Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou montando um novo pc para uso em jogos e produtividade. No momento estou com a seguinte montagem:

ASRock B550 PG Riptide R$899

Zadak Twist 3600MHz CL18 (2x16gb) R$459

Netac NV5000 500GB M.2 NVMe Leitura 4800MBs e Gravação 2700MBs R$249

Ryzen 7 5700X  R$1176

MSI RX6750 XT MECH 2X R$2399

XPG Core Reactor 850W R$607

Monitor Pichau Centauri 27'' QHD R$1499

Cooler Master ML240L V2 R$337

XPG Valorair R$339

TOTAL R$ 7964

Ainda não estou certo se realmente pego esse water cooler (que já ajudaria a preencher os 6 fans do gabinete) ou pego um aircooler e economizo R$150. Além disso, um i5 12400f + B660 tem um valor semelhante às specs da AMD, a troca seria vantajosa? Por favor me deem sugestões e opinem sobre as peças/valores. Agradeço!

Postado

Nesse gabinete que parece ter bom airflow, um Air Cooler como o DeepCool AG400 ~R$ 150,00 refrigera bem o 5700X, WC não é necessidade.

O Intel que tem vantagem - em alguns aspectos, como multitarefa; mas perde em jogos; é o Core i5-13400F, mas este CPU é mais caro ~R$ 1.400,00 não se justifica.

Postado
40 minutos atrás, 1lokos disse:

Nesse gabinete que parece ter bom airflow, um Air Cooler como o DeepCool AG400 ~R$ 150,00 refrigera bem o 5700X, WC não é necessidade.

O Intel que tem vantagem - em alguns aspectos, como multitarefa; mas perde em jogos; é o Core i5-13400F, mas este CPU é mais caro ~R$ 1.400,00 não se justifica.

Obrigado pela resposta! Realmente, vou acabar ficando com esse Ryzen 7.

Em relação ao AC ou WC, é exatamente esse DeepCool que eu estava observando.  O que ainda me deixa em dúvida é: o WC da CoolerMaster com 2 fans já ocuparia todos os 6 slots de fans do gabinete da XPG (4 inclusos). Caso eu adquirisse o AC, o correto seria eu comprar mais 1 ou 2 fans para completar? Pois nesse caso a vantagem de custo do AC quase vai embora.

Além disso, alguém tem conhecimento sobre a qualidade da RAM Zadak Twist? 

E por fim, li alguns reviews sobre a ASRock B550 PG Riptide e estou pegando pois está em promoção por R$899, mas existiria alguma placa-mãe melhor na mesma faixa (exemplo ASUS TUF Gaming B550M-Plus por R$1089) ?

Postado

Quanto aos fans no gabinete você deve equilibrar de forma que a entrada de ar seja maior que a saída, isso cria uma pressão ligeiramente positiva dentro o gabinete, o que minimiza a entrada de poeira.

Então se tem 3 na frente, 1 atrás e 1 em cima é suficiente, mas se por razão estética deseja coloca mais fans, certifique que os fans exaustores sejam PWM, assim você pode equilibrar entrada-saída através d curva de fan.

Para saber se a pressão interna esta positiva ou negativa use palitos de incenso, vide neste vídeo.

4 horas atrás, cordeiromonteiro disse:

E por fim, li alguns reviews sobre a ASRock B550 PG Riptide e estou pegando pois está em promoção por R$899, mas existiria alguma placa-mãe melhor na mesma faixa (exemplo ASUS TUF Gaming B550M-Plus por R$1089) ?

A ASUS TUF Gaming B550M-Plus é melhor, tem VRM com mais capacidade, 200 Amperes.

Da ASRock B550M PG Riptide não a informação, modelos semelhante da marca 

No review da ASRock B550M PG Riptide pelo TechPowerUp, os pontos negativos foram:

• Tecnicamente um VRM de 4+2 fases (pouco para uma placa desta faixa de preço)
  • Térmica do VRM ruim (esquenta muito e rápido).
  • Ruim para overclock (se a memória fosse ajustada acima de 2933MHz, não conseguiam subir o clock do CPU).

