Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe deu curto no chip, troca foi efetuada e agora outros defeitos surgiram


hellohelo

Posts recomendados

Pessoal, boa noite

 

O meu notebook é um ASUS X515JA. Aqui as especificações dele. Completou um ano de usado mês passado. 

 

Essa semana, após usá-lo normalmente durante o dia, desliguei-o e tentei ligar no dia seguinte.

 

Não ligava com o carregador plugado na tomada nem fora dela. Levei numa Assistência Técnica da minha cidade. Depois de analisar, me informaram que o problema era no chip principal da placa-mãe, e que efetuariam a troca por uma peça nova e original.

 

Tudo certo, trouxe o note pra casa um pouco na pressa pois precisava finalizar um trabalho, fiz uso normalmente, mas quando fui tirar do carregador pra levar até outro cômodo ele desligou, e aí percebi que não estava ligando fora da tomada.

 

Levei de volta pra Assistência, e me informam que o problema agora parece ser na bateria, mas eu achei estranho já que estava funcionando perfeitamente antes. A barra de tarefas inclusive não exibe a bateria com um "X" em cima como normalmente é o caso em baterias danificadas, mostra como se estivesse plugada carregando. Eles não tinham bateria pro meu aparelho lá, então fizeram um pedido e vão entrar em contato comigo semana que vem pra ir lá testar.

 

Agora, além de tudo isso, trouxe o notebook de volta pra casa pois preciso trabalhar, e ele está sem som.

 

Print do Gerenciador De Dispositivos

Print da Barra de Tarefas

Print da aba "Gerenciar os dispositivos de áudio" no Painel de Controle

 

Minhas dúvidas são:

 

Poderia o defeito e a subsequente troca do chip principal ter afetado a bateria de alguma forma?

Como consigo resolver isso do som? (Caso essa dúvida não possa ser respondida nessa seção do fórum, ignorem. Estou incluindo aqui pois desconfio que o problema tenha relação com a placa-mãe) 

 

E de bônus: haveria alguma possibilidade deles terem trocado a bateria por uma defeituosa pra tirar dinheiro meu? Porque estou tendo dificuldade de acreditar que ela deu problema assim, do nada, sendo tão nova.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

49 minutos atrás, hellohelo disse:

haveria alguma possibilidade deles terem trocado a bateria por uma defeituosa pra tirar dinheiro meu?

Sim, há essa possibilidade. Mas improvável.

 

Eu acredito que fizeram a manutenção de forma errada e acabou causando mais danos do que já tinha. Existe a possibilidade de terem efetuado a troca por uma peça usada ao invés da nova, que poderia explicar esse problema.

 

Quanto a solução deste problema, realmente não sei dizer o que é. Talvez alguém com com mais conhecimento e experiência tenha visto algo parecido. Mas se houve dano físico, vai ser difícil um diagnóstico apenas por imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Pedroou disse:

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware.

Sim, há essa possibilidade. Mas improvável.

 

Eu acredito que fizeram a manutenção de forma errada e acabou causando mais danos do que já tinha. Existe a possibilidade de terem efetuado a troca por uma peça usada ao invés da nova, que poderia explicar esse problema.

 

Quanto a solução deste problema, realmente não sei dizer o que é. Talvez alguém com com mais conhecimento e experiência tenha visto algo parecido. Mas se houve dano físico, vai ser difícil um diagnóstico apenas por imagem.

 

Me informaram que a peça era nova e original. Vou levar amanhã de novo

38 minutos atrás, JorgeGus disse:

Que chip principal?

Quanto você pagou no conserto?

 

Talvez tenham trocado a placa-mãe e colocado uma usada com defeito.

O diagnóstico que me deram foi esse: "curto na placa-mãe, necessário reparo e troca do chip principal"

 

Os valores:

Reparo da placa $520,00
Mão de obra $100,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se foi o chipset, o valor é estranho. É quase o valor de uma peça nova.

Se eles trocaram por uma usada, ela tem defeito. Se fizeram alguma manutenção, não ficou bom.

Se falarem em colocar peças novas, peça a nota fiscal.

 

Se você não entende de hardware, fica fácil pegar uma peça usada e colocar no lugar como nova. Por isso, sempre que falarem em peça nova, peça a nota fiscal do produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Pedroou disse:

Se foi o chipset, o valor é estranho. É quase o valor de uma peça nova.

Se eles trocaram por uma usada, ela tem defeito. Se fizeram alguma manutenção, não ficou bom.

Se falarem em colocar peças novas, peça a nota fiscal.

 

Se você não entende de hardware, fica fácil pegar uma peça usada e colocar no lugar como nova. Por isso, sempre que falarem em peça nova, peça a nota fiscal do produto.

