Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo dar upgrade na GPU ou CPU?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Olá, recentemente eu peguei um monitor da Dell 2K 165hz (Dell S2721DGF) e alguns jogos (principalmente o WarZone 2.0) estou sentindo falta do meu fps com o 1080p, então estou pensando em dar um upgrade na minha GPU que é uma RTX 3060 Ti, minhas opções são a RTX 4070, RTX 3080 Ti (se achar um preço MUITO bom) e a RX 6950 XT (também se achar um preço muito bom).

 

Porém eu estava querendo fazer um upgrade (antes de pegar o monitor) do processador, do meu R5 5600 para um R7 5800X3D. Queria saber qual vale mais a pena pegar primeiro, a GPU ou CPU!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Para melhorar o desempenho em 1440p você precisará de uma GPU melhor, trocar de CPU não vai te ajudar com o aumento de resolução. 12GB para 1440p não é ruim (AGORA), mas no futuro as placas com 16GB podem se dar um pouco melhor. É a mesma história da RTX 3070 em 2020, 8GB estava OK para aquela época, mas hoje em dia ela vem apanhando contra a RX 6700 XT com seus 12GB quando rodando games em 1440p, e na verdade a RX 6700 XT compete mais contra a RTX 3060 Ti.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Para melhorar o desempenho em 1440p você precisará de uma GPU melhor, trocar de CPU não vai te ajudar com o aumento de resolução.

Basta ver que em 1080p o Ryzen 5800X3D leva em 170FPS em média, em 1440p deve ser menos. Logo, troque de GPU.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo P. pelo preço que a RX 6800 XT está custando hoje, acho ela uma boa opção:

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/22152/placa-de-Vídeo-powercolor-Radeon-rx-6800-xt-red-dragon-16gb-gddr6-fsr-ray-tracing-axrx-6800-xt-16gbd6-3dhroc

 

Ela acaba saindo um pouco mais em conta que a RTX 4070 e tem mais ou menos o mesmo nível de desempenho. Isso se você estiver disposto a abrir mão das vantagens da NVIDIA (DLSS, Ray Tracing, Tecnologia CUDA, etc.) em troca de uma possível maior vida útil por causa da VRAM. A RTX 4070 também acaba tendo um consumo de energia menor e também suporte para codificação AV1 via NVENC (se você for mexer com live stream).

 

Os principais trunfos das NVIDIA RTX 4000, melhor desempenho em Ray Tracing e o novo Frame Generation, são recursos que usam bastante memória de vídeo, então nos futuros jogos o usuário terá que escolher entre usar um ou o outro, talvez não seja possível usa-los ao mesmo tempo sem precisar apelar para uma resolução menor (ou DLSS mais agressivo). Isso é o que chamamos de obsolescência programada.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB O que me interessa mesmo da Nvidia é o DLSS e o codec porque pretendo fazer stream, mas a 6800XT parece ser melhor pelo o que você disse de vida útil por conta da VRAM, como ainda não vou comprar agora, vou ter um tempo para pensar qual eu "sacrifico". Muito obrigado mesmo por responder!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Italo P. disse:

@GuilhermeGB O que me interessa mesmo da Nvidia é o DLSS e o codec porque pretendo fazer stream, mas a 6800XT parece ser melhor pelo o que você disse de vida útil por conta da VRAM, como ainda não vou comprar agora, vou ter um tempo para pensar qual eu "sacrifico". Muito obrigado mesmo por responder!

Tente esperar mais alguma novidade sobre as próximas placas RX 7000 da AMD. O DLSS realmente você não vai ter, o FSR 2 é bom, porém não chega no mesmo nível, mas a linha RX 7000 tem suporte para codificação AV1. Eu não estou muito confiante de que a RX 7700 XT vai ter 16GB de VRAM depois da mancada que a AMD deu na RX 7600, mas nunca se sabe. Meses atrás vazaram as possíveis especificações dela com 12GB de VRAM, porém vazaram as especificações da RX 7600 dizendo que seria a RX 7600 XT, então pode ser que alguma coisa mude.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!