Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde meus caros,

Estou com a ideia de montar um sistema de alimentação 12v paralelo ao 127v, com o intuito de alimentar tudo que seja 12v em um sistema só e que funcione sem energia da rede (também quero colocar lâmpadas 12v em alguns pontos para iluminar em falta de energia)

Essa ideia surgiu quando estava estudando uma forma de manter meu CFTV ligado em quedas curtas de eletricidade, e percebi q seria interessante ligar outros aparelhos como roteador e lâmpadas para isso.

O problema é que meu conhecimento na área é limitado, não conheço nenhum aparelho que possa me ajudar a fazer essa rede ter 12v (estável ou um pouco acima para cobrir quedas) com uma boa corrente e que consiga carregar uma ou mais baterias 12v7a (que precisam de mais de 12v para carregar) e ainda utilizar da energia dessa para alimentar o sistema caso a fonte desligue.

Dentro do que pesquisei encontrei fontes que são acopladas diretamente na bateria com uma saída P4, mas q saída delas é acima de 12v e a corrente baixa (cerca de 2A) e também vi arranjos de diodo que permitem interligar fontes 13,5v com saída mais próxima de 12v, mas essas não teria o correto cuidado com as tensões de carga da bateria.

Também vi como uma possível solução um sistema com 24v e conversores para cada aparelho, mas para 4 a 6 aparelhos não sei se compensaria economicamente.

Enfim, acham que seria viável com pouca complexidade montar uma rede de corrente continua com "no break" para minha residência? Se sim qual melhor opção? (Claro, olhando o custo-benefício também 😅)

Postado

Barato com certeza não será. Olha pelo lado inverso: Quanto quer/pode gastar e qual tamanho da carga (tudo que quer ligar). Do meu (meu) ponto de vista não vale a pena. Use um nobreak para cargas específicas (Router/modem, PC) e use luminárias de emergência em pontos determinados. É mais lógico, barato, seguro e eficiente.

Postado

Usa conversores Buck-boost.

É que eles tanto aumentam a tensão, quanto diminuem. 

Daí você utiliza um com limitação de corrente para carregar a bateria em 13.7V. 

Depois outro regulado para 12V para alimentar os equipamentos. 

A questão é que isso irá gastar mais energia que o normal. Daí tem que ver se tem necessidade  

• Curtir 2
Postado

@albert_emule e @RK Robson Não sei como é na região de vocês, mas aqui para nós raramente falta energia. Não importa a época. Eu vejo pelo lado prático e econômico. Um sistema assim tem uma implantação complicada, pois será paralelo à rede existente, com cabeamento mais grosso por conta da corrente, todo um sistema de proteção adicional ao que já tem. Imagino ser mais fácil instalar uma luminária de emergência ao lado de uma que já existe. Um nobreak ao lado dos equipamentos de internet, servindo a um PC/notebook se for o caso. Pegue sua conta de energia dos últimos 3 meses e analise quanto tempo ficou sem. Depois compare com os custos e determine se realmente vale a pena um sistema de 12/24 V.

• Membro VIP
Postado

Por cá quando cai a luz cai também a net portanto nem compensa alimentar roteador com rede paralela. O que eu fiz foi muuuito  simples: um interruptor duplo e uma lâmpada led 12V do lado da 127 e claro uma rede só pra bateria. Por enquanto no banheiro e na cozinha apenas.

Mas sim, tá em banho maria mental um sistema 12v pra casa toda. Um pouco mais complexo, o conceito é uma porta AND de 3 entradas: só acende se interruptor ac acionado, falta luz, está escuro. O (auto) desafio está em sentir o interruptor ac ligado/desligado na falta de luz. Se você (caro técnico leitor) tiver alguma ideia não se acanhe em expor

• Curtir 1
Postado

@.if Retorno, nesse caso de iluminação, à luminária de emergência. Pode instalar um interruptor em paralelo com a chave seletora dela ao lado do interruptor da lâmpada. Já é pronta, relativamente barata (dependendo da sofisticação, claro!), puxar um cabinho 3 X 0,50 mm², uma chavinha 3 posições qualquer. Fixa a luminária ao lado da já existente com um fase direto para manter carregada e pronto. De implantação simples e de baixo custo (eu acho!) Me parece bem prático de usar e instalar.

@.if Ai na sua região, cai muito e por muito tempo a energia?

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Mega Blaster disse:

um interruptor em paralelo

Cheguei a cogitar mesmo um interruptor 2 polos. O 12 claro isolado da rede. Esbarrei no problema prático serem 3 casas e de meu estabelecimento.. muitos com tomada. Mas não está totalmente descartada a ideia. Ainda não tive o momento eureka de um minimalismo eletro-eletrônico...

4 horas atrás, Mega Blaster disse:

na sua região, cai muito e por muito tempo a energia?

