Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia deuses da TI!!

[Texto grande a frente]

Estou recorrendo aqui pois várias mentes trabalham melhor pