Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal. Estou fazendo cotações e checagens de compatibilidade para a montagem do meu novo setup. Estava feliz com o que tinha anotado quando ao assistir um vídeo no canal Gamers Nexus com o título "Intel Motherboard Differences: H670 Specs Explained vs. Z690, B660, & H610 (2022)" ele mencionou algo que me deixou com a pulga atrás da orelha.

Primeiramente gostaria de deixar claro que sei que ele está falando sobre a geração passada de placas-mãe e minha dúvida é sobre a mais recente, porém gostaria de saber se alguma verdade ainda resta. Por volta dos dois minutos e comenta que é desperdício de dinheiro comprar uma B660 e um processador K (unlocked) porque ela não vai permitir overclock do processador.

Até aí tudo bem, não gosto de fazer overclock, mas também não gostaria de desperdiçar dinheiro, assim que:

1) O clock de 3.4GHz do processador 17 13700k é nativo ou apenas atingido com OC?

2) Se for o caso considerando que a página de suporte da B760-f gaming wifi mostra este processador como compatível, qual seria o clock que ela o permitiria trabalhar?

Não colei links porque não sei se o site permite, caso queiram posso editar e adicionar os link sou mesmo prints.

Agradeço pela ajuda

Postado
49 minutos atrás, Rochenfels disse:

1) O clock de 3.4GHz do processador 17 13700k é nativo ou apenas atingido com OC?

O clock base só vai acontecer se seu PC estiver com sérios problemas. Em condições normais, ele vai sempre rodar num valor muito acima disso, independente da placa-mãe.

50 minutos atrás, Rochenfels disse:

2) Se for o caso considerando que a página de suporte da B760-f gaming wifi mostra este processador como compatível, qual seria o clock que ela o permitiria trabalhar?

Em tese até 5.4ghz. Na prática, menos que isso.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Rochenfels disse:

Até aí tudo bem, não gosto de fazer overclock, mas também não gostaria de desperdiçar dinheiro

Então bastaria não comprar CPUs com o sufixo K - que são destravados para overclock, e por isso custam mais caro.

Porém as diferença são pequenas-  MRSP da Intel -  preço no mercado BR:

i7-13700F travado, sem Vídeo integrado - $359 - R$ 2.500,00

i7-13700 - travado, com Vídeo integrado - $384 - R$ 2.659,00

i7-13700KF - destravado, sem Vídeo integrado- $389 - 2.660,00

i7-13700K - destravado, com Vídeo integrado - $409 - 2.799,00

Considere que os "K" tendem a ter um apelo de vendas melhor, caso queira vender depois.

Este Vídeo do Hardware Canucks é interessante - e o Mike não fala com "batata na boca" como os cara do HarUnb e do Gamers Nexus 😜.

Mostra a relação entre o consumo (250 - 300Watts) se usado o  "Intel defaults settings" ou o "sem limites" permitido em algumas placa-mãe - que é de ~50 Watts em média (250 - 300Watts),   de uma diferença de até 9 graus na temperatura - dependendo se usado AC ou WC 360mm; e que a temperatura fica entre 85 e 100 graus - dependendo se usado AC ou WC; o que se traduz em um ganho de ~150MHz no clock, podendo chegar momentaneamente em 5.1 GHz.

Porém, na pratica o ganho de performance - em aplicações profissionais, ex. Blender; proporcionado por este ganho de clock ao custo de maior consumo e temperatura (e o custo associado de solução de refrigeração mais capaz) não se justificam.

E se seu uso é "PC gaming", esse maior clock/consumo não faz diferença e até mesmo um bom air cooler é suficiente.

A propósito, veja neste vídeo do Peperaio, a importância de usar um BCF (que a Intel alega invalidar a garantia) para os CPUs LGA1700, evitando o empenamento do PCB/IHS.

• Curtir 2
Postado
5 horas atrás, 1lokos disse:

Então bastaria não comprar CPUs com o sufixo K - que são destravados para overclock, e por isso custam mais caro.

Obrigado pela resposta e ela faz sentido, mas, este é outro ponto que sempre tive dúvidas, porque quando entro para comparar os processadores vejo exemplos conforme a imagem anexada:

i7-13700K rodando a 3.4GHz enquanto o 13200F com clock de 2.1GHz. Na minha cabeça eu penso que se já estou fazendo o upgrade seria melhor pegar um processador que me entregue o melhor clock possível sem OC.

