Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo com barulho


Posts recomendados

Estou com uma Rx 580 Sheli 51risc há menos de um mês. Ontem após minha namorada ficar jogando por um tempo, eu percebi um barulho constante, que só aparecia quando eu abria algum jogo. E quanto mais pesado o jogo mais barulhento ficava. gravei um vídeo, repare que há o barulho do cooler e outro barulho como se fosse um ruído vindo da placa 

 

vídeo: 

 

 

após isso, fiquei um tempo sem ligar, achei que era porque usei ele por muito tempo, no dia seguinte o barulho evoluiu para algo semlhante á um estalo estalo

 

vídeo: https://youtu.be/ibKYk78PHZg 

 

o que pode ser? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode ser que o cooler perdeu a lubrificação ou acumulou pó e passa a vibrar, ai a caixa em volta funciona como uma caixa de som amplificando o ruído.

Na parte do estalo, o som é bem parecido com o estalo de motores de carro que estão quentes.

Imagino que o calor possa estar provocando uma dilatação nos eixos dos coolers.

Tudo isto é pura especulação.

Já verificou as conexões? Tipo remover a placa e recolocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Acho que a parte do estalo poderia ter sido um fio que tava próximo dele, hoje tirei a placa e recoloquei, achei melhor desconectar as entradas do USB e áudio do gabinete que tava na placa-mãe já que eu n usava e ficava próximo a placa de vídeo. No fim não adiantou em nada e o ruído continuou. Não é poeira verifiquei, e também o produto chegou faz pouco tempo. Também não é fio. 

 

Acho que o problema deve estar na fans, pois baixei e instalei um programa e mostra a seguinte informação 

 

Pausei o jogo e ficou assim

Gpu: 44c° 0% 300mhz (sem ruído)

 

Continuei o jogo e imediatamente ficou assim

Gpu: 51c° 100$ 1110mhz (ruído continua) 

@Pincipi amanhã vou ver se consigo lubrificar as fans, o problema que olhei a parte de cima da placa de vídeo é notei que não tem nenhum parafuso, pode ser que só consigo ter acesso aos fans se for na parte abaixo... isso afetaria a garantia? E mais uma coisa, teria algum tutorial que ensine a fazer a lubrificação dessa placa de vídeo ou uma semelhante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem vindo ao sombrio mundo das placas de vídeo onde "la garantia soi jo" se junta a reciclagem de componentes usados vendidos como novos misturado com a qualidade de thermal pads e pastas témicas, curva de fan, undervolt, configuração de drivers e aquecimento.

Basicamente primeiro tem que pesquisar para ver se sua placa é falsa, reciclada total ou parcial ou se é autêntica e nova mesmo e ai estabelecido com o que está lidando ir testando as diversas soluções propostas na internet e principalmente começar entender toda a interação entre estes componentes e o modo como são utilizados.

Confesso que isso é um assunto fora de minha compreensão e que muitas das soluções propostas só serem para casos específicos e podem não servir para o seu caso.

Tipo assim, no momento estamos achando que pode ser algo na lubrificação dos Fans enquanto que na realidade pode ser algo na configuração do jogo que está provocando aquecimento e forçando as Fans.

onde comprou a placa? E qual é a garantia oferecida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi pelo que vi essa rx 580 é uma 560 ou 570... Os componentes são reformulados mas o chip é original. Acho que o n deve ser um jogo especifico qualquer jogo minimamente pesado faz esse ruído acontecer. Perguntei ao vendedor e ele disse que eu posso lubrificar a placa sem perder a garantia. Eu comprei essa placa na China, aliexpress, aqui o link:
https://a.aliexpress.com/_mOb7ONQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O primeiro passo foi dado, agora você já tem uma ideia com o que está lidando e é importante entender que na prática você não tem garantia porque o valor do envio dela daqui do Brasil para a China custa mais da metade do valor da placa.

A próxima etapa é identificar o que a placa realmente é, nominalmente foi vendida como 580 e na realidade é 560 ou 570, saber disto é importante para poder lidar com os drivers adequados.

