Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, colegas!

Tenho um PC que montei há alguns anos guerreiro, que fui dando upgrades pontuais ao longo dos anos.

Mas sinto que chegou a hora de um upgrade um pouco maior, o que pra mim significa placa-mãe e processador.

O objetivo é jogar num nível Medium/High, nada Ultra. Gostaria da opinião dos senhores, por favor.

Meu PC atual é o seguinte:

Intel Core i7-2600 CPU 3.40GHz

placa-mãe é uma Gigabyte.

RAM 16GB

Vídeo GeForce RTX 1660

Tô pesquisando, pensando em algo assim:

Intel Core i5 12400F 2.5GHZ (4.4GHZ Turbo)

ASUS TUF Gaming Z690

RAM 32GB

Vídeo GeForce RTX 3060

Tô muito fora? Tô viajando?

Meu orçamento ainda está em aberto.

• Membro VIP
Postado

Com exceção da placa-mãe que é exagerada, os resto está bom.

Você precisa informar a fonte, é importante saber marca e modelo.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, JurandirRomualdo disse:

ASUS TUF Gaming Z690

Você não precisa de uma placa-mãe top de linha para seu processador tão modesto. Qualquer placa-mãe com chipset "H" ou "B" já servem, a não ser se deseja trocá-lo pelo processador mais parrudo no futuro. Tem MSI B660M P PRO LGA 1700 DDR4.

Fora disso, está ótimo.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@JurandirRomualdo Olá amigo, tudo bem?

O orçamento é importante para indicação do hardware, mas de qualquer forma, vou fazer alguns apontamentos, baseados em minha opinião é claro:

1º - Não compraria hoje um Intel 12ªGen, já tentaria partir para a 13ª, de preferência um i5 13600KF para ter longevidade, caso o orçamento não alcance, trocaria para AMD, talvez um Ryzen 5 5600, pois oferece mais possibilidades de upgrade pela plataforma AM4, podendo depois adicionar um R7 5800X3D por exemplo.

2º - Como já dito, não precisa de tanta placa-mãe assim, pode economizar e caso vá de Intel, recomendo uma B660M Gaming X DDR4, já se resolver trocar para AMD, indico a B550M Aorus Elite DDR4.

3º - Qual a sua fonte, provavelmente tenha que alterar para esse novo hardware, recomendo hoje a XPG Core Reactor, 850W, uma das melhores no mercado, 10 anos de garantia e excelente preço!

Abraços!

• Curtir 1
Postado

Oi pessoal!

Minha fonte atual é uma Corsair 850W.

Eu acredito que ela suporte a config nova, mas ainda assim eu queria trocá-la por ela não ser modular.

Hoje é um inferno caber essa porrada de cabo no gabinete. Mas não é uma prioridade, vai depender aí das demais peças.

Obrigado pelas indicações, vou dar uma olhada.

Tô imaginando investir em torno de R$ 6000.

• Moderador
  • Solução
Postado
1 hora atrás, JurandirRomualdo disse:

Tô imaginando investir em torno de R$ 6000.

Certo, então vou lhe indicar a configuração aqui a baixo que eu montaria com esse orçamento, segue:

Processador - Intel Core i5-13600KF (R$ 2099,99)

Placa-mãe - Gigabyte B660M Gaming X DDR4 (R$ 989,00)

memória RAM - Memória Kingston Fury Beast 32GB (2x16GB) 3200MHz DDR4 CL16 (R$ 649,99)

Placa de Vídeo - Nvidia ASUS RTX 3060 12GB GDDR6 (R$ 2199,99)

Total de investimento: 5,938,97

Uma baita configuração, com RAM e CPU de sobra para longos anos, futuramente pode só dar upgrade de GPU e manter o restante! 😉

Deixei de fora indicação de AirCooler ou WC pois não sei se você já tem algum, caso não tenha, indico que busque um WC 240mm para esse i5.

Sobre a fonte, pode continuar a utilizar essa sua Corsair, mas sempre utilize junto a um filtro de linha bom como os iClamper, quando sobrar uma grana e quiser trocar de fonte, poderá faze-lo, mas não precisa ser agora.

Espero ter ajudado,

Abraços!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...