Em modo turbo quase toda a família fica próxima, mas acredito que os processadores não vivam em modo turbo, tendendo a retornar próximo ao clock para o qual foram desenhados.

A minha preocupação então é pagar 80% por um processador que entregue 60% em relação ao topo de linha.

O que eu não estou conseguindo entender acerca das velocidades (STOCK) dos processadores?

Edit:

Após responder assisti ao seu vídeo e depois mais alguns. Ajudou a entender um pouco a questão dos clocks min/máx.

Isto posto, se eu trocasse por exemplo o i7 pelo i5 menos L3 e menos cores não fariam diferença?

E o maior problema é: Procurei para encontrar as opções sem ser desbloqueado, mas só encontro K ou KF ou então "promoção" na Pichau de um 13700F por R$ 2499 enquanto um 13700KF está por R$ 2699.

Última pergunta: O TDP da 13700 é 65W enquanto da 13700K é de 135W. Isso significa que o K consome mais do que o dobro de energia mesmo sem estar trabalhando pesado?

PS. Links da imagem e das velocidades de turbo dos i7

https://rog.ASUS.com/motherboards/rog-strix/rog-strix-b760-f-gaming-wifi-model/helpdesk_qvl_cpu/

https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/series/230486/13th-generation-intel-core-i7-processors.html

image.png

Postado
10 horas atrás, Rochenfels disse:

Isto posto, se eu trocasse por exemplo o i7 pelo i5 menos L3 e menos cores não fariam diferença?

Depende de qual uso você faz do computador, para um típico "PC Gamer" o i5-13600KF - MSRP $294 ~R$ 2.326,00 (K'bum); é o melhor "custo/benéfico" - dos Intel da 13ª geração; os Ryzen AM4 5800X3D (R$ 1.950,00), AM5 7800X3D (3.300,00) são opção melhor.

Para uso profissional - onde "tempo é dinheiro"; o i7 ou i9 podem ser mais adequados.

E o maior problema é: Procurei para encontrar as opções sem ser desbloqueado, mas só encontro K ou KF ou então "promoção" na Pichau de um 13700F por R$ 2499 enquanto um 13700KF está por R$ 2699.

Mas é isso mesmo, a diferença de valor é pequena, note que no MSRP são apenas dezenas de dólares.

Então, a "Rule of the Thumb" do Hard'Unboxed não é "agua e vinho", pois por um pequeno valor você compra um "overclock" de fábrica - no caso do mercado local R$ 200,00; então não estará "perdendo dinheiro" comprando um "K". Só em motherboard Z para fazer overclock do i7-13700KF vai gastar muito mais do que isso, sem falar da solução de refrigeração exigida (WC 280mm, 360mmm).

Última pergunta: O TDP da 13700 é 65W enquanto da 13700K é de 135W. Isso significa que o K consome mais do que o dobro de energia mesmo sem estar trabalhando pesado?

O i7-13700/F sendo "travado" não pode subir muito o clock, por isso o TDP - nominal (o real é maior) é mais baixo -  65W e 219W no Turbo.

Os clocks também são mais baixos:

• Frequência base do Efficient-core 1.50 GHz
  • Frequência turbo máx. do Efficient-core 4.10 GHz
  • Frequência base do Performance-core 2.10 GHz
  • Frequência turbo máx. do Performance-core 5.10 GHz

• Frequência turbo max 5.20 GHz

Já o i7-13700KF - TDP 125w - Turbo 253w - em multitarefa pesada, ex. suite do Adobe Premiere, o consumo vai subir - vide. https://www.guru3d.com/articles-pages/intel-core-i7-13700k-review,6.html

• Frequência base do Efficient-core 2.50 GHz
  • Frequência turbo máx. do Efficient-core 4.2 GHz
  • Frequência base do Performance-core 3.40 GHz
  • Frequência turbo máx. do Performance-core 4.20 GHz

• Frequência turbo max 5.40 GHz

Então, pelos R$ 200,00 compra um belo "overclock" (de fábrica) , vide no vídeo do Hardware Canucks acima, o custo em energia, temperatura e cooler para conseguir mais 150 MHz, para pouco ganho em performance - que nem chega a ser overclock.

• Curtir 1
Postado

Você tem razão. Estive "estudando" durante a noite acerca do assunto e encontrei um vídeo ótimo de um cara falando sobre o poder do I5-13600k que de acordo com ele supera o i9-10900. Imagine para mim que vou aposentar meu i7-6700k.