Não muito. Mas já ouviu falar da lei de murph, né? Só cai nos momentos 'apropriados' 😁

Postado

Tem esses interruptores e chaves em miniatura que cabe no espelho da tomada (dependendo do modelo). A chave é melhor por ser redonda em relação ao interruptor e precisa de um furículo pequenuscolo, tipo essa da segunda foto.

interruptor-miniatura-3-amperios.jpg

a28013-800x800.jpg

Fiz quando tive uma oficina entre 2006e 2010 com uma bancada super poderosa caseira, onde tinha todos os testadores com os respectivos chaveamentos (bem minimalista). Pena que não sobrou nenhuma foto. Mas elas não são muito maiores que meu dedão da mão.

• Membro VIP
Postado

Acredite se quiser mas tenho 1 de cada destes daí em 2 espelhos.. sério..😁. Mas fica meio feio num estabelecimento público. Mas a ideia continua sendo boa. A ideia minimalista seria algo como

pro_10352_e.jpg

Só não sei se liga os 2 polos ao mesmo tempo...

pro_10351_e.jpg

E claro, tem que ser compatível com meus espelhos...

Postado

@Mega Blaster

20 horas atrás, Mega Blaster disse:

Barato com certeza não será. Olha pelo lado inverso: Quanto quer/pode gastar e qual tamanho da carga (tudo que quer ligar). Do meu (meu) ponto de vista não vale a pena. Use um nobreak para cargas específicas (Router/modem, PC) e use luminárias de emergência em pontos determinados. É mais lógico, barato, seguro e eficiente.

20 horas atrás, Mega Blaster disse:

@albert_emule e @RK Robson Não sei como é na região de vocês, mas aqui para nós raramente falta energia. Não importa a época. Eu vejo pelo lado prático e econômico. Um sistema assim tem uma implantação complicada, pois será paralelo à rede existente, com cabeamento mais grosso por conta da corrente, todo um sistema de proteção adicional ao que já tem. Imagino ser mais fácil instalar uma luminária de emergência ao lado de uma que já existe. Um nobreak ao lado dos equipamentos de internet, servindo a um PC/notebook se for o caso. Pegue sua conta de energia dos últimos 3 meses e analise quanto tempo ficou sem. Depois compare com os custos e determine se realmente vale a pena um sistema de 12/24 V.

Então, a curto prazo seria uma boa solução usar luminárias, mas tenho uma série de más experiências com elas pois a bateria sempre vicia, não gosto da durabilidade delas para uso de emergência.

Minha ideia é passar cabos paralelos de 1mm que já tenho nas canaletas que passam cabo de rede pela casa, então é uma instalação simples e sem custo. Não gostaria de utilizar nobreak pois achei o valor elevado para uma carga tão pequena, cerca de 300 reais um mais simples. Como já tenho bateria e preciso de uma fonte para carregá-la, gostaria de comprar uma que me desse essa possibilidade de uma rede 12v com bateria; meu custo seria só essa solução que mantivesse a bateria carregada e usasse a mesma quando faltar energia.

Acho honesto pagar até 150 reais nisso se tiver uma confiabilidade boa e não me der muito trabalho, mas se não existir tal solução, quanto mais trabalho me der mais barato tem que ser kkk

Sobre a carga (vou chamar de aparelhos para evitar confusão com carregamento) acredito que 5A seria suficiente, 10A me permitiria um uso mais amplo e 15A seria a opção com maior tranquilidade para utilizar a mesma solução por muito tempo sem mexer no sistema. Claro que sei que mudaria o preço e a dificuldade de achar/fazer, então entre 10 e 15 seria só se fosse tão fácil quanto de 5A, caso contrário 5 está ótimo. (Não pretendo usar PC no sistema, só uso notebooks e celulares).

Citação

Não sei como é na região de vocês, mas aqui para nós raramente falta energia. Não importa a época.

Na minha rua há alguns problemas ocasionais de queda (parece que por sobrecarga) e as vezes há sobrecarga interna que ocasiona em queda da chave do padrão (a rede de entrada da minha casa é longa e subterrânea, no momento não compensa aumentar a carga instalada para resolver isso) essa rede paralela me permitiria iluminar a casa e manter a internet para não interromper trabalhos em andamento (somos 3 pessoas trabalhando em home office sem horário fixo)

Citação

Pegue sua conta de energia dos últimos 3 meses e analise quanto tempo ficou sem.

Isso me deixou curioso, qual a companhia da sua região? Na conta da CEMIG não há tal indicação.

21 horas atrás, albert_emule disse:

Usa conversores Buck-boost.

É que eles tanto aumentam a tensão, quanto diminuem. 

Daí você utiliza um com limitação de corrente para carregar a bateria em 13.7V. 

Depois outro regulado para 12V para alimentar os equipamentos. 

A questão é que isso irá gastar mais energia que o normal. Daí tem que ver se tem necessidade  

Pensei nisso e seria uma boa solução, e gastar energia não seria problema pois daria para usar uma fonte de boa corrente, poderia me falar melhor como faria? 

