Ir ao conteúdo

Como fazer o bom controle de ar com um Watercooler 360mm Frontal

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos! Comprei um watercooler de 360mm (Radiant DC-360) e um gabinete que suporta um watercooler desse tamanho (XPR Starker Air), também comprei um jogo de fans de 120mm e queria saber como montar o controle de ar desse gabinete, levando em consideração que o watercooler estará jogando ar PRA FORA dá parte frontal... 

É possível eu desparafusar as fans do radiador e colocar do outro lado dele? Pra que a função seja refrigerar pra dentro? ou eu teria que permanecer dessa maneira e alterar as direções que as fans normais de 120mm?

Postado
10 minutos atrás, pedro.moura disse:

o watercooler estará jogando ar PRA FORA dá parte frontal

É mais eficiente os fans do radiador na frente pegar o ar frio (temp. ambiente) do exterior e soprar para dentro, através do radiador, do que pegar o ar que já foi aquecido pela VGA, VRM da placa-mãe, memórias e soprar sobre o radiador.

Esse arranjo requer que o gabinete tenha bons fans de exaustão, um na traseira, dois ou três no topo, nesse caso - mas fans de saída do que de entrada; balanceie o fluxo através da curva de fans, de forma que a pressão interna seja positiva.

Num gabinete convencional, fans na frente, na traseira e no topo, a refrigeração da VGA vai ser prejudicada, mas não é muita diferença.

Postado

@1lokos Olá! Editei o post porque me lembrei de uma dúvida que eu tinha. Como meu watercooler já veio montado, fiquei em dúvida, mas eu posso desparafusar as fans do radiador e inverter o lado para que eu possa fazer dessa maneira que você comentou? Nunca tive um watercooler e sinceramente não sei nem como montar e fazê-lo funcionar... Agradeço se puder também me dar umas conselhos referentes a isso! Obrigado.

• Solução
Postado

É que esse WC veio configurado para ser usado no topo do gabinete* ou na lateral direita de alguns modelos, como os "aquário", assim as fans sopram o ar do interior do gabinete para fora, então para usar na frente tem que inverter as fans de lado. 

O manual (bem fajuto) do WC nem prevê instalação na frente, vai ter que ser criativo.

https://drive.google.com/drive/folders/1vzmkG-SSWSu1N3_hFN8xf2p690C-sgiO?usp=share_link

* Quando coloca o radiador no topo, o gabinete tem - ou pelo menos deveria ter; fans na frente do gabinete jogando ar frio para dentro, obviamente esse ar vai ser contaminado com o ar quente expelido pelos fans da VGA, mas a degradação da performance de refrigeração é minima.

Mas se experimentar com combinações diferentes e registrar as diferenças de temperaturas verá que muda pouca coisa, apenas uns 2-3 graus, se tanto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...