Outro ponto em que ajuda na economia é a questão da dissipação de calor. Uma pena que moramos no Brasil e não encontro um único Peerless Assassin para colocar, porque nos testes um air cooler já suficiente para manter o i5 na casa dos 60°C e para importar o preço fica quase parelho com o AIO H100 da Corsair.

Acredito que com estas alterações vou conseguir aproveitar melhor todo o potencial do i5 para minhas atividades, além de não precisar me preocupar com refrigeração cara e ainda ter menor consumo de energia.

Nada como trocar ideias.

Pensando num PC que vai durar 4-5 anos, melhor já investir em memórias DDR5 ou o ganho de performance é tão ínfimo que não fará diferença de ter DDR4 pelos próximos anos? Estou apenas pensando que pelo preço posso ter 32Gb 6000MHz DDR5 ou 64Gb 3200MHz DDR4.

E de verdade, obrigado pela ajuda!

• 11 meses depois...
Postado
Em 28/05/2023 às 17:28, Rochenfels disse:

Boa tarde, pessoal. Estou fazendo cotações e checagens de compatibilidade para a montagem do meu novo setup. Estava feliz com o que tinha anotado quando ao assistir um vídeo no canal Gamers Nexus com o título "Intel Motherboard Differences: H670 Specs Explained vs. Z690, B660, & H610 (2022)" ele mencionou algo que me deixou com a pulga atrás da orelha.

Primeiramente gostaria de deixar claro que sei que ele está falando sobre a geração passada de placas-mãe e minha dúvida é sobre a mais recente, porém gostaria de saber se alguma verdade ainda resta. Por volta dos dois minutos e comenta que é desperdício de dinheiro comprar uma B660 e um processador K (unlocked) porque ela não vai permitir overclock do processador.

Até aí tudo bem, não gosto de fazer overclock, mas também não gostaria de desperdiçar dinheiro, assim que:

Não colei links porque não sei se o site permite, caso queiram posso editar e adicionar os link sou mesmo prints.

Agradeço pela ajuda

Não, não é deserdício. Eu nunca liguei para VRM até recentemente. vendo vídeos da antiga chipart e desse português: https://www.youtube.com/@hatrat
Acontece que hoje em dia na Intel (não sei se ocorre na AMD, eu vi o pessoal falando da Intel).
Acontece que o TDP varia de acordo com a placa-mãe que tu usa e isso varia de modelo em modelo podendo ter diferenças em placas do mesmo fabricante com o mesmo chipset e de modelos diferentes, uma boa placa-mãe sem o chipset Z, pode ser melhor que uma Z furreca entende?

Em 29/05/2023 às 13:56, Rochenfels disse:

Você tem razão. Estive "estudando" durante a noite acerca do assunto e encontrei um vídeo ótimo de um cara falando sobre o poder do I5-13600k que de acordo com ele supera o i9-10900. Imagine para mim que vou aposentar meu i7-6700k.

Outro ponto em que ajuda na economia é a questão da dissipação de calor. Uma pena que moramos no Brasil e não encontro um único Peerless Assassin para colocar, porque nos testes um air cooler já suficiente para manter o i5 na casa dos 60°C e para importar o preço fica quase parelho com o AIO H100 da Corsair.

Acredito que com estas alterações vou conseguir aproveitar melhor todo o potencial do i5 para minhas atividades, além de não precisar me preocupar com refrigeração cara e ainda ter menor consumo de energia.

Nada como trocar ideias.

Pensando num PC que vai durar 4-5 anos, melhor já investir em memórias DDR5 ou o ganho de performance é tão ínfimo que não fará diferença de ter DDR4 pelos próximos anos? Estou apenas pensando que pelo preço posso ter 32Gb 6000MHz DDR5 ou 64Gb 3200MHz DDR4.

E de verdade, obrigado pela ajuda!

Mano, eu também quero fazer up upgrade e tenho pesquisado, também gosto de clock mais altos e com uma boa placa-mãe você aproveita até mesmo uma CPU K.
Como eu não quero gastar mais de 2k numa CPU o 14400 me atenderia, ele tem clocks base altos e sobre a placa-mãe eu gastaria uns R$1200/1300 numa placa-mãe mais por causa do wifi mas acredito que seguraria até um i7 sendo uma boa placa-mãe B660 / B760, na verdade o português aí do vídeo diz isso. O mesmo para memórias, se for para DDR5 eu não pegaria as de 6000MHz, pegaria de 5600MHz.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!