Ex. se conseguisse uma fonte cm todas essas funções, o sistema ficaria assim:

Tomada > carregador de bat. 12v/ bat. / fonte 12v > aparelhos

Com o conversor seria melhor assim:

Tomada > fonte 12v > step up 14,4v corrente controlada > diodo > bat. > diodo > step down 12v > aparelhos

ou assim:

Tomada > fonte 13,7v > bat. / step down 12v > aparelhos

Ou ainda:

Tomada > fonte 13,7v / bat. > step down 12v junto de cada aparelho

E tem também a opção de a linha ser levantada par 24v para transporte e abaixada no fim da linha, mas acho que não será necessário visto que não devo passar os fios em mais que 15m.

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, RK Robson disse:

cabos paralelos de 1mm

pode não suportar...

13 minutos atrás, RK Robson disse:

15A

e com...

14 minutos atrás, RK Robson disse:

15m

..vai dar [m]perda.

Postado
19 horas atrás, .if disse:

Por cá quando cai a luz cai também a net portanto nem compensa alimentar roteador com rede paralela. O que eu fiz foi muuuito  simples: um interruptor duplo e uma lâmpada led 12V do lado da 127 e claro uma rede só pra bateria. Por enquanto no banheiro e na cozinha apenas.

Mas sim, tá em banho maria mental um sistema 12v pra casa toda. Um pouco mais complexo, o conceito é uma porta AND de 3 entradas: só acende se interruptor ac acionado, falta luz, está escuro. O (auto) desafio está em sentir o interruptor ac ligado/desligado na falta de luz. Se você (caro técnico leitor) tiver alguma ideia não se acanhe em expor

Cara, acho que uma boa solução pra você um relé 12v ou (se achar um barato) um relé 127v contato seco mesmo, onde ele ficaria sempre ligado e caindo a rede ele comutaria e faria "sentir" a falta de energia como solicitou. Para economizar espaço e fazendo com o que já tenho, no seu caso eu pegaria um Sonoff mini r2 e modificaria a placa dele para ""secar"" o relé.

@.if Na ponta desses 15m só teria um roteador e uma lâmpada, esse seria o maior ramo. 15A seria a disponibilidade de corrente total do sistema, não exatamente correria tudo isso por um cabo só.

Para resolver a perda que pensei num buck na ponta e uma rede mais alta.

• Curtir 1
Postado

Boa tarde, 

Sabem me dizer se um aparelho desse resolveria a questão da carga da bateria e disponibilidade de energia mesmo com as fontes desligadas caso eu conecte uma fonte 12v no local que conectaria um painel solar?

Screenshot_2023-05-30-12-37-46-939-edit_com.mercadolibre.jpg

• Obrigado 1
Postado

Esse controlador de carga azul para painel solar é ruim ,tenho um ,fica sempre acima de 14v e a bateria ferve  ...

Pesquisa por ´´controlador de carga azulzinho defeito´´ ...

• Curtir 2
Postado
Em 31/05/2023 às 17:19, Alexandre RS disse:

Esse controlador de carga azul para painel solar é ruim ,tenho um ,fica sempre acima de 14v e a bateria ferve  ...

Pesquisa por ´´controlador de carga azulzinho defeito´´ ...

Caraca, que bom que pedi ajuda aqui antes de comprar, quase me dou mal!

Vejo que já tem alguma experiência com isso, qual me indicaria para ao menos carregar minha bateria após carregada manter em paralelo em uma fonte 12v para manter minhas câmeras ligadas caso acabe a energia?

Postado
Em 29/05/2023 às 11:29, RK Robson disse:

Isso me deixou curioso, qual a companhia da sua região? Na conta da CEMIG não há tal indicação.

RGE, que foi adquirida pela CPFL. Existe os indicativos de fornecimento e interrupção, onde são obrigados a informar a duração média das interrupções. Isso será abatido das contas no mês subsequente se passar dos limites. Pesquisa no site da companhia da sua região. Deve constar na conta física. 

Postado
Em 02/06/2023 às 18:48, RK Robson disse:

Caraca, que bom que pedi ajuda aqui antes de comprar, quase me dou mal!

Vejo que já tem alguma experiência com isso, qual me indicaria para ao menos carregar minha bateria após carregada manter em paralelo em uma fonte 12v para manter minhas câmeras ligadas caso acabe a energia?

Tenho um controlador simples OPS1220 ligado a um painel de 150w , mas não sei se funciona com fonte,nunca testei, creio que a fonte precisa ter tensão acima de 15 volts para funcionar (o painel solar chega a 18v) ...eu procuraria fonte com no break 12 volts , mas não é muito barato mas é mais garantido...

• 10 meses depois...
Postado

@Klewds Poderia nos iluminar com sua experiência e compartilhar conosco seu projeto? Sua experiência é muito bem vinda aqui, pois há muito interesse nesse assunto. Pretendo montar um motor home o mais autossuficiente possível com que de melhor puder comprar. A ideia é achar um meio de ter água de alguma forma segura e energia solar, eólica (mini turbinas), Alternador do carro (ou outro em paralelo), gerador à diesel (ou gasolina) e poder ficar isolado o maior tempo possível. O fator limitante é a água. Mas tem algumas alternativas. Enfim, tenho interesse sobre seu projeto para poder fazer comparações.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...