Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opah, tudo certo? 
Acabei comprando 4 memórias CUSO de 8gb de 3600mhz, porém me atentei somente aos limites da placa-mãe ( B550m elite Aorus). No site oficial da AMD, a 5 5600 suporta 2x1R/2R de 3200mhz ou 4x1R/2R de 2999mhz-2666mhz. 

Minhas perguntas são: 

Consigo fazer funcionar 4x8 3600mhz nesse combo? (considerando OC)
Consigo 2x8 3600mhz Ou 4x8 3200mhz? (Considerando OC)
Se eu limitar pela BIOS o clock das 4 memórias para 2666mhz e utilizar todos em dual channel, tenho alguma vantagem ou é preferível limitar a 3200mhz e utilizar somente duas memórias (2x8)?

Obrigado pela atenção. 

Postado

@Gerent O ideal seria ter comprado um KIT 2x16 3600.

Geralmente mais módulos de memória tornam o OC mais difícil, mas não impossível.

De qualquer modo, você só saberá testando.

Agora se é melhor 4x8 3600 ou 2x8 3200 depende.
Se for para jogar apenas, 16Gb hoje ainda é o suficiente e quanto mais rápida a memória melhor.
Mas sinceramente a diferença entre 2999 e 3600 deve ser inferior a 10%.

Postado
27 minutos atrás, Gerent disse:

Acabei comprando 4 memórias CUSO de 8gb de 3600mhz, porém me atentei somente aos limites da placa-mãe ( B550m elite Aorus). No site oficial da AMD, a 5 5600 suporta 2x1R/2R de 3200mhz ou 4x1R/2R de 2999mhz-2666mhz. 

Ignore o que a página do processador e a placa-mãe dizem, na prática você sempre consegue mais que isso.

27 minutos atrás, Gerent disse:

Consigo fazer funcionar 4x8 3600mhz nesse combo? (considerando OC)
Consigo 2x8 3600mhz Ou 4x8 3200mhz? (Considerando OC)

2x8 é fácil nessa frequência. Inclusive, até passa disso. 4x8 a 3600 já não é tanta certeza assim, mas a princípio não deve ter problema.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, djfulano disse:

@Gerent O ideal seria ter comprado um KIT 2x16 3600.

Geralmente mais módulos de memória tornam o OC mais difícil, mas não impossível.

De qualquer modo, você só saberá testando.

Agora se é melhor 4x8 3600 ou 2x8 3200 depende.
Se for para jogar apenas, 16Gb hoje ainda é o suficiente e quanto mais rápida a memória melhor.
Mas sinceramente a diferença entre 2999 e 3600 deve ser inferior a 10%.

A ideia é ganho de performance em jogo, não para trabalho. 
Sim, hoje vejo que a melhor opção seriam 2x16gb de 3600mhz ou até mesmo 3200mhz. 
Vou manter 2x8 3600mhz e vender as outras duas quando chegar. E mais pra frente realizo a troca caso sentir necessidade. 

Sou novato nisso, nunca fiz OC antes, então caso eu coloque 2x8 3600mhz e apenas ligar o PC ele automaticamente vai trabalhar em frequências menores sem problema ou é caso de as vezes o processador nem reconhecer? 

11 minutos atrás, Imakuni disse:

Ignore o que a página do processador e a placa-mãe dizem, na prática você sempre consegue mais que isso.

2x8 é fácil nessa frequência. Inclusive, até passa disso. 4x8 a 3600 já não é tanta certeza assim, mas a princípio não deve ter problema.

Entendo. Nunca fiz OC antes, vou ter que pesquisar bem antes. 
Minha ideia seria manter o boost da 5 5600 em 4.4 sempre e tentar encaixar os 32gb da memória. Tua dica seria realizar testes e ir aumentando o clock das memórias até ver onde dá? 

Postado
30 minutos atrás, Gerent disse:

A ideia é ganho de performance em jogo, não para trabalho. 
Sim, hoje vejo que a melhor opção seriam 2x16gb de 3600mhz ou até mesmo 3200mhz. 
Vou manter 2x8 3600mhz e vender as outras duas quando chegar. E mais pra frente realizo a troca caso sentir necessidade. 

Já que já comprou, faça uso. Não adianta muito tentar revender.

Sou novato nisso, nunca fiz OC antes, então caso eu coloque 2x8 3600mhz e apenas ligar o PC ele automaticamente vai trabalhar em frequências menores sem problema ou é caso de as vezes o processador nem reconhecer? 

Se você só mudar a frequência sem mexer em mais nada, o PC não liga. Mas....

Entendo. Nunca fiz OC antes, vou ter que pesquisar bem antes. 
Minha ideia seria manter o boost da 5 5600 em 4.4 sempre e tentar encaixar os 32gb da memória. Tua dica seria realizar testes e ir aumentando o clock das memórias até ver onde dá? 

...Ué, você pagou pela etiqueta dizendo "3600mhz" justamente para não ter que fazer isso. Apenas ative o xmp / docp e veja se funciona; provavelmente, vai, e sendo esse o caso, não tem mais o que mexer.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...