Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia, vamos ver se consigo explicar, comprei memórias da corsair vengeance RGB pro 3600, mas atualmente rodo elas a 3533, porque se ativo o xmp elas dividem 2:1 e perde muito desempenho, se seto na BIOS 3800 com infinity 1900, o windows inicia normalmente, só q o soc tensão do hwinfo e do hwmonitor fica em 1.2, mesmo colocando tudo 1.1 como está na BIOS, será q tenho q mudar as opções da aba external voltage settings e teria q mudar o vddcr_soc voltage para 1.1, poderia me explicar basicamente o q cada campo faz e vi q tem opções de offset e fixed mode, obrigado

1.thumb.jpg.541df732a996d3cc0b446c19d3795a1e.jpg2.thumb.jpg.9409a5d7617869240c73460cb23e600f.jpg

Postado
19 minutos atrás, BITICA disse:

bom dia, vamos ver se consigo explicar, comprei memórias da corsair vengeance RGB pro 3600, mas atualmente rodo elas a 3533, porque se ativo o xmp elas dividem 2:1 e perde muito desempenho, se seto na BIOS 3800 com infinity 1900

Não não, mas peraí...se você tem um kit de 3600, colocar em 3800 e ter que tunar os timings é meio que perda de tempo, apenas ative o xmp, force Uncore e IF para ficar e 1:1:1 com a RAM (sua placa deveria fazer isso automaticamente, mas não custa nada você garantir) e seja feliz.

Com relação a essas tensões, você deixa tudo no automático. Talvez só mexer em Soc/Uncore para 1.1 ou 1.15 caso esteja instável, mas de resto, não tem porque você mudar.

Ah, e lembrando, ASRock tem hardware bom com BIOS podre. Qualquer frustração, normal, é ASRock.

• Curtir 1
Postado

em 3800 o benchmark no aida ficou melhor q 3533, os timmings diminuo depois ou então volto a 3533 e tento apertar os timmings, o problema é se deixo o soc/uncore, igual mostra na foto, no hwinfo e hwmonitor ele fica 1.2, acho q teria q mudar o da aba external voltage settings, o vddcr_soc voltage, só q lá existe offset mode e fixed mode, tem q escolher uma dessas para setar 1.1

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Não não, mas peraí...se você tem um kit de 3600, colocar em 3800 e ter que tunar os timings é meio que perda de tempo, apenas ative o xmp e seja feliz.

Com relação a essas tensões, você deixa tudo no automático. Talvez só mexer em Soc/Uncore para 1.1 ou 1.15 caso esteja instável, mas de resto, não tem porque você mudar.

Postado
agora, BITICA disse:

em 3800 o benchmark no aida ficou melhor q 3533, os timmings diminuo depois ou então volto a 3533 e tento apertar os timmings,

Mas é claro que fica melhor, benchmark serve para isso mesmo, mostrar que o número aumentou...

....mas não tem diferença nenhuma na prática.

1 minuto atrás, BITICA disse:

o problema é se deixo o soc/uncore, igual mostra na foto, no hwinfo e hwmonitor ele fica 1.2, acho q teria q mudar o da aba external voltage settings, o vddcr_soc voltage, só q lá existe offset mode e fixed mode, tem q escolher uma dessas para setar 1.1

Certo, e...? Essa tensão não importa muito, você na realidade só tem que mexer nela em dois casos:

1. Bandaid para tentar estabilizar OCs muito altos que estejam com pouca instabilidade.
  2. Se a placa-mãe joga valores absurdos, como é o caso das AM5 atualmente.

E você não parece se encaixar em nenhum dos dois. De novo, deixe tudo no auto.

• Curtir 1
Postado

se ativar o xmp e deixar tudo auto com o clock padrão da memória q é 3600, ela divide 2:1, se colocar no infinity fabric manual 1800, ela pega soc 1.2, quero q o soc fica 1.1, não precisa de 1.2 ou se caso precisar eu coloco.

1 hora atrás, Imakuni disse:

Mas é claro que fica melhor, benchmark serve para isso mesmo, mostrar que o número aumentou...

....mas não tem diferença nenhuma na prática.

Certo, e...? Essa tensão não importa muito, você na realidade só tem que mexer nela em dois casos:

1. Bandaid para tentar estabilizar OCs muito altos que estejam com pouca instabilidade.
  2. Se a placa-mãe joga valores absurdos, como é o caso das AM5 atualmente.

E você não parece se encaixar em nenhum dos dois. De novo, deixe tudo no auto.

Postado
agora, BITICA disse:

se ativar o xmp e deixar tudo auto com o clock padrão da memória q é 3600, ela divide 2:1

Ou seja, você ativa o XMP e depois muda UCLK e FCLK para 1:1. É isso que você tem que mudar.

• Curtir 1
Postado

essa BIOS a função disso chama colocar o infinity fabric 1800, só q não quero deixar o soc 1.2, o trem está auto, hoje está 1.2, amanhã vai q pega 1.25 ou mexendo no pc ele sobe, quero deixar setado 1.1, caso não descobrir como coloca 1.1, vou deixar 3533 mesmo, porque assim o soc fica 1.1 e fica dividido 1:1, estou apertando os timmings, essa memória vem com os times muito frouxos 18,22,22,42, mas obrigado por disponibilizar seu tempo em me ajudar, tenha um ótimo dia.

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Ou seja, você ativa o XMP e depois muda UCLK e FCLK para 1:1. É isso que você tem que mudar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...