Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a frequência máxima de processador suportada pela placa-mãe B760-F?


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal. Estou fazendo cotações e checagens de compatibilidade para a montagem do meu novo setup. Estava feliz com o que tinha anotado quando ao assistir um vídeo no canal Gamers Nexus com o título "Intel Motherboard Differences: H670 Specs Explained vs. Z690, B660, & H610 (2022)" ele mencionou algo que me deixou com a pulga atrás da orelha.

 

Primeiramente gostaria de deixar claro que sei que ele está falando sobre a geração passada de placas-mãe e minha dúvida é sobre a mais recente, porém gostaria de saber se alguma verdade ainda resta. Por volta dos dois minutos e comenta que é desperdício de dinheiro comprar uma B660 e um processador K (unlocked) porque ela não vai permitir overclock do processador.

 

Até aí tudo bem, não gosto de fazer overclock, mas também não gostaria de desperdiçar dinheiro, assim que:

 

1) O clock de 3.4GHz do processador 17 13700k é nativo ou apenas atingido com OC?

2) Se for o caso considerando que a página de suporte da B760-f gaming wifi mostra este processador como compatível, qual seria o clock que ela o permitiria trabalhar?

 

Não colei links porque não sei se o site permite, caso queiram posso editar e adicionar os link sou mesmo prints.

 

Agradeço pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Rochenfels disse:

1) O clock de 3.4GHz do processador 17 13700k é nativo ou apenas atingido com OC?

O clock base só vai acontecer se seu PC estiver com sérios problemas. Em condições normais, ele vai sempre rodar num valor muito acima disso, independente da placa-mãe.

 

50 minutos atrás, Rochenfels disse:

2) Se for o caso considerando que a página de suporte da B760-f gaming wifi mostra este processador como compatível, qual seria o clock que ela o permitiria trabalhar?

Em tese até 5.4ghz. Na prática, menos que isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rochenfels disse:

Até aí tudo bem, não gosto de fazer overclock, mas também não gostaria de desperdiçar dinheiro

 

Então bastaria não comprar CPUs com o sufixo K - que são destravados para overclock, e por isso custam mais caro.

Porém as diferença são pequenas-  MRSP da Intel -  preço no mercado BR:

 

i7-13700F travado, sem Vídeo integrado - $359 - R$ 2.500,00

i7-13700 - travado, com Vídeo integrado - $384 - R$ 2.659,00

i7-13700KF - destravado, sem Vídeo integrado- $389 - 2.660,00

i7-13700K - destravado, com Vídeo integrado - $409 - 2.799,00

 

Considere que os "K" tendem a ter um apelo de vendas melhor, caso queira vender depois.

 

Este Vídeo do Hardware Canucks é interessante - e o Mike não fala com "batata na boca" como os cara do HarUnb e do Gamers Nexus 😜.

 

Mostra a relação entre o consumo (250 - 300Watts) se usado o  "Intel defaults settings" ou o "sem limites" permitido em algumas placa-mãe - que é de ~50 Watts em média (250 - 300Watts),   de uma diferença de até 9 graus na temperatura - dependendo se usado AC ou WC 360mm; e que a temperatura fica entre 85 e 100 graus - dependendo se usado AC ou WC; o que se traduz em um ganho de ~150MHz no clock, podendo chegar momentaneamente em 5.1 GHz.

 

Porém, na pratica o ganho de performance - em aplicações profissionais, ex. Blender; proporcionado por este ganho de clock ao custo de maior consumo e temperatura (e o custo associado de solução de refrigeração mais capaz) não se justificam.


E se seu uso é "PC gaming", esse maior clock/consumo não faz diferença e até mesmo um bom air cooler é suficiente.

 

 

A propósito, veja neste vídeo do Peperaio, a importância de usar um BCF (que a Intel alega invalidar a garantia) para os CPUs LGA1700, evitando o empenamento do PCB/IHS.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, 1lokos disse:

Então bastaria não comprar CPUs com o sufixo K - que são destravados para overclock, e por isso custam mais caro.

Obrigado pela resposta e ela faz sentido, mas, este é outro ponto que sempre tive dúvidas, porque quando entro para comparar os processadores vejo exemplos conforme a imagem anexada:

 

i7-13700K rodando a 3.4GHz enquanto o 13200F com clock de 2.1GHz. Na minha cabeça eu penso que se já estou fazendo o upgrade seria melhor pegar um processador que me entregue o melhor clock possível sem OC.

 

Em modo turbo quase toda a família fica próxima, mas acredito que os processadores não vivam em modo turbo, tendendo a retornar próximo ao clock para o qual foram desenhados.

A minha preocupação então é pagar 80% por um processador que entregue 60% em relação ao topo de linha.

 

O que eu não estou conseguindo entender acerca das velocidades (STOCK) dos processadores?

 

Edit:

Após responder assisti ao seu vídeo e depois mais alguns. Ajudou a entender um pouco a questão dos clocks min/máx.