Este review foi em 2021, com um Ryzen 3900X, novas versões de BIOS podem ter melhorado as limitações de memória, overclock... mas não é má ideia pagar mais R$ 189,00 na ASUS.

Postado
6 horas atrás, 1lokos disse:

Quanto aos fans no gabinete você deve equilibrar de forma que a entrada de ar seja maior que a saída, isso cria uma pressão ligeiramente positiva dentro o gabinete, o que minimiza a entrada de poeira.

Então se tem 3 na frente, 1 atrás e 1 em cima é suficiente, mas se por razão estética deseja coloca mais fans, certifique que os fans exaustores sejam PWM, assim você pode equilibrar entrada-saída através d curva de fan.

Para saber se a pressão interna esta positiva ou negativa use palitos de incenso, vide neste vídeo.

A ASUS TUF Gaming B550M-Plus é melhor, tem VRM com mais capacidade, 200 Amperes.

Da ASRock B550M PG Riptide não a informação, modelos semelhante da marca 

No review da ASRock B550M PG Riptide pelo TechPowerUp, os pontos negativos foram:

• Tecnicamente um VRM de 4+2 fases (pouco para uma placa desta faixa de preço)
  • Térmica do VRM ruim (esquenta muito e rápido).
  • Ruim para overclock (se a memória fosse ajustada acima de 2933MHz, não conseguiam subir o clock do CPU).

Este review foi em 2021, com um Ryzen 3900X, novas versões de BIOS podem ter melhorado as limitações de memória, overclock... mas não é má ideia pagar mais R$ 189,00 na ASUS.

Ótimo recurso, obrigado por compartilhar. É possível então que o air cooler ajude a equilibrar melhor a entrada/saída de ar no gabinete?

Agora estou tentando encontrar um AC adequado para o 5700x, o DeepCool AG500 parece interessante, com dissipador 120 x 93 x 150mm e 5 tubos. Seria o suficiente para essa configuração? E teria muita diferença para um water cooler 240mm?

Em relação à placa-mãe, acabei indo de ASUS TUF 

Postado

Para o 5700X - num gabinete com bom airflow; o DeepCool AG400 ~R$ 150,00 - 180,00 (ARGB) é suficiente, mesmo com PBO ativado. Mas se não se importa de pagar mais que o dobro no AK500, mal não tem. 😉 

Citação

. É possível então que o air cooler ajude a equilibrar melhor a entrada/saída de ar no gabinete?

Na verdade usando Air Cooler fica mais complicado otimizar o fluxo de ar de fans no gabinete.* 

Os fans instalados no topo - posição pensada para instalar radiador de WC; podem mais atrapalhar do que ajudar, se colocar 3 fans, os 2 fans da frente (do topo) vão "roubar" o ar frio que entra - empurrado pelos fans no painel frontal;  antes que este chegue no Air Cooler. Neste vídeo é possível visualizar esse "roubo" pela fumaça:

* No caso especifico (gabinete, air cooler, CPU, VGA...) do vídeo abaixo usar fans no topo com Air Cooler Noctua mais atrapalhou do que ajudou.

E ao contrario da crença popular de "é melhor como exaustor porque ar quente sobe" os fans do topo soprando para dentro ajudaram - mais uma vez, no caso desta combinação especifica de hardware.

Em todo caso, note que nos dois vídeos as diferenças - positivas ou negativas; foram pequenas. A não ser por razão de "enfeite" fans no topo podem ser dispensados.

