Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

B450M Steel Legend não reconhece SSD M.2 NVMe PCIe Gen3 X4


Posts recomendados

Olá a todos, decidi recorrer a esta comunidade pois estou ficando sem opções e gostaria de saber se me resta fazer algo mais além de trocar de placa-mãe/processador.

 

Desde quando comprei a B450M Steel Legend sempre utilizei o SSD M.2 NVMe da XrayDisk e funcionava normalmente, só que não era a versão PRO Gen3 X4.

 

Eu resolvi fazer um upgrade de SSD e como já tinha um bom histórico com a loja decidir comprar na mesma, dessa vez optei pelo XrayDisk SSD M.2 NVMe PCIe Gen3 X4 1TB(Versão PRO).

 

Só que ao conecta-lo na placa-mãe a BIOS não o reconheceu de nenhuma maneira, testei na placa-mãe do PC do meu irmão e pra minha surpresa a BIOS dela o renheceu. Consegui fazer até a instalação do Windows utilizando a placa-mãe dele, porém na minha o instalador do Windows não reconhece nenhuma unidade de disco.

 

Pesquisando no manual da placa-mãe eu encontrei um tópico com as seguintes informações:
image.png.5f20f01e946b37e6d3f48f4626413933.png

Apesar de não ser muito claro, isso me fez entender que o socket m2 só aceita SSD Gen3 X4 para as seguintes gerações de processadores: Matisse, Picasso, Summit Ridge, Raven Ridge and Pinnacle Ridge
Essa gerações são referentes a 1º, 2º e 3º geração Ryzen com ou sem vídeo integradao

O meu processador é o Ryzen 5 5600x que não se enquadra nessas gerações listadas a cima, a única explicação que faz sentido pra esse SSD não estar sendo reconhecido é essa.

Eu já atualizei a BIOS pra última versão disponível(4.60), achando que em alguma atualização da BIOS fosse habilitado o suporte pra esse conjunto de SSD e CPU, mas não resolveu nada.

 

As únicas opções que eu acho que tenho são:
Trocar a placa-mãe por uma que tenha suporte para essa combinação de SSD/CPU

Trocar o meu processador por outro de uma geração inferior

 

Gostaria de saber a opinião de alguém mais experiente na comunidade.

Talvez eu tenha outra opção além dessas? Ou tentar alterar algo na BIOS?

 

Link do SSD: https://pt.aliexpress.com/item/4000956226768.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.31.1da2caa4N7CkTG&gatewayAdapt=glo2bra
Link do manual: https://download.ASRock.com/Manual/B450M Steel Legend.pdf
Configuração do meu setup atual:

processador: Ryzen 5 5600x
placa de vídeo: RX 5600 XT
memória RAM: 4x8GB 3200MHz(multi channel)
SSD: Xraydisk NVMe m2 512GB
placa-mãe: B450M Steel Legend
Air cooler: DeepCool Gammaxx GTE V2 RGB
Kit 6 ventoinhas 120mm RGB + controladora + controle remoto
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Puts cara, eu tenho exatamente o mesmo setup (exceto o processador que é o Ryzen 9 3900) e também tenho esse problema.

 

Pra conseguir usar esse SSD, precisei comprar um adaptador de PCIe pra M.2, mas depois de um tempo usando normalmente, não consigo mais jogar jogos "pesados" que estão no SSD porque as texturas não carregam, áudios do jogo não carregam e etc...

 

Notei que quando isso acontece, o uso do SSD fica em 100% mas as taxas em 0mbps.

 

Não tenho certeza se é a placa-mãe ou o SSD que está com esse problema. Você conseguiu resolver de algum jeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@wallacewts Conseguiu resolver mano? Tenho a mesma placa-mãe so que com um Ryzen 5 5600

Quero pegar um SSD NVMe Crucial P3 1TB só que to com um pouco de receio de pegar por medo de a placa-mãe não suportar o SSD como tenho ela desde 2021.

As informações no site sobre o suporte mudaram, aí isso acabou me deixando mais confuso ainda kkkkkk

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Mano... tenho essa mesma placa-mãe B450m Steel Legend, to passando pelo mesmo problema. comprei ontem um NVMe M.2 2280 de 1tb, e não funciona nem a pau, 

ja tentei de tudo e a BIOS não reconheci o NVMe M.2, alguém ai conseguiu colocar pra funcionar ? posta ai se sim. BIOS aqui ta atualizada pra 8.01 se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!