Seguindo com a identificação, vem a parte de análise do material, onde se verifica o estado dos componentes, aqui é uma grande ilusão achar que a placa que foi vendida como nova seja realmente nova, a verdade real é que estas placas são utilizadas em outras atividades como mineração e depois passam por alguma espécie de reciclagem onde são trocados ou não componentes por novos ou por usados.

Para se fazer esta análise tem que soltar os parafusos abrindo a peça e olhando tudo, inclusive a situação da pasta térmica e também a situação e espessura dos thermal pads que podem estar aparentemente novos mas, não estarem desempenhando o seu papel corretamente.

Já na parte dos Fans, tem que tomar um cuidado mais especial para não empenar ou quebrar as aletas, aqui existem muitas opiniões e técnicas diferentes porque cada caso é um caso e nem sempre se consegue acessar o eixo para se ver se desgastou ou não e não é todo mundo que tem uma fonte para testar a rotação dele e conseguir diagnosticar com precisão se o ventilador está condenado ou não.

Uma coisa é certa, se não tiver rolamentos é de se considerar normal que tenha barulho.

Finalmente com toda a parte de hardware definida e pronta para uso vem a parte da instalação e configuração básica com os drivers do fabricante, nem sempre eles funcionam corretamente e ai tem que ir testando outras alternativas para então entrar na parte de configuração do jogo, assunto que eu mal consigo entender.

Ainda bem que existe bastante material na internet para se estudar e obter resultados e quem sabe alguém aqui do CDH consiga lhe dar uma orientação bem melhor nesta empreitada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi entendi... eu quero ver se consigo lubrificar as fans pra ver se resolve, aparetemente o problema está na fans certo? Tipo, quando despausei o jogo e ele passou de 300mhz para 1110 MHz, MHz é a velocidade das fans certo? 

 mais uma coisa, o erro aparenta ser grave? Estou usando o computador apenas para estudar, pois, esse barulho aparece sempre quando estou jogando. Será que isso é necessario? Eu posso jogar pelo menos uma semana (que é o tempo que o wd 40 chega aqui) sem danificar o pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muita calma neste momento, ainda não tem como determinar se as fans estão normais ou não, existe a possibilidade das fans fazerem o barulho normalmente por conta da forma que estão sendo utilizadas, pois o projeto delas é para uma determinada velocidade e o jogo impõe uma velocidade maior, bem como, também existe a possibilidade das fans estarem trabalhando a seco, neste caso, pelo experiência que tenho precisa de pelo menos um mês de funcionamento continuo a seco na velocidade máxima para se danificar os eixos e começar a ficar balançando, oscilando ou vibrando.

Se a causa for no jogo suas Fans ainda estão em segurança mas, se elas já vieram de mineração, é bem provável que estejam desgastadas.

Quanto a usar o WD40, caramba! Espero que saiba o que está fazendo, a finalidade dele é desengripar parafusos e já vi pessoas usarem ele para destravar o eixo ou rolamento que empenou e travou com a graxa seca ou com resíduos, apenas o tempo suficiente para se chegar um cooler novo. Depois tem a questão do cheiro e uma leve possibilidade dele entrar em combustão com a alta temperatura da placa, isso é um assunto com muitas opiniões divergentes.

A lubrificação a que me refiro seria a específica para o caso do eixo do cooler, existem muitas indicações na internet sobre isso, eu particularmente uso molycote numa ponta de agulha, faço isso a anos sem problemas, acreditando que assim consigo reduzir o atrito porém, sem nenhuma base científica que corrobore minha opinião.

A maioria usa vaselina, graxa ou óleo. Geralmente quando dá limpam bem removendo tudo o excesso e as partes incrustadas, depois lubrificam e remontam, se colocar muito corre o risco do material se espalhar e borrifar em volta.

Dê uma pesquisada antes sobres as diversas soluções de lubrificação dos eixos das ventoinhas.

