Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Antes de abrir este tópico eu pesquisei "testar capacitor", no Fórum, e li tudo. Não foi muita coisa mas eu não tive ânimo para expandir a pesquisa. Desculpem-me. Acredito mesmo  não ser um assunto batido por aqui, o que vou perguntar a seguir.

Algumas pessoas pensam poder detectar fuga em capacitores com o teste de resistência ou o teste de continuidade, em multímetro analógico ou até em multímetro digital. Também há o experimentalismo mediante o carregamento do capacitor e a observação de sua tensão. E tem o cálculo da capacitância a partir da fórmula da frequência.

Eis um resumo.

Os métodos de investigação do capacitor não vem ao caso neste tópico.

Apesar de que, a respeito da aferição da fuga, vale deixar mencionados os artigos INS425 (1986) e INS605 do Instituto Newton C. Braga.

Sigamos.

Vamos pressupor que temos um aparelho calibrado capaz de fornecer valor de ESR, valor de corrente de fuga, e/ou valor de capacitância.

a) Quais seriam as tolerâncias de capacitância para cada tipo de capacitor?

b) Como julgar o ESR?

c) Quanto seria uma fuga problemática?

d) Como os critérios acima se relacionam com as diferentes aplicações?

Encontrei algumas tabelas de ESR que me desanimaram. Elas tinham valores discretos, não tinham faixas de valores. Como que dizendo que o medidor deve ser exato, e os capacitores, simplesmente perfeitos.

Não encontrei tabelas de fuga.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!