 

É, o jeito será pedir a nota fiscal dessa peça, então. Farei isso assim que abrirem a loja amanhã. Obrigada

14 minutos atrás, Pedroou disse:

Se foi o chipset, o valor é estranho. É quase o valor de uma peça nova.

Se eles trocaram por uma usada, ela tem defeito. Se fizeram alguma manutenção, não ficou bom.

Se falarem em colocar peças novas, peça a nota fiscal.

 

Se você não entende de hardware, fica fácil pegar uma peça usada e colocar no lugar como nova. Por isso, sempre que falarem em peça nova, peça a nota fiscal do produto.

Aliás, em relação a esse tópico que você linkou, diferente do que o rapaz respondeu nele, não me foi informado nada sobre não valer a pena trocar o chipset - me deram inclusive uma garantia de 3 meses, por isso autorizei o reparo. Agora fiquei confusa (e mais desconfiada)

 

E também, diante de tudo isso, haveria a possibilidade de fazer a troca da placa-mãe ou não vale a pena?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
8 horas atrás, hellohelo disse:

haveria a possibilidade de fazer a troca da placa-mãe ou não vale a pena?

Tendo em vista que você já gastou R$ 620,00, vai ficar caro. Achei a placa-mãe no aliexpress por R$ 630,00.

O problema é que essas placas de notebook muitas vezes tem tamanho e formato próprio, sendo assim, você só consegue comprar diretamente do fibricante (ou da China onde fabricam elas).

 

A compra de uma nova pela ASUS deve custar algo em torno de R$ 800,00 a R$ 1.000,00. Já vai sair logo o valor de um notebook novo se resolver trocar. A solução que recomendo é insistir nessa garantia de 3 meses da assistência até que resolva. 

 

Caso digam que precisa trocar mais alguma coisa, volte aqui, tire foto e mostre antes de autorizar o serviço.

Pelo vídeo de abertura dele, parace ser essa: AliExpress

Mas precisa saber se as versões do mesmo modelo tem alguma variação na placa para não comprar uma incompatível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Pedroou disse:

Tendo em vista que você já gastou R$ 620,00, vai ficar caro. Achei a placa-mãe no aliexpress por R$ 630,00.

O problema é que essas placas de notebook muitas vezes tem tamanho e formato próprio, sendo assim, você só consegue comprar diretamente do fibricante (ou da China onde fabricam elas).

 

A compra de uma nova pela ASUS deve custar algo em torno de R$ 800,00 a R$ 1.000,00. Já vai sair logo o valor de um notebook novo se resolver trocar. A solução que recomendo é insistir nessa garantia de 3 meses da assistência até que resolva. 

 

Caso digam que precisa trocar mais alguma coisa, volte aqui, tire foto e mostre antes de autorizar o serviço.

Pelo vídeo de abertura dele, parace ser essa: AliExpress

Mas precisa saber se as versões do mesmo modelo tem alguma variação na placa para não comprar uma incompatível. 

Fiz o pedido da nota fiscal, eles me informaram que essa nota é "deles" e que "compram em quantidade", por isso não podem repassar... Me pediram pra levar lá pra fazer uma revisão. Vou fazer isso hoje a tarde e atualizo o tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma placa-mãe de notebook nova costuma custar quase o preço de um notebook novo, então geralmente o notebook é descartado ou se usa uma placa usada.

 

Existe um processo chamado reballing para corrigir problemas de solda do chipset ou do processador quando este também é soldado, mas geralmente os resultados são temporários ou geram outros problemas então se for o caso, seria melhor trocar a placa-mãe ou mesmo ou comprar outro notebook novo.

 

Essa história de comprar em grande quantidade obviamente não faz sentido, a não ser que eles atendam centenas de clientes por dia.

 

E você pode chamar a polícia se eles não entregarem a nota fiscal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, JorgeGus disse:

Uma placa-mãe de notebook nova costuma custar quase o preço de um notebook novo, então geralmente o notebook é descartado ou se usa uma placa usada.

 

Existe um processo chamado reballing para corrigir problemas de solda do chipset ou do processador quando este também é soldado, mas geralmente os resultados são temporários ou geram outros problemas então se for o caso, seria melhor trocar a placa-mãe ou mesmo ou comprar outro notebook novo.

 

Essa história de comprar em grande quantidade obviamente não faz sentido, a não ser que eles atendam centenas de clientes por dia.

 

E você pode chamar a polícia se eles não entregarem a nota fiscal.

ele me deu uma garantia de 3 meses, mas isso é pouquíssimo tempo. já aceitei que o problema provavelmente vai retornar e já estou vendo outros notebooks pra comprar.

 

quanto à nota, eu não quis brigar e pedir porque estava sozinha, mas pelas informações passadas aqui percebo que não vale a pena de qualquer forma, já que esse problema costuma voltar.

 

obrigada pelos esclarecimentos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!