Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

informatização de caixa restaurante


lsm19

Posts recomendados

Olá galera.

Estou na seguinte situação: tenho uma conhecida que quer informatizar o caixa do restaurante dela, e como eu sou o famoso "carinha que formata PC" ela me pediu se não poderia fazer isso pra ela, porém eu nunca trabalhei com essa parte então queria indicações de bons e simples programas para essa finalidade, que de para dar uma informatizada legal mas não algo totalmente rebuscado como os de restaurante de grande porte, um que eu vi que tem até uma versão gratuita é o consumer. E se possível tambem uma indicação de preço a cobrar pelo serviço hahaha.

Grato desde ja.

 

PS: se alguém acha que pode ser algo muito complicado pra quem não tem esse conhecimento especifico tambem aceito sugestões de empresas que realizam esse tipo de trabalho, pois mesmo eu não realizando o serviço eu posso indicar uma boa empresa para realiza-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
16 minutos atrás, lsm19 disse:

se alguém acha que pode ser algo muito complicado pra quem não tem esse conhecimento especifico tambem aceito sugestões de empresas que realizam esse tipo de trabalho, pois mesmo eu não realizando o serviço eu posso indicar uma boa empresa para realiza-lo.

Você vai ter que cadastrar os produtos no sistema informando qual a taxa (o código NCM) para emissão da NFC-e. O NCM é usado para calcular a tributação sobre cada produto comercializado.

Vai precisar ver quais produtos são vendidos e ir até a tabela e pesquisar um por um.

Link Sefaz RS: https://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFE-WIZARD_NCM-CON.aspx

Sobre qual escolher, exitem vários com diversas interfaces e funcionalidade. Você precisaria ver entre esses vários qual será mais fácil para ela (ou equipe) se adequarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro passo é sua conhecida buscar conhecimento sobre isso. Pois com um sistema rodando emitindo NFe - NFC-e  vem muitas burocracias e cuidados que ela vai precisar ter conhecimento.  

Vai precisar aprender NCM, CFOP, ICMS, COFINS, PIS, IPI e ST.[parece bobeira né? mas é preciso!]

Ela deve ter um contador então o escritório deve ajudar ela com esses parâmetros. 

Para se emitir uma NFe ou NFCe é preciso que se tenha esses parâmetros tributários informados no cadastro do produto no sistema ou nas configurações gerais de emissão de nota fiscal do sistema.   Como eu disse, burocracias.

 

Aí chega-se ao ERP[sistema onde terá todo o controle operacional]  

Para a escolha, vocês devem verificar quais empresas estão oferecendo esse serviço aí na vizinhança ou, encontrarem algum sistema online pela internet.  

 

Por exemplo: hoje eu utilizo nas minhas empresas o Vhsys, é um sistema ERP totalmente online, onde eu não preciso ter um servidor fixo dentro da empresa para armazenar todas as informações. Para meu caso é benéfico, e cada caso é um caso. 

Outros sistema trabalham de forma diferente ou igual, por isso precisa conhecer o que cada um oferece. A grande maioria funciona como um software instalado na maquina, onde ele grava as informações e dados no disco de armazenamento local, funciona bem se usar apenas 1 máquina, mas quando for usar mais computadores, a transferência de dados pode ser um enrosco...

 

A informatização é algo bom mas com ela vem mais serviço e problemas rsrsrs. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Ela deve ter um contador então o escritório deve ajudar ela com esses parâmetros.

As vezes infelizmente não como deveria. Podem ajudar com alguma dúvida e tudo mais, mas quem vai cadastrar esse produtos é provavelmente ele, já que é "o carinha que formata PC".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Exatamente, como fazemos no escritório aqui, orientação geral dos parâmetros tributários, pode até auxiliar nas sugestões de NCMs, no geral segue os dados das notas de compra, no caso restaurante como vai gerar um novo produto a partir das compras geralmente se generaliza pra um único cadastro como "refeição". Mas como outro colega disse, quem vai orientar corretamente será o contador dela, ficar supondo diversas coisas sem saber a situação exata da empresa é complicado.

Quanto ao sistema até existem alguns grátis mas com diversas limitações, de emissão de notas, de gerenciamento, de controle de estoque, terá que ver junto dela o que encaixa pro porte e necessidade da empresa.Terão sistemas integrados com atendimento do garçom e com a cozinha, as opções são diversas o limitador será o valor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 minutos atrás, Alexandre Regelmeier disse:

ficar supondo diversas coisas sem saber a situação exata da empresa é complicado.