37 minutos atrás, Carlos239 disse:

300mhz para 1110 MHz, MHz é a velocidade das fans certo? 

Eu não sei ao certo mas, imagino que a velocidade das fans seja medida em RPM, rotações por minuto e o MHz sejam referente ao consumo ou frequência  das memórias e talvez tenha a lógica de mais MHz, mais calor e mais velocidade dos fans para esfriar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi @Pincipi Sobre a possibilidade de está normal, tipo, ele estava funcionando normalmente, minha namorada começou a jogar minecraft com sombras, e mais alguns jogos por algumas horas. E então percebi o barulho, seria possível isso ser normal? Começar um barulho que especifico do nada? 

Sobre a mineração, tenho quase certeza que é placa de mineração, vi algo inclusive no anúncio dela na china.

Sobre o wd40, posso substituir por um oleo singer? Ele é de máquina, mas já vi pessoas no YT usando ele para a mesma finalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O começo do barulho tem vários motivos, o mais lógico seria se pensar que após algum tempo de utilização, alguns fatores podem ter ocorrido, no lado do hardware a pasta térmica pode ter perdido rapidamente a eficiência e/ou a lubrificação dos ventiladores também, geralmente pelo calor excessivo, na parte do software pode ser que a máquina passou a usar mais memória que o normal e está forçando a placa.

Ainda tem a possibilidade do barulho ser algo normal e característico da própria placa. Isso é um assunto a ser estudado e investigado.

O óleo Singer é bom por um curto período de tempo, a finalidade dele é penetrar em partes pequenas, por isso é fino, foi desenvolvido para máquina de costura e é perfeito para as engrenagens delas, no caso do fan a rotação e o calor são constantes, neste caso o óleo fino tende a ser expulso para fora do eixo após algum tempo de utilização, ao contrário de outros materiais mais grossos que se prendem ao metal formando películas de lubrificação que duram mais tempo entretanto, cada caso é um caso, tem fans de eixo e outros de rolamentos, veja se no seu tem algo escrito nele.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Eu fiz um teste de estresse com o TechPowerUp GPU-z, gostaria de saber se tem algum sentido minha conclusão. Em "sensors" tem uma aba onde diz a porcentagem dos fans, o quanto estão sendo usados. Quando eu fiz o teste de estresse, o máximo que ele ficou foi 44%, enquanto o teste rolava, o barulho na placa estava presente, quando finalizei o teste, a porcentagem das fans demoraram a cair pra zero, e ai vem o problema, pois quando finalizei o teste, de imediato a placa de vídeo parou de fazer barulho, enquanto as fans ainda estavam rodando na mesma velocidade que estava no teste. Se fosse as fans, o barulho deveria continuar enquanto a porcentagem caia... Faz algum sentido isso? devo descartar de ser as fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A principio a conclusão lógica mais plausível neste caso é que os fans estão boas, ou melhor, estão trabalhando normal dentro de sua faixa de expectativa e que é o programa ou a forma como o programa utiliza as fans que provoca o barulho.

Mas, ainda assim eu tenho uma convicção pessoal de primeiro checar as condições do hardware, ter a certeza que os eixos estão bem lubrificados e ai sim, se o barulho persistir tenho 100% de certeza de que é o software.

Ainda seguindo a lógica, as placas de vídeo reformadas demoram bastante tempo para começarem a dar barulho ou algum outro defeito e assim pensando, chegou a hora de considerar que o hardware está bom e começar a trabalhar no software e nesta parte eu não tenho noção do que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu conheço o Car80 em spray, ele é excelente para limpar o TBI de motor de carro sem precisar desmontar, a fórmula dele foi desenvolvida para ser descarbonizante e eu já usei também para limpar carburadores sem um bom resultado, fora do automotivo usei em fogão de cozinha e algumas partes incrustadas se soltaram.

Na área de informática eu usei em rolamentos de fusor de impressora com sucesso em destravar, sendo que este rolamento trabalha em altas temperaturas e com desengripantes eu não tinha conseguido destravar, a graxa dele tinha empedrado.

