Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

estou para trocar de gabinete e estou pensando em arrumar novas fans... alguém conhece boas para recomendar? mudam muito? não ligo para barulho.
atualmente uso 5 dessas https://www.lognetinfo.com.br/produto?idProduto=cooler-para-gabinete-gamer-vinik-12cm-vx-gaming-v.ring-anel-de-led-branco-vringw-preto-32274
que tem um alto air flow (pelo meu conhecimento é basicamente a unica coisa que importa)
vale a pena pegar de 140mm?(meu novo gabinete cabe) 
o quanto vale a pena investir em fans mais caros? ou é so "marca"?

Postado
44 minutos atrás, Felipe Lundgren disse:

o quanto vale a pena investir em fans mais caros? ou é so "marca"?

tem mtos coolers q é so marca mesmo

mas o importante ao se analisar é pressao estática medidos em mmH2o e cfm.. se você quer q o ar circule dentro do gabinete, um bom cooler é essencial

coolers com baixa pressao estática as vezes possuem um cfm alto mas é mesmo q nada, pois não tem a capacidade de empurrar o ar seja pra dentro ou fora do gabinete.. por isso o equilibrio desses 2 fatores é essencial

eu mesmo comprei 5 coolers no aliexpress da marca phanteks, modelo m25 de 120mm, paguei em media 60 reais e cada um e não me arrependo.. temperaturas sempre baixas em todos os hardwares, incluindo os SSDs NVMe q tenho, não passam sequer de 43 graus aqui.. placa de vídeo e placa-mãe idem, sempre com temperaturas abaixo de 40 

processador, mesma coisa.. você chega nota um fluxo forte de ar circulando dentro do gabinete.. antes tinha outro conjunto de coolers fracos q não eram estão eficazes, por isso fiz a troca e não me arrependo

Postado
34 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

tem mtos coolers q é so marca mesmo

mas o importante ao se analisar é pressao estática medidos em mmH2o e cfm.. se você quer q o ar circule dentro do gabinete, um bom cooler é essencial

coolers com baixa pressao estática as vezes possuem um cfm alto mas é mesmo q nada, pois não tem a capacidade de empurrar o ar seja pra dentro ou fora do gabinete.. por isso o equilibrio desses 2 fatores é essencial

eu mesmo comprei 5 coolers no aliexpress da marca phanteks, modelo m25 de 120mm, paguei em media 60 reais e cada um e não me arrependo.. temperaturas sempre baixas em todos os hardwares, incluindo os SSDs NVMe q tenho, não passam sequer de 43 graus aqui.. placa de vídeo e placa-mãe idem, sempre com temperaturas abaixo de 40 

processador, mesma coisa.. você chega nota um fluxo forte de ar circulando dentro do gabinete.. antes tinha outro conjunto de coolers fracos q não eram estão eficazes, por isso fiz a troca e não me arrependo

e tem alguns por aqui que voce recomenda?
https://www.pichau.com.br/ventoinha-pichau-feather-p1-RGB-120mm-preto-pg-p1rgb-bk1
esse presta?

e como vejo essa pressao pra saber se é baixa?

Postado
18 minutos atrás, Felipe Lundgren disse:

esse presta?

não da pra saber, esse tem cfm, mas não mostra a pressao estatica.. ai fica difícil saber..

18 minutos atrás, Felipe Lundgren disse:

e como vejo essa pressao pra saber se é baixa?

nas especificacoes do produto.. a pressao estática é medida em mmH2o

exemplo:

2023-05-17_12h47_06.png

https://www.pichau.com.br/ventoinha-scythe-kaze-flex-1500rpm-120mm-preto-kf1225fd15b-p

Postado

@Felipe Lundgren esse mencionado por você já é melhor que os seus atuais , mas eu não ficaria cismado com isso , cooler no gabinete é mais estética do que qualquer outra coisa , gasta uma fortuna pra diminuir 1 a 5 graus na temperatura.. a posição de montagem também influência os superiores devem jogar o ar para fora do gabinete os inferiores devem jogar o ar para dentro , cooler maior 140mm vai influenciar mais no barulho porque giram a menos rpm

O preço de 5 coolers desse você compra um watercooler e isso vai dar muito mais diferença do que 20 coolers desse aí 

Postado

A fan Cooler Master SICKLEFLOW 120 é OK - R$ 49,90 na versão sem LED e R$ 69,90 na versão LED ARGB, tem versões com LED em cor única por preço intermediário.

Características técnicas que deve observar:

• Fan airflow: 62 CFM ± 10%
  • Pressão de ar da ventoinha 2,5 mmH2O ± 10%
  • Nível de ruído da ventoinha 8 - 27 dBA  - até 28dB é considerado um ruído aceitável.
  • Conector RGB ARGB de 3 pinos (significa que pode controlar os efeitos dos LEDs ou deixar desligado se não gostar)
  • Conector de alimentação da ventoinha 4 pinos (PWM)  - significa que controlar a RPM da ventoinha baseada na temperatura do CPU, e consequentemente o ruído.