Minha única suposição foi que é ele que vem fazer fazer com base no texto dele:

 

1 hora atrás, lsm19 disse:

ela me pediu se não poderia fazer isso pra ela

6 minutos atrás, Alexandre Regelmeier disse:

terá que ver junto dela o que encaixa pro porte e necessidade da empresa

Como dito antes, diversas opções. Se eles não tem familiaridade ou facilidade em usar um software, talvez buscar algum que forneça um melhor suporte técnico...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss então cara eu posso ta falando bobagem, mas acho que essa parte das NFe não ia entrar nisso, porque basicamente o que eu entendi o que ela quer: um PC no caixa onde vai ficar o numero das mesas, os pedidos feitos e tal, uns 2 ou 3 tablets/celulares onde vai ser feito o pedido, e uma impressora de pedidos na cozinha onde o cozinheiro vai saber os pedidos feitos. O restaurante é pequeno e tambem em uma cidade pequena, então eu acho que essas parte das NFe seria algo a parte disso, a não ser que os sistemas já venham com isso obrigatoriamente integrados e vão ter que ser gerados as NFe nele, mas como eu disse eu posso ta falando bobagem kkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Pedroou disse:

Minha única suposição foi que é ele que vem fazer fazer com base no texto dele:

Nem foi intenção referir a você, falei no geral mesmo, nesse sentido de responder só com base no relato dele, inclusive eu 😆

 

@lsm19 Toda essa integração que deseja diversos sistemas fazem, agora se você terá que programar ou desenvolver esse tipo de funcionalidade do zero, ai realmente ta fora dos meus conhecimentos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou eu achei que tivesse algum programa que fazia apenas a retirada dos pedidos e pagamento no caixa, mas entendo, vou conversar melhor com ela quanto a isso

@Alexandre Regelmeier fazer do 0 tambem está fora dos meus conhecimentos, ate tenho um pouco a noção de BD mas acho que daria um trabalho muito grande e tambem provavelmente sairia do orçamento dela

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A melhor opção - na minha opinião- é ver com o contado ou escritório que ja faz a contabilidade, pois eles devem ter algum outro cliente que já usa esse tipo sistema, e talvez possam recomendar algum.

Sobre como vai configurar ele, não faço ideia, mas o sistema deve ter algum curso ou treinamente que ensine como fazer.

2 minutos atrás, lsm19 disse:

eu achei que tivesse algum programa que fazia apenas a retirada dos pedidos e pagamento no caixa, mas entendo, vou conversar melhor com ela quanto a isso

A emissão da nota fiscal vai ser uma das funções. Você pode apenas utilizar ele para realizar pedidos e controle, sem fazer a emissão de nota fiscal (muitos fazem isso quando o pagamento é em dinheiro). Mas por lei, a emissão de nota é obrigatória.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, lsm19 disse:

programa que fazia apenas a retirada dos pedidos e pagamento no caixa

Apenas isso não acredito que tenha, mas que faça isso também com certeza. Estar vinculado ou não a emissão de notas vai depender de cada sistema, alguns interligam tudo, outros separam e você emite posteriormente.

Fico com a mesma orientação do @Pedroou , geralmente sugerimos sistemas que já temos familiaridade assim conseguimos orientar/auxiliar o cliente melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Regelmeier @Pedroou Sim, estou falando com uma amiga e ela me indicou o consumer, ai estou vendo com ela e pedindo umas dicas, mas obrigado a todos pelas respostas.

E por ultimo, alguém com alguma noção do valor pra eu implementar isso pra ela? hahaha, eu me limitando a: instalacao do programa no pc e nos tablets, cadastro dos produtos e demonstração, basicamente só não iria fazer a parte da integração com a contabilidade, que ai acho que seria melhor com o contador dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se precisa comprar computador, celular ou tablet para cada garçon, mais um painel (onde sai a notinha do pedido) para a cozinha... Deve girar algo em torno de R$ 7.000,00 pelo menos, para os hardwares.

Mais o custo do Software, ai depende de qual vai escolher e como é a forma de pagamento deles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Regelmeier e @Pedroou, existem programas bem simples e gratuitos que, obviamente, são capados de recursos ou são bloqueados para que o usuário compre a versão pró. Na questão da NF, é um opcional (tanto não ter como não usar). É possível sim, somente gerenciamento.

@lsm19 Se vais mesmo se envolver na implantação, prepare-se para ficar muitos dias ou até meses nisso, pois sempre tem uma encrenca para resolver, ainda mais se for gratuito. Se vai cobrar, sugiro que compre ou contrate uma empresa e faça parceria com eles na implantação e fique como assistente da empresa, prestando assessoria, recebendo comissão. Se for fazer por ti mesmo, cobre por hora um valor que seja justo ai para tua região. E prepare-se para muitos chamados até que todos do restaurante saibam usar e pare as encrencas de implantação, principalmente na parte da rede. Abaixo vou deixar links que encontrei para estudo de caso.

PS.: Não use TOTVS, é uma tremenda roubada!

 

https://marketup.com

https://simpliza.com.br

https://www.kcms.com.br/sistema-gratuito/

https://www.nextar.com.br/segmentos/restaurante

https://www.abrahao.com.br

https://www.ncr.com/colibri-home-page1

https://www.primeiramesa.com.br

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mega Blaster Como o pessoal que gosta de usar o sistema gratuito do sebrae por aqui, a parte ruim é justamente essa, a parte de capado de recursos inclui a assistência e suporte, fica por conta do usuário a resolução e configuração de tudo e caso tenha duvidas e precise recorrer ao suporte e fazer um chamado é um caos, nem recomendamos pois no fim sobra pra gente resolver e não perder o cliente haha.

O amigo realmente vai precisar dedicar um bocado de tempo pra realizar todas as configurações dependendo do sistema contratado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
9 minutos atrás, lsm19 disse:

estava falando mais o preço do serviço em si

Isso aí vai depender do software e do tanto de configurações a ser feita nele. Não tenho essa informação.

Ideal é escolher umas duas ou três opções e solicitar um orçamento para cada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!