Como no caso da agua engarrafada, a moda de muitos fans e LEDs nos gabinetes foi uma "necessidade" desnecessária criada pelo marketing da indústria. No caso da agua engarrafada dizem que pela indústria do petróleo, para vender mais... plástico. 😜 

• Obrigado 1
Postado
19 horas atrás, 1lokos disse:

Para o 5700X - num gabinete com bom airflow; o DeepCool AG400 ~R$ 150,00 - 180,00 (ARGB) é suficiente, mesmo com PBO ativado. Mas se não se importa de pagar mais que o dobro no AK500, mal não tem. 😉 

Então, eu estou pensando em pegar o AG500 por R$175, que é um pouco menor e mais simples que a linha AK. Prefiro um AC devido à durabilidade e simplicidade (e evitar 100% problema de vazamento), porém ainda não encontrei nenhuma avaliação em que eu possa comparar as temperaturas do AG500 contra o ML240l V2. Pois se a performance do water cooler for melhor, acabarei levando ele, já que o boletei por um bom preço (R$337), você(s) saberia(m) fazer essa comparação?

Citação

Os fans instalados no topo - posição pensada para instalar radiador de WC; podem mais atrapalhar do que ajudar, se colocar 3 fans, os 2 fans da frente (do topo) vão "roubar" o ar frio que entra - empurrado pelos fans no painel frontal;  antes que este chegue no Air Cooler.

Ótimo saber! Bom que então eu usaria apenas os 4 fans que já estão inclusos no gabinete (e no futuro faria uma manutenção caso necessária). 

E numa build com water cooler 240mm no topo, faria sentido evitar esse escapamento indesejado de ar frio modificando a direção do fan dianteiro do radiador para empurrar ar adentro? 

Citação

Como no caso da agua engarrafada, a moda de muitos fans e LEDs nos gabinetes foi uma "necessidade" desnecessária criada pelo marketing da indústria. No caso da agua engarrafada dizem que pela indústria do petróleo, para vender mais... plástico. 😜 

Realmente! Dos LED consegui me livrar totalmente, mas não chegou a ser fácil 

Postado
6 horas atrás, cordeiromonteiro disse:

Então, eu estou pensando em pegar o AG500 por R$175, que é um pouco menor e mais simples que a linha AK.

Por este valor é boa opção, este modelo dissipador ligeiramente maior que os AG/AK400* e 5 heatpipes - embora isso por si não seja garantia de melhor desempenho melhor, pois os heatpipes das extremidades ficam fora da area do Die do CPU, um ex. é o GMRGB do Allii  - é vendido aqui com a etiqueta Rise Mode; que tem 6 heatpipes e dois fans de 92mm e tem performance pior que um DeepCool Gammaxx 400 V2 (4 heatpipes, 1 fan de 120mm).

* Curioso é que ao passo que o AG400 e o AG620 são versões melhoradas - fan mais forte; do AK400 e AK620, mas com acabamento simplificado, o dissipador AG500 não é o mesmo do AK500, tem menos  área - 1.104.375mm3. x 1.805.940mm3.

Citação

...porém ainda não encontrei nenhuma avaliação em que eu possa comparar as temperaturas do AG500 contra o ML240l V2.

Neste review - com Ryzen 7700X e i9-13900K, CPUs que são muito "pesados" para Air Cooler; o AG500 é  comparado  com outros Water Cooler, mas de 280mm e 360mm, que são os que resfriam o i5-13900K.

https://boringtextreviews.com/2023/03/18/deepcools-gammaxx-ag500-bk-argb-reviewed/

Conclusão é que com CPU consumindo até 250W*, o AG500 tem bom desempenho pelo que custa.

* Acima disso só WC de 280mm ou 360mm.

Citação

E numa build com water cooler 240mm no topo, faria sentido evitar esse escapamento indesejado de ar frio modificando a direção do fan dianteiro do radiador para empurrar ar adentro? 

O comportamento do airflow é diferente entre o uso de WC e AC, no caso do WC no topo o que se quer é que o ar frio que entra pelos fans no painel frontal do gabinete saia através do radiador, então não a "roubo" de ar frio.

Neste vídeo do "Né" outro exemplo de visualização do ar frio do fan frontal superior saindo antes de resfriar qualquer coisa. 😜 

Postado

"Study case".

3 fans é pouco?