O CFM é menor que da Pichau Feather P1, mas a pressão foi da Sickleflow informada - 2,5mmH20 um valor bom, fans "top" e caras chegam próximo a 5, ex. Artic P12 MAX tem 4.35mmH20. 

A Aigo AR12 PRO tem bons valores, CFM 74 e pressão 2,2 mas um usuário disse que estas especificações não são reais, colocou as AR12 PRO no lugar da PCYes Nix 2 - CFM 62, pressão 2,5 e a ventilação do gabinete piorou.

A maioria das fans com preço abaixo de R$ 50,00 que tem no mercado só serve para suporte dos LEDs do "frufru rainbow", ou seja de "enfeite".

Esse teste mostra que encher o gabinete de fans pode não fazer diferença, o que pode variar dependo do desenho do gabinete e das fans usadas.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

A fan Cooler Master SICKLEFLOW 120 é OK - R$ 49,90 na versão sem LED e R$ 69,90 na versão LED ARGB, tem versões com LED em cor única por preço intermediário.

Características técnicas que deve observar:

• Fan airflow: 62 CFM ± 10%
  • Pressão de ar da ventoinha 2,5 mmH2O ± 10%
  • Nível de ruído da ventoinha 8 - 27 dBA  - até 28dB é considerado um ruído aceitável.
  • Conector RGB ARGB de 3 pinos (significa que pode controlar os efeitos dos LEDs ou deixar desligado se não gostar)
  • Conector de alimentação da ventoinha 4 pinos (PWM)  - significa que controlar a RPM da ventoinha baseada na temperatura do CPU, e consequentemente o ruído.

O CFM é menor que da Pichau Feather P1, mas a pressão foi da Sickleflow informada - 2,5mmH20 um valor bom, fans "top" e caras chegam próximo a 5, ex. Artic P12 MAX tem 4.35mmH20. 

A Aigo AR12 PRO tem bons valores, CFM 74 e pressão 2,2 mas um usuário disse que estas especificações não são reais, colocou as AR12 PRO no lugar da PCYes Nix 2 - CFM 62, pressão 2,5 e a ventilação do gabinete piorou.

A maioria das fans com preço abaixo de R$ 50,00 que tem no mercado só serve para suporte dos LEDs do "frufru rainbow", ou seja de "enfeite".

Esse teste mostra que encher o gabinete de fans pode não fazer diferença, o que pode variar dependo do desenho do gabinete e das fans usadas.

bem, muita informaçao boa. dei uma pesquisada e curti o stickfloow realmente boas especificações pelo valor e ja é "proximo" de um high end aqui no BR.
comprei esse gabinete:
https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-pegasus-RGB-full-tower-lateral-de-vidro-com-4-fans-cinza-e-preto-pg-pgsu-gr01

pode me ajudar como montar?
ele entra:
3 na frente(120ou140)
3 em cima (que vai so ficar um water cooler 240)
1 atras (120)

2 chassi de (120)
2 em cima da fonte (120)

penso em comprar:
3x 140 para frente
1x para tras
4x chassi/em cima da fonte

(to pensando em comprar o ARCTIC P12 Max  para colocar no water cooler, sera que faz uma diferença??)

Postado

Esse dois em cima do PUS cover (fonte) e na lateral direita vão fazer pouco efeito no airflow, eu deixaria sem.

O fluxo de ar dos fans na lateral direta soprando para dentro vai colidir com o fluxo dos fans da frente, criando turbulência, o que não é bom, o "airflow" ideal é com fluxo laminar.

Essa posição na lateral direita faria sentido para um WC de 240mm, com os fans soprando para fora, assim pegam ar fresco do fluxo criado pelos fans da frente, antes de passarem por itens já aquecidos, como a placa-mãe, placa de vídeo, o que  acontece quando coloca o WC em cima.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, 1lokos disse:

Esse dois em cima do PUS cover (fonte) e na lateral direita vão fazer pouco efeito no airflow, eu deixaria sem.

O fluxo de ar dos fans na lateral direta soprando para dentro vai colidir com o fluxo dos fans da frente, criando turbulência, o que não é bom, o "airflow" ideal é com fluxo laminar.

Essa posição na lateral direita faria sentido para um WC de 240mm, com os fans soprando para fora, assim pegam ar fresco do fluxo criado pelos fans da frente, antes de passarem por itens já aquecidos, como a placa-mãe, placa de vídeo, o que  acontece quando coloca o WC em cima.

e se colocar o water cooler laterial colocaria os em cima da fonte? tenho medo da bomda da fonte ficar mais alta e puxar as bolhas de ar pra ele de deixar na lateral.
então qual cenario perfeito? de colocar e quais fans?

Postado

@Felipe Lundgren cooler na frente sempre jogando o ar para dentro..