Ainda não usei em ventoinhas e imagino que o resultado seja semelhante ao WD40, deve funcionar ali na hora e depois com o tempo vai evaporando e perde a função de lubrificação, se bem que a fórmula dele não é voltada a lubrificar e sim para desincrustar, descarbonizar e limpar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Poderia me recomendar algum fora o molycote? moro no interior e achar isso é quase impossível, então terei que comprar na internet... Vai demorar mais ou menos uma ou duas semanas para chegar aqui, estou jogando alguns jogos pesados e outros leves, n tem problema jogar por algumas semanas enqaunto chega né 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Recomendação:

Parece que atualmente a melhor opção de compra é o CorrosionX, que praticamente é um óleo 90, intermediário entre a graxa e o óleo de carro.

Se na sua cidade tiver algum lugar que faz troca de óleo, peça na cortesia uma embalagem usada de óleo, o mais grosso que tiverem, o restinho de óleo que fica dentro deve durar uma vida inteira pois vai usar menos de uma gota em cada fan, molhe a ponta de uma chave de fenda pequena ou até mesmo uma agulha grossa e encoste no eixo, gire um pouco suavemente para espalhar e ponha para funcionar, esta lubrificação dura meses até ter que repetir o processo.

Se tiver alguma embalagem pequena tipo conta gotas ou um colírio usado pode escorrer o óleo da embalagem e guardar ocupando menos espaço.

Tem fan que o eixo é livre e dá para sacar fora e tem outras que tem uma trava, verifique como é a sua, se não der para sacar fora dá para empurrar um pouquinho sem forçar, o suficiente para expor um pouco do eixo e colocar a lubrificação.

Qualquer graxa também serve no lugar do óleo.

O importante é você observar bem como as ventoinhas giram antes e depois da lubrificação.

Quando estão secas giram mais rápido e vibram, o som é mais estridente, o ar passa menos forçado e quando estão lubrificadas, não giram tão rápido, parece que tem um freio e o som é mais abafado, o ar passa mais forçado ou melhor o som do ar passando é maior que o som da vibração.

Se não notar diferença alguma no som é que elas já estavam lubrificadas e não estavam trabalhando a seco.

É muito difícil afirmar se pode ou não continuar a jogar por algumas semanas sem problemas porque não tem como saber da real situação de suas Fans mas, com certeza vai precisar de muito mais tempo de uso continuo para estragar elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi No caso, fan e veitoinhas são diferente? No vídeo eu me referir o cooler, que quando eu uso 100% do cooler ou ventilador das placas, o ruido n aparece, mas com o jogo sim. Então a solução é eu fazer esse curva de fan? Mas como exatamente isso vai solucionar o problema, se eu usando 100% do cooler, n faz barulho, mas se abrir um jogo que usa normalmente 60% e o barulho aparece, como que eu vou fazer essa curva de fan e vai resolver? Estou um pouco confuso, vou continuar pesquisando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 18/05/2023 às 03:40, Pincipi disse:

Bem vindo ao sombrio mundo das placas de vídeo onde "la garantia soi jo" se junta a reciclagem de componentes usados vendidos como novos misturado com a qualidade de thermal pads e pastas témicas, curva de fan, undervolt, configuração de drivers e aquecimento.

No começo é difícil, depois piora mas, quando começa a entender e a aplicar os princípios, um novo mundo se abre a sua frente.

Eu não jogo e por isso não me aventuro neste mundo, mal consigo compreender este lance de mais tensão ou menos tensão numa ou outra situação.

Eu entendo que Fan, cooler, ventoinha e ventilador são tudo a mesma coisa e só muda a tecnologia empregada neles e o local de instalação.

Quando se referir a algum destes ventiladores mencione o local de instalação ou funcionamento:

Cooler da fonte:

Cooler do processador

Cooler do gabinete (central, lateral, inferior ou superior)

Cooler da placa de vídeo

Cooler do HDD

Assim as outras pessoas vão saber de qual deles está falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!