Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando ativo Perfil XMP das memórias o clock do processador é reduzido


Posts recomendados

Olá amigos, uma coisa que percebi somente agora, é que quando eu ativo o perfil XMP das minhas memórias para 3600mhz, o meu processador trabalha em um clock menor quando em alta carga, por exemplo se eu rodar um teste no cinebench todos os núcleos ficam em 4050mhz, se eu colocar o XMP em 3200 ou simplesmente desativar o XMP, o clock do processador em cada núcleo no mesmo teste sobe para 4180mhz, alguém sabe como resolver isso ? gostaria que o processador com as memórias em xmp 3600 ficasse na mesma frequência.

 

CONFIG:

Ryzen 5600 Stock

ASRock B550 Phantom Gaming 4

2x8gb 3600mhz xpg spectrix d50

Water Cooler DeepCool LS320 120mm

SSD M.2 XPG S41 TUF 512gb

Gabinete Darkflash DLX 22 neo 

MSI RX 6750 XT Mech 2x

Super Flower LEADEX III ARGB PRO 650W 80 Plus Gold full modular

Gravado com Galaxy A52S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, comigo acontece o contrário. Se eu ativo o xmp pra subir de 2666mhz pra 3200mhz, na hora, na tela da BIOS mesmo, a temperatura do processador sobe, indicando maior atividade, e o cooler acelera pra resfriá-lo. Ele esfria e depois de alguns segundos acontece novamente e fica se repetindo. Mesmo sem fazer nada que demande tanto o processador, só com o sistema rodando mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, leonardo162 disse:

Olá amigos, uma coisa que percebi somente agora, é que quando eu ativo o perfil XMP das minhas memórias para 3600mhz, o meu processador trabalha em um clock menor quando em alta carga, por exemplo se eu rodar um teste no cinebench todos os núcleos ficam em 4050mhz, se eu colocar o XMP em 3200 ou simplesmente desativar o XMP, o clock do processador em cada núcleo no mesmo teste sobe para 4180mhz, alguém sabe como resolver isso ? gostaria que o processador com as memórias em xmp 3600 ficasse na mesma frequência.

Garanta que UCLK e FCLK estão em paridade 1:1:1 com a RAM. As vezes com esses kits de frequência maior, a placa-mãe decide jogar seguro e capar seu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss Então mano, o problema em si não é somente com ASRock, aconteceu com outros fabricantes também como msi e etc, isso só acontece quando eu ativo o perfil xmp para 3600mhz que é o padrão do kit de memórias que comprei, se eu colocar em 3200 fica normal, sobre esses 100 a 150mhz a mais, pra mim que renderizo vídeos e etc, faz uma diferença entende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardo162 Certo entendo, quanto a BIOS já verificou se há uma versão acima que mencione melhorias de estabilidade? de repente...

Talvez isso possa ajudar, ou não.. 

Eu suspeito de você até ter sido sorteado no azar do silício e o cpu não aceite rodar o xmp3600mhz com cpu frequency no seu máximo...   não é algo comum mas pode ocorrer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, leonardo162 disse:

@Imakuni UCLK ?  Isso eu não mudei, estou usando o meu processador em stock mesmo.

Pois é, tem que mudar também. Quer dizer, em tese era para placa-mãe colocar 1:1, mas é como eu falei, ela pode decidir não fazer isso.

 

Em todo caso, se você não está controlando o processador, não tem do que reclamar... quer um boost maior? É só mandar ele rodar na frequência que quiser. Não tem segredo... você já tem que se dar ao trabalho de controlar a tensão manualmente, então não é como se controlar também o clock fosse muito diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Eu não estou reclamando, só estou curioso em saber o motivo do processador trabalhar em papo de 100 a 150mhz a menos, pelo simples fato de estar ativando o xmp da memória em 3600mhz, coisa que não acontece quando ativo o xmp em 3200mhz, gostaria de saber se existe alguma forma de estar normalizando isso sem a necessidade de Overclock.

@Alex Weiss Eu estou usando a última versão de BIOS 2.71, sobre o silício zoado não sei se é o caso, pois eu consegui um OC no processador para 4700mhz @ 1,25v ... cheguei a usar o PC o dia todo jogando e etc, e pelo menos nesse dia não tive tela azul ou algo do tipo, mas depois voltei a usar o PC em stock mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, leonardo162 disse:

@Imakuni Eu não estou reclamando, só estou curioso em saber o motivo do processador trabalhar em papo de 100 a 150mhz a menos, pelo simples fato de estar ativando o xmp da memória em 3600mhz, coisa que não acontece quando ativo o xmp em 3200mhz, gostaria de saber se existe alguma forma de estar normalizando isso sem a necessidade de Overclock.

Processadores mordernos não tem um único valor de boost, eles aumentam o clock baseado em uma série de fatores. Não surpreende você ter aumentado o desempenho da máquina via RAM e U/FCLK e os algorítmos de boost decidirem reduzir o clock por causa do aumento de temperatura / corrente.

 

 

Tem coisas que você pode tentar mexer, mas se  vai mexer, é mais fácil só mexer no multiplicador direto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!