Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

qual a melhor posição para 4 fans em um gabinete de 6 fans?


Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

  • Solução

Se por aí tem muita poeira, ou o PC fica no quarto junto com roupa de cama, cortinas, etc. (que soltam fiapos e poeira), eu deixaria 3 na frente e 1 atrás. Isso vai garantir que praticamente todo o ar é filtrado pela parte telada e que não entre por outras frestas. Por outro lado se fica num escritório ou lugar com pouca poeira de forma geral, eu colocaria 2 na frente, no meio e embaixo, injetando ar, +2 fazendo exaustão na traseira e na parte superior mais do fundo.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93

5 horas atrás, Shaman93 disse:

Se por aí tem muita poeira, ou o PC fica no quarto junto com roupa de cama, cortinas, etc. (que soltam fiapos e poeira), eu deixaria 3 na frente e 1 atrás. Isso vai garantir que praticamente todo o ar é filtrado pela parte telada e que não entre por outras frestas. Por outro lado se fica num escritório ou lugar com pouca poeira de forma geral, eu colocaria 2 na frente, no meio e embaixo, injetando ar, +2 fazendo exaustão na traseira e na parte superior mais do fundo.

Valeu meu amigo, realmente muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Jackson Guilherme disse:

@Shaman93 Mano se eu adicionar mais 2 fans completando os 6 fans, vai melhorar a temperatura?

Provavelmente não, ou se melhorar é uma diferença muito pequena, papo de 1, 2 graus. No teste do vídeo abaixo, de 3 pra 4 fans, mudou só 1 grau a temperatura da placa de vídeo e 3 graus do processador. De 4 pra 5 ficou idêntico ambas as temperaturas. Claro que isso pode variar um pouco dependendo do gabinete e do setup, mas no geral acima de 3 ou 4 fans o benefício passa a ser de muito pequeno a inexistente, acaba ficando uma coisa mais só pela estética mesmo.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 É que eu tenho atualmente só 2 fans no meu PC aí comprei mais 2, esperando que faça alguma diferença na temperatura, os fans são o modelo Aigo ar12 pro, mano me tira uma dúvida se tu puder, esses Fans eles vem com a velocidade baixa inicialmente aí devo baixar um software para controlar e aumentar? porque eles são PWM 4PINOS e estão conectados diretamente na minha placa-mãe b550m ds3h.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Jackson Guilherme disse:

esses Fans eles vem com a velocidade baixa inicialmente aí devo baixar um software para controlar e aumentar?

Isso, pode definir uma curva na BIOS, mas o uso de programas é mais fácil e personalizável. Geralmente as fabricantes tem cada um o seu, mas recomendo um chamado Fan Control. Não precisa nem instalar, é gratuito e muito completo. Na BIOS da minha placa-mãe, por exemplo, só consigo setar 4 pontos. No Fan Control dá pra usar quantos pontos quiser, curvas de qualquer formato, histerese, definir velocidade de subida e descida, enfim, muitas opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Jackson Guilherme disse:

@Shaman93 O que quer dizer os pontos e curvas?

Por exemplo
38 graus - 40% (primeiro ponto da curva, até 38 graus mantém essa velocidade de 40%)
42 graus - 60%
46 graus - 80%
50 graus - 100%

Sacou? Mas aí pode acontecer, por exemplo, da temperatura ficar oscilando entre 49 e 50, o que vai fazer com que o fan fique alternando entre 80 e 100% e produzindo ruído desnecessário. No Fan Control tem várias formas diferentes de contornar esse e outros problemas, a depender do gosto do freguês. Uma delas é subir a velocidade de forma contínua, então foi pra 47 graus, vai pra 84% (só um exemplo), 48 vai pra 86, 49 vai pra 88, etc.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resultado do uso de fans para o airflow varia conforme o gabinete, a qualidade do fans - fans de ~R$ 20-30 servem basicamente como suporte de LED "fru fru"; e também do CPU e VGA usados, se demandam mais ou menos airflow. 

 

Teste do Hardware Canucks (2020):

Veja que entre 2 fans na frente e 1 na traseira (segunda linha de baixo para cima) e

2 fans na frente, 1 na traseira e 2 no topo - exaustor (primeira linha em cima) teve 1 grau de redução na temperatura da VGA.

As outras combinações são não convencionais, como os fans do topo soprando para dentro.

Mas veja que 2 fans no topo soprando para dentro, 1 fan na traseira e 2 na frente (segunda linha de cima para baixo) até melhorou 1 grau na temperatura do CPU, mas piorou 1 grau na temperatura da VGA.

 

Testes do Linus Tech Tips, do Tech Yes City mostram basicamente a mesma coisa.

 

canucks-fans.webp

 

Outra coisa, varia também se usado Air Cooler ou Water Cooler.

 

Neste teste abaixo - gabinete Cooler Master TD500 - frente mesh, fans frontais de 200mm; a adição de dois fans no topo como exaustores pioraram a temperatura do CPU em 2 graus, porque o fan da frente no do topo passou a roubar ar frio empurrado pelos fans da frente antes que ar esse entrasse no Air Cooler Noctua. Se fosse usado um WC isso não ocorreria.

