Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa-mãe pra Ryzen 5 5600g


Posts recomendados

Trabalho com PS, AI e AE, assim como milhares quero montar um pczinho aliexpress, porém nada sei, apenas que placa-mãe que memória RECC não é muito legal,

quero montar um kit:

  • com Ryzen 5 5600g (porque só depois terei como colocar uma placa de vídeo, enquanto isso preciso trabalhar)

 

  • não sei que placa-mãe escolher para futuramente colocar uma placa de vídeo no mínimo DDR4 pra poder dar umas jogadas de vez em quando e tem que acompanhar o desempenho das memórias RAM

 

  • No meu notebook tenho um SSD NVMe m2 de geração 4 - XPG 1TB GAMMIX S70 Blade - só que não entrega todo o potencial pelo meu notebook suportar geração 3 e o SSD ser geração 4,

então a placa-mãe tem que suportar SSD NVMe de geração 4.0

 

É isso, se alguém puder me dar uma orientação e ah, to fugindo de processador soldado/chumbado na placa kkkkkkkkkkk 

valeu🤠

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Gustavo Moisés disse:

não sei que placa-mãe escolher para futuramente colocar uma placa de vídeo no mínimo DDR4 pra poder dar umas jogadas de vez em quando e tem que acompanhar o desempenho das memórias RAM

So uma observação.. não confunda a O tipo da memória Ram do PC (DDR4) com o da placa de Vídeo.. são memórias completamente diferentes e não precisam ser do mesmo tipo, realmente existe placa de videos com memória DDR4 (alguns modelos da GT 1030), mas são normalmente placas muitos fracas em que o Vídeo onboard de 5600G é pelo menos equivalente... A placa de Vídeo pode ser GDDR5 ou GDDR6 sem problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer  placa que suporte o 5600G vai suportar qualquer placa de Vídeo.

 

No meu caso por exemplo Tenho 16GB de memória DDR4 (RAM) e minha placa de Vídeo é um 3060 com 12 GB de memória GDDR6.  

Essa placa de Vídeo é PCI express 4.0 mas minha placa-mãe (e processador) são PCI Express 3.0.

 

Se não me engano para suportar PCI Express 4.0 o chipset tem que ser o B550 ou superior.. não tenho certeza se o A520 suporta. Alem do processador suportar (O 5600G se não me engano suporta).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Gustavo Moisés disse:

@bngomes opa, meu caro...mas qual placa-mãe, de 400 a 600, comprar que suporte placa de vídeo DDR5 e memória RAM DDR4?

placa-mãe suporta toda placa de vídeo. Não tem isso de uma placa-mãe suportar placa de vídeo. Suporta e acabou.

No geral, pegue uma A520M S2H ou DS3H com dois pentes de memória Gammix 8 GB de 3200 MHz. De fonte pegue uma MSI MAG A550BN/A650BN (pegue a que estiver mais barata).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

1 hora atrás, Gustavo Moisés disse:

então a placa-mãe tem que suportar SSD NVMe de geração 4.0

A versão do PCI express do seu processador (R5 5600G) é 3.0. Então, mesmo que a placa tenha suporte ao 4.0, ele não vai ser usado. De qualquer forma, na prática, na minha opinião, a diferença de velocidade é muito pequena: PCI 3.0 vs 4.0 vs 5.0

 

1 hora atrás, Gustavo Moisés disse:

só que não entrega todo o potencial pelo meu notebook suportar geração 3

Então talvez esse gargalo seja por outra razão.

 

Quanto às memórias, compre com frequência de 3200Mhz, é perfeita para o 5600G e sendo de frequência menor, não aproveita o potencial do processador. A marca Asgard é bacana.

 

59 minutos atrás, Gustavo Moisés disse:

as qual placa-mãe, de 400 a 600, comprar

Eu também estou nessa peleja de procurar uma placa-mãe pra mim, com esse mesmo processador. As opções para você e pra mim são (das mais baratas e simples às mais caras e com recursos) as A520, B450 e B550. Eu também ainda não decidi, mesmo depois de muito perturbar o pessoal daqui :lol:, mas nessa faixa de preço que você estipulou, acho que a melhor opção no Brasil seja a b540m DS3H (R$ 598). Se for de Aliexpress, geralmente, quanto mais cara, melhor será.

 

Mas uma dica, cuidado com o Ali: eu comprei essa mesma placa acima na loja "oficial" da gigabyte de lá, há quase 40 dias, ficou presa na alfândega quase 30 dias e ontem recebi a mensagem dizendo que "A entrada do objeto no Brasil não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores". Não sei o que vai acontecer, solicitei reembolso, tá tudo meio enrolado, enfim... Dor de cabeça. Acontece com todo mundo? Não, mas pode acontecer com qualquer um, principalmente com pacotes grandes como placas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gustavo Moisés disse:

uns R$ 2.300,00 a R$ 2.600,00

Gastando um pouquinho a mais (R$ 2726,78) você consegue uma configuração com placa de vídeo:

Ryzen 5 5500 - R$ 699,00 (mesmo desempenho do Ryzen 5600g)
Gigabyte A520M K V2 - R$ 459,00
XPG Gammix D10 8GB 3200MHz CL16 (pegue dois pentes) - R$ 279,98
Gigabyte GeForce GTX 1650 D6 OC 4GB - R$ 849,00
XPG Pylon 450W - R$ 239,90
GABINETE MSI MAG Forge M100A - R$ 199,90

 

Tanto o Ryzen 5600g quanto o Ryzen 5500 são PCIe 3.0, ou seja, limitarão seu SSD PCIe 4.0. A limitação desta configuração vai ser por parte da placa de vídeo, se quiser colocar uma placa de vídeo melhor futuramente, provavelmente terá que trocar de fonte também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gustavo Moisés disse:

@Kohari saquei,  o desempenho cai por não ser quadchannel?

 

Não tem relação com "quad channel".

 

Computador desktop não tem "quad channel", isso é coisa de servidor, em desktop é tudo "dual channel", desde que use memórias aos pares, 2 pentes ou 4 pentes.

 

Algumas placas de vídeo: RX 6400, RX6500XT, RX  7600, RTX 4060... perdem desempenho em placa-mãe PCI 3.0 porque estas placas de vídeo não capadas nas linhas de comunicação - ao invés de 16x é 8x.

 

Com outras placas de vídeo ocorre perda de desempenho, mas é pequena, coisa de 2-3%, e que varia conforme o jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!