Instale mais 10, tudo bem que custem mais caro que o gabinete.

O objetivo de colocar mais fans foi baixar a temperatura da VGA, mas as 10 extras baixou menos de 4 graus.

Reduziu mais do CPU, mas não precisava, com 3 já estava boa.

Postado
Em 28/05/2023 às 10:01, 1lokos disse:

Por este valor é boa opção, este modelo dissipador ligeiramente maior que os AG/AK400* e 5 heatpipes - embora isso por si não seja garantia de melhor desempenho melhor, pois os heatpipes das extremidades ficam fora da area do Die do CPU, um ex. é o GMRGB do Allii  - é vendido aqui com a etiqueta Rise Mode; que tem 6 heatpipes e dois fans de 92mm e tem performance pior que um DeepCool Gammaxx 400 V2 (4 heatpipes, 1 fan de 120mm).

* Curioso é que ao passo que o AG400 e o AG620 são versões melhoradas - fan mais forte; do AK400 e AK620, mas com acabamento simplificado, o dissipador AG500 não é o mesmo do AK500, tem menos  área - 1.104.375mm3. x 1.805.940mm3.

Achei um bom valor mesmo. Acabei levando o ML240l V2 porque acredito ter pago barato (R$337), porém ainda penso em pegar o AG500 que já é extremamente eficiente para um 5700x de 65W, de acordo com o review que você mostrou (me dá vontade de devolver o AIO). Porém como vou precisar transportar o case em algumas ocasiões, fico com receio da movimentação de um heatsink (devo ter medo com um AG500?), então ainda estou considerando os pros e contras.

Inclusive pelo mesmo motivo de portabilidade penso em mover pra um case mATX (achei esse Pichau HX550M que deve ter um bom airflow, alguém conhece a qualidade da build? já teve promo por 229 então estou de olho), ou talvez continue com o XPG Valor Air... 

Pois é, queria ver alguma analise térmica do posicionamento desses 5 heatpipes, pois os 2 de fora ficam estranhos... mas de qualquer forma os DeepCool 500 ao menos performam consistentemente melhor que os 400.

Citação

O comportamento do airflow é diferente entre o uso de WC e AC, no caso do WC no topo o que se quer é que o ar frio que entra pelos fans no painel frontal do gabinete saia através do radiador, então não a "roubo" de ar frio.

Neste vídeo do "Né" outro exemplo de visualização do ar frio do fan frontal superior saindo antes de resfriar qualquer coisa. 😜 

Aah isso faz todo sentido! 

Achei interessante essa configuração com fan abaixo da gpu. Isso é algo que eu queria tentar, principalmente em uma case micro Atx.

Citação

"Study case".

3 fans é pouco?

Instale mais 10, tudo bem que custem mais caro que o gabinete.

O objetivo de colocar mais fans foi baixar a temperatura da VGA, mas as 10 extras baixou menos de 4 graus.

Reduziu mais do CPU, mas não precisava, com 3 já estava boa.

Hahah belo vídeo demonstrando que os rendimentos decrescem rapidamente. Isso geralmente é feito por puro exagero, sem contar que as vezes se acaba gerando turbulência dentro do gabinete e perde airflow.

E entrando em um novo assunto (também polêmico), o que você diria sobre escolher entre monitor 4k 60Hz ou 1440p 144Hz? Estou indo nas opções de entrada, que no momento seria um Pichau Centauri CR27 1440p (R$1470) , ou um Samsung UR550 4k (R$1552). Estou querendo me livrar de comprar um white label que tem problemas no controle de qualidade haha. Mas vi que esse samsung apresenta também alguns problemas semelhantes de display . A questão é saber se pra um monitor 27'' a resolução extra geralmente faz diferença, e alternativamente se uma taxa de atualização maior é algo perceptível no dia-a-dia. No meu caso sendo pra um uso prioritariamente de produtividade/programação, e as vezes alguns jogos (geralmente rpgs e não tão recentes).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!