Cooler no topo do gabinete sempre colocando o ar para fora

Cooler traseiro na altura do processador sempre puxando o ar para fora

Para modificar os fã de um watercooler você teria que falar qual o modelo dele , water cooler se favorece muito de fã com maior pressão estática 

Não existe isso de bolhas no watercooler se você comprou um watercooler selado nunca vai dar bolha independente da posição que você montar 

Não fique pensando só porque uma fã é de 140mm e a outra de 120 que a de 140 vai ser melhor , não funciona assim fã maior geralmente faz menos barulho

Postado

@Falatuisso das bolhas é meio discutível na comunidade, já vi muito site gringo fazendo testes e rolando diferença nos resultados. (Se não me engano deixar em cima ficou com o melhor resultado (não sei porque... Pois na frente puxa ar frio)

Possuo um watercooler sangue frio 2, tô pensando em colocar 2 fanrtic p12 pro, são compatíveis??

Vale a pena Trocar essas fan do watercooler Pra uma melhor? Alguém já fez os testes pra ver o ganho real? Tem vídeo explicando sobre?

Postado

@Felipe Lundgren em cima fica melhor porque o ar quente tende a subir , e torna a evacuação desse ar mais fácil

Qualquer fã de 120 vai ser compatível com seu water cooler 

Olhei aqui e os fã padrão dele tem 75cfm e 2.15 de pressão tem que colocar algo nesse mesmo valor ou acima 

Mas não faz tanta diferença como você acha que vai fazer,  colocando um superior você pode ganhar 1 ou 2 graus de diferença..  

Você está sofrendo com altas temperaturas? Ou é só porque você quer mesmo?

Esse cooler mencionado por você artic p12 é inferior ao que vem por padrão no sangue frio v2

Já utilizei wc (corsair H80 e h110) nunca tive problemas com bolhas ou algo semelhante 

Postado

@Falatu o artic p2 pro tem pressão de 4.3, é bem superior.

Bem... Tô sofrendo com algumas coisas bem estranhas de temperatura honestamente. Possuo um R7 5800x que chega a bater 85 graus relativamente fácil...( Jogando jogos medianos) Não consigo imaginar o que pode ser. Tô trocando meu gabinete (tb tô achando temperatura da placa de vídeo alta, 6750xt passando dos 100 graus).

Vi que as ventoinhas que uso são horríveis uma vinik ela tem uns 53 de Air flow, mas a pressão é de 1.0, tô trocando as ventoinhas+gabinete pra ver se melhora algo. (Fiz um teste com gabinete aberto e ganhei em média 5 graus tanto placa de vídeo quanto processador)

De vdd, jamais esse processador deveria bater essa temperatura com um watercooler desse... Não acredito que seja o gabinete+ventoinhas... Não sei qual o problema estou tendo T_T pode ter algum problema com a energia da casa? Sla tô atirando pra todos lados

Postado

@Felipe Lundgren então o site que eu vi me informou errado

Bom pra te ajudar com isso passe sua configuração completa com marcar e modelo dos itens 

Mexeu na pasta térmica do processador?

Sobre a placa de vídeo outras pessoas relataram isso mas vamos por etapas , informe sua configuração como eu pedi acima

Postado

@Falatu

placa-mãe: b550m-k

Placa vídeo: Rx6750xt

Processador: R75800xt

Ram: 32 (2x16) hyperx fury 3200mhz

SSD: crucial 1 tb

Watercooler: sangue frio 2 240mm

Gabinete: redragon grapple

Ventoinhas : vinik 5x120mm (53 flow e 1 de pressão)

Windows 11.

Sempre penso em algum problema mais de BIOS, controle e etc 

Postado
1 hora atrás, Felipe Lundgren disse:

@Falatuisso das bolhas é meio discutível na comunidade, já vi muito site gringo fazendo testes e rolando diferença nos resultados.

No Gamers Nexus eles colocaram janelas de acrílico no radiador, dá para ver as bolhas, diz que entra ar por permeabilidade das mangueiras, também fala de vários usuários reclamando de barulho de "borbulhamento" vindo bomba, quanto o radiador esta com as entradas das mangueiras para cima, o que facilita ir bolhas para a bomba.

(Se não me engano deixar em cima ficou com o melhor resultado (não sei porque... Pois na frente puxa ar frio)

Isso pode variar com o gabinete, tipo da VGA - se "shroud" (open air) ou "blower"; neste teste, com o radiador na frente a temperatura do CPU ficou melhor:

Open-Xblower.jpg

Enfim, é como dizia o "velho deitado": nesse assunto todo mundo e as suas avós tem a "receita certa". 😉 

Possuo um watercooler sangue frio 2, tô pensando em colocar 2 fanrtic p12 pro, são compatíveis??

Vale a pena Trocar essas fan do watercooler Pra uma melhor? 

Provavelmente o ganho - se houver; não compensará o custo das fans. Veja que colocar mais fans - push-pull; da 1-2 graus de diferença.

Postado

@Falatu

1 hora atrás, Falatu disse:

@Felipe Lundgren falta as marcas.. e o principal que é a fonte você não descreveu 

Fonte MSI 850 modular+Gold

Placa da vídeo: msi/amd

Processador: amd

placa-mãe: ASUS

Water cooler: pcyes

(Como tava colocando o nome da peça já era a marca também, mas tá aí)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!