 

Também neste teste colocar os dois fans do topo soprando para dentro baixou 2 graus no CPU - contrariando o "popular wisdom": "Melhor soprar para fora porque ar quente sobe". 😜 

 

Neste caso especifico os fans no topo não fazem falta, quando fazem diferença, é pequena.

 

Mas como o cara disse no final, essa configuração foi a melhor para o setup dele, pode não ser para outros.

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Shaman93 disse:

Por exemplo
38 graus - 40% (primeiro ponto da curva, até 38 graus mantém essa velocidade de 40%)
42 graus - 60%
46 graus - 80%
50 graus - 100%

Sacou? Mas aí pode acontecer, por exemplo, da temperatura ficar oscilando entre 49 e 50, o que vai fazer com que o fan fique alternando entre 80 e 100% e produzindo ruído desnecessário. No Fan Control tem várias formas diferentes de contornar esse e outros problemas, a depender do gosto do freguês. Uma delas é subir a velocidade de forma contínua, então foi pra 47 graus, vai pra 84% (só um exemplo), 48 vai pra 86, 49 vai pra 88, etc.

Muito bom entendi tudo mano ajudou pra caramba valeu mesmo!

32 minutos atrás, 1lokos disse:

O resultado do uso de fans para o airflow varia conforme o gabinete, a qualidade do fans - fans de ~R$ 20-30 servem basicamente como suporte de LED "fru fru"; e também do CPU e VGA usados, se demandam mais ou menos airflow. 

 

Teste do Hardware Canucks (2020):

Veja que entre 2 fans na frente e 1 na traseira (segunda linha de baixo para cima) e

2 fans na frente, 1 na traseira e 2 no topo - exaustor (primeira linha em cima) teve 1 grau de redução na temperatura da VGA.

As outras combinações são não convencionais, como os fans do topo soprando para dentro.

Mas veja que 2 fans no topo soprando para dentro, 1 fan na traseira e 2 na frente (segunda linha de cima para baixo) até melhorou 1 grau na temperatura do CPU, mas piorou 1 grau na temperatura da VGA.

 

Testes do Linus Tech Tips, do Tech Yes City mostram basicamente a mesma coisa.

 

canucks-fans.webp

 

Outra coisa, varia também se usado Air Cooler ou Water Cooler.

 

Neste teste abaixo - gabinete Cooler Master TD500 - frente mesh, fans frontais de 200mm; a adição de dois fans no topo como exaustores pioraram a temperatura do CPU em 2 graus, porque o fan da frente no do topo passou a roubar ar frio empurrado pelos fans da frente antes que ar esse entrasse no Air Cooler Noctua. Se fosse usado um WC isso não ocorreria.

 

Também neste teste colocar os dois fans do topo soprando para dentro baixou 2 graus no CPU - contrariando o "popular wisdom": "Melhor soprar para fora porque ar quente sobe". 😜 

 

Neste caso especifico os fans no topo não fazem falta, quando fazem diferença, é pequena.

 

Mas como o cara disse no final, essa configuração foi a melhor para o setup dele, pode não ser para outros.

 

 

Mano muito bom, valeu mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, 1lokos disse:

... a adição de dois fans no topo como exaustores pioraram a temperatura do CPU em 2 graus, porque o fan da frente no do topo passou a roubar ar frio empurrado pelos fans da frente antes que esse ar entrasse no Air Cooler Noctua. 

 

Esse outro aqui arrumou uma fumaceira danada, mas que mostra isso de um dos fans do topo roubar o ar que iria para o Air Cooler do CPU - @13:08, se fosse 3 fans no topo seria ainda pior.

 

 

Já com um WC no topo faz todo o sentido a maior parte do ar que entra pela frente sair pelo topo. 😉 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, 1lokos disse:

 

Esse outro aqui arrumou uma fumaceira danada, mas que mostra isso de um dos fans do topo roubar o ar que iria para o Air Cooler do CPU - @13:08, se fosse 3 fans no topo seria ainda pior.

 

 

Já com um WC no topo faz todo o sentido a maior parte do ar que entra pela frente sair pelo topo. 😉 

Realmente faz sentido!

@1lokos Mano então no meu caso o que tu acha eu coloco dois na frente, e os outros dois de exaustão sendo que o de cima fique atrás pra evitar o roubo de ar do da frente, ou coloco 3 na frente e só um atrás de exaustão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A principio coloca 3 na frente e 1 na traseira como exaustor, assim a pressão interna do gabinete fica positiva e minimiza a entrada de poeira.

 

Mas se tiver paciência testa também com 2 na frente - nas duas posições de baixo;  e 1 na traseira e 1 em cima, mais para trás possível, nesse caso ajuste a entrada de ar maior que a saída através da curva de fans.

 

Quando a pressão fica negativa - mais ar saindo do que entrando; o gabinete vira um "aspirador de pó".

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, 1lokos disse:

A principio coloca 3 na frente e 1 na traseira como exaustor, assim a pressão interna do gabinete fica positiva e minimiza a entrada de poeira.

 

Mas se tiver paciência testa também com 2 na frente - nas duas posições de baixo;  e 1 na traseira e 1 em cima, mais para trás possível, nesse caso ajuste a entrada de ar maior que a saída através da curva de fans.

 

Quando a pressão fica negativa - mais ar saindo do que entrando; o gabinete vira um "aspirador de pó".

Valeu meu amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!