu_fan na Cha_fan também?

Não, não pode ligar o cabo do RGB (4 pinos, 12 volts) dos fans na sua placa-mãe (ASUS Prime) H410M-E, ela não tem conector para LED, só dois conectores para alimentação dos fans (ventoinhas):

• 1 x conector(es) de ventoinha do processador
  • 1 x conector(es) de ventoinha do chassi

Então se quer ver o "fru fru rainbow" precisa comprar uma controladora RGB  - conector 4 pinos, 12 volts (tipo obsoleto), não confunda com controladora ARGB - que é conector 3 pinos com falha, 5 volts); para LEDs endereçáveis.

BTW - Você não precisa do cabo splitter PWM sugerido acima para ligar as ventoinhas, no kit do WC já vem cabo splitter.

water-cooler-rise-mode-gamer-black-rgb-2

• Moderador
Postado

@guilherme_dr mas o problema seria o RGB das fã, o modelo do WC Water Cooler Rise Mode Gamer Black, RGB | KaBuM!, que necessitaria conectar na porta de 12v de 4 pinos, mas como disse anteriormente, não tem essa 
e eu poderia conectar a cpu_fan na Cha_fan também?

Ah, interpretei a sua dúvida de forma errada então..

Nesse caso, como já dito pelo @1lokos, será necessário utilizar uma controladora RGB.

51 minutos atrás, 1lokos disse:

BTW - Você não precisa do cabo splitter PWM sugerido acima para ligar as ventoinhas, no kit do WC já vem cabo splitter.

Peço desculpas pela indicação do cabo splitter,  não sabia que o WC acompanhava um já.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!