Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer o bom controle de ar com um Watercooler 360mm Frontal


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Olá a todos! Comprei um watercooler de 360mm (Radiant DC-360) e um gabinete que suporta um watercooler desse tamanho (XPR Starker Air), também comprei um jogo de fans de 120mm e queria saber como montar o controle de ar desse gabinete, levando em consideração que o watercooler estará jogando ar PRA FORA dá parte frontal... 

É possível eu desparafusar as fans do radiador e colocar do outro lado dele? Pra que a função seja refrigerar pra dentro? ou eu teria que permanecer dessa maneira e alterar as direções que as fans normais de 120mm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, pedro.moura disse:

o watercooler estará jogando ar PRA FORA dá parte frontal

 

É mais eficiente os fans do radiador na frente pegar o ar frio (temp. ambiente) do exterior e soprar para dentro, através do radiador, do que pegar o ar que já foi aquecido pela VGA, VRM da placa-mãe, memórias e soprar sobre o radiador.

 

Esse arranjo requer que o gabinete tenha bons fans de exaustão, um na traseira, dois ou três no topo, nesse caso - mas fans de saída do que de entrada; balanceie o fluxo através da curva de fans, de forma que a pressão interna seja positiva.

 

Num gabinete convencional, fans na frente, na traseira e no topo, a refrigeração da VGA vai ser prejudicada, mas não é muita diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Olá! Editei o post porque me lembrei de uma dúvida que eu tinha. Como meu watercooler já veio montado, fiquei em dúvida, mas eu posso desparafusar as fans do radiador e inverter o lado para que eu possa fazer dessa maneira que você comentou? Nunca tive um watercooler e sinceramente não sei nem como montar e fazê-lo funcionar... Agradeço se puder também me dar umas conselhos referentes a isso! Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

É que esse WC veio configurado para ser usado no topo do gabinete* ou na lateral direita de alguns modelos, como os "aquário", assim as fans sopram o ar do interior do gabinete para fora, então para usar na frente tem que inverter as fans de lado. 

 

O manual (bem fajuto) do WC nem prevê instalação na frente, vai ter que ser criativo.

https://drive.google.com/drive/folders/1vzmkG-SSWSu1N3_hFN8xf2p690C-sgiO?usp=share_link

 

* Quando coloca o radiador no topo, o gabinete tem - ou pelo menos deveria ter; fans na frente do gabinete jogando ar frio para dentro, obviamente esse ar vai ser contaminado com o ar quente expelido pelos fans da VGA, mas a degradação da performance de refrigeração é minima.

 

Mas se experimentar com combinações diferentes e registrar as diferenças de temperaturas verá que muda pouca coisa, apenas uns 2-3 graus, se tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!