Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal tudo bem?

Gostaria da ajuda de vcs.  Hj tenho um laptop  G15 i7 12th 12700h  é uma RTX 3060. Noto que ele esquenta bem em loads, gostaria de diminuir a temperatura mesmo estando em modo G ( fans no máximo ).

Baixei o Intel XTU  mas notei que o controle de tensão não me é disponível nessa versão de processador.

Então me resta diminuir o Turbo Boost short Power  e  o Turbo Boost Power Max  e o Turbo Boost Power Time Window.

respectivamente os valores default são  115W  e  90W e 56s

coloquei 60W  e  50W  e  5s   !! Fiz o teste de stress e não deu problema, tem algum risco fazer isso ? Posso manter esses números ? 

segue uma foto de como está.   Mas percebo que mesmo com esses números as vezes em loads a temperatura passa dos 90c , será que tem que baixar mais ainda ?

muito obrigado pela ajuda.

742472A9-E44F-4122-9C97-4626C6B1B9BE.jpeg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@ThalesRP Boa tarde.

Primeiramente, meus pesames. Dell hoje é uma das piores marcas do mercado em questão de resfriamento em notebooks.

E você está certo, processadores de 12ª geração não suportam undervolt.

Sua solução (limitar o power) não causa nenhum tipo de problema ao chip, ela apenas limita a performance do mesmo, visto que ele vai usar menos energia.

Agora sobre a temperatura do processador, como eu comentei acima, não tem muito o que fazer.

Recomendo ver se o produto veio com uma pasta térmica decente (o que duvido), e trocá-la, se puder, por um modelo de melhor dissipação térmica. Ajustar a curva de fans também pode ajudar, só que ai vai ficar um pouco mais barulhento.

Boa sorte.

Postado
1 hora atrás, Simuroc disse:

@ThalesRP Boa tarde.

Primeiramente, meus pesames. Dell hoje é uma das piores marcas do mercado em questão de resfriamento em notebooks.

E você está certo, processadores de 12ª geração não suportam undervolt.

Sua solução (limitar o power) não causa nenhum tipo de problema ao chip, ela apenas limita a performance do mesmo, visto que ele vai usar menos energia.

Agora sobre a temperatura do processador, como eu comentei acima, não tem muito o que fazer.

Recomendo ver se o produto veio com uma pasta térmica decente (o que duvido), e trocá-la, se puder, por um modelo de melhor dissipação térmica. Ajustar a curva de fans também pode ajudar, só que ai vai ficar um pouco mais barulhento.

Boa sorte.

Oi @Simuroc

obrigado pelo feedback.

poderia me indicar uma pasta térmica top, para usar no notebook, estou para levar pra um técnico em Belo Horizonte para poder fazer a limpeza e já aproveitava e trocaria a pasta térmica por uma muito boa.

vlwss !  Na busca de uma assistência confiável Aqui em BH visto que o Dell é chato pra desmontar por ser placa-mãe invertida .

• Membro VIP
Postado

@ThalesRP Boa noite, posso.

Minha lista, da melhor pra a "pior".

1 - Cooler Master Cryofuse

2 - Thermal Grizzly Kryonaut

3 - Cooler Master Mastergel Maker

4 - Arctic Silver 5

5 - Arctic Cooling MX-4

Boa sorte.

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 23/06/2023 às 20:21, Simuroc disse:

@ThalesRP Boa noite, posso.

Minha lista, da melhor pra a "pior".

1 - Cooler Master Cryofuse

2 - Thermal Grizzly Kryonaut

3 - Cooler Master Mastergel Maker

4 - Arctic Silver 5

5 - Arctic Cooling MX-4

Boa sorte.

Bom dia, tudo bem?

E sobre a pasta térmica snowdog ela se encaixa em qual parte dessa lista?

Comprei essa Thermal Grizzly Kryonaut para por no meu 13600k e por enquanto em full não vi grandes diferenças, sei que meu WC é pequeno para ele mais por enquanto está excelente as temperatura, sem CPU Throtting.

Em die 32ºC e em full 77ºC +/- e com pequeno overclock de 5.1 para 5.4Ghz.

Mais pelo menos em "die" baixou 10ºC.

A pasta térmica demora quanto tempo de uso para mostrar seu total desempenho, apliquei ela na sexta feira dia 30/06/23.

image.thumb.png.f7703a1006c297e685f55daab9c804ec.png

• Membro VIP
Postado

@Edvaldo J. Frederico Boa noite.

Nunca ouvi falar dessa pasta térmica Snowdog, mas caso ela cumpra as especificações de 12,8w/mk, ela fica em segundo lugar, entre a Kryonault e a Cryofuse.

Se você já tem a Kryonault não vai ver diferença nenhuma dela pra essa Snowdog.

O 13600k é bem esquentadinho, então sem um bom cooler não vai resolver muito o problema da temperatura dele em load.

Sobre o tempo de cura da pasta térmica, isso varia muito, e geralmente o fabricante não informa isso. Eu diria que vai levar pelo menos de 100 a 200 horas de uso para atingir a eficiencia máxima. Mas não espere milagres disso, geralmente não tem muita diferença do dia que se aplica para depois de "curada". 

Boa sorte.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...