 

Isto posto, se eu trocasse por exemplo o i7 pelo i5 menos L3 e menos cores não fariam diferença?

 

E o maior problema é: Procurei para encontrar as opções sem ser desbloqueado, mas só encontro K ou KF ou então "promoção" na Pichau de um 13700F por R$ 2499 enquanto um 13700KF está por R$ 2699.

 

Última pergunta: O TDP da 13700 é 65W enquanto da 13700K é de 135W. Isso significa que o K consome mais do que o dobro de energia mesmo sem estar trabalhando pesado?

 

PS. Links da imagem e das velocidades de turbo dos i7

https://rog.ASUS.com/motherboards/rog-strix/rog-strix-b760-f-gaming-wifi-model/helpdesk_qvl_cpu/

https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/series/230486/13th-generation-intel-core-i7-processors.html

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Rochenfels disse:

Isto posto, se eu trocasse por exemplo o i7 pelo i5 menos L3 e menos cores não fariam diferença?

 

Depende de qual uso você faz do computador, para um típico "PC Gamer" o i5-13600KF - MSRP $294 ~R$ 2.326,00 (K'bum); é o melhor "custo/benéfico" - dos Intel da 13ª geração; os Ryzen AM4 5800X3D (R$ 1.950,00), AM5 7800X3D (3.300,00) são opção melhor.


Para uso profissional - onde "tempo é dinheiro"; o i7 ou i9 podem ser mais adequados.

 

10 horas atrás, Rochenfels disse:

E o maior problema é: Procurei para encontrar as opções sem ser desbloqueado, mas só encontro K ou KF ou então "promoção" na Pichau de um 13700F por R$ 2499 enquanto um 13700KF está por R$ 2699.

 

Mas é isso mesmo, a diferença de valor é pequena, note que no MSRP são apenas dezenas de dólares.

 

Então, a "Rule of the Thumb" do Hard'Unboxed não é "agua e vinho", pois por um pequeno valor você compra um "overclock" de fábrica - no caso do mercado local R$ 200,00; então não estará "perdendo dinheiro" comprando um "K". Só em motherboard Z para fazer overclock do i7-13700KF vai gastar muito mais do que isso, sem falar da solução de refrigeração exigida (WC 280mm, 360mmm).

 

10 horas atrás, Rochenfels disse:

Última pergunta: O TDP da 13700 é 65W enquanto da 13700K é de 135W. Isso significa que o K consome mais do que o dobro de energia mesmo sem estar trabalhando pesado?

 

O i7-13700/F sendo "travado" não pode subir muito o clock, por isso o TDP - nominal (o real é maior) é mais baixo -  65W e 219W no Turbo.

Os clocks também são mais baixos:

  • Frequência base do Efficient-core 1.50 GHz
  • Frequência turbo máx. do Efficient-core 4.10 GHz
  • Frequência base do Performance-core 2.10 GHz
  • Frequência turbo máx. do Performance-core 5.10 GHz

  • Frequência turbo max 5.20 GHz

Já o i7-13700KF - TDP 125w - Turbo 253w - em multitarefa pesada, ex. suite do Adobe Premiere, o consumo vai subir - vide. https://www.guru3d.com/articles-pages/intel-core-i7-13700k-review,6.html

  • Frequência base do Efficient-core 2.50 GHz
  • Frequência turbo máx. do Efficient-core 4.2 GHz
  • Frequência base do Performance-core 3.40 GHz
  • Frequência turbo máx. do Performance-core 4.20 GHz

  • Frequência turbo max 5.40 GHz

Então, pelos R$ 200,00 compra um belo "overclock" (de fábrica) , vide no vídeo do Hardware Canucks acima, o custo em energia, temperatura e cooler para conseguir mais 150 MHz, para pouco ganho em performance - que nem chega a ser overclock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem razão. Estive "estudando" durante a noite acerca do assunto e encontrei um vídeo ótimo de um cara falando sobre o poder do I5-13600k que de acordo com ele supera o i9-10900. Imagine para mim que vou aposentar meu i7-6700k.

 

Outro ponto em que ajuda na economia é a questão da dissipação de calor. Uma pena que moramos no Brasil e não encontro um único Peerless Assassin para colocar, porque nos testes um air cooler já suficiente para manter o i5 na casa dos 60°C e para importar o preço fica quase parelho com o AIO H100 da Corsair.

 

Acredito que com estas alterações vou conseguir aproveitar melhor todo o potencial do i5 para minhas atividades, além de não precisar me preocupar com refrigeração cara e ainda ter menor consumo de energia.

 

Nada como trocar ideias.

 

Pensando num PC que vai durar 4-5 anos, melhor já investir em memórias DDR5 ou o ganho de performance é tão ínfimo que não fará diferença de ter DDR4 pelos próximos anos? Estou apenas pensando que pelo preço posso ter 32Gb 6000MHz DDR5 ou 64Gb 3200MHz DDR4.

 

E de verdade, obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Rio McCloud alterou o título para Qual a frequência máxima de processador suportada pela placa-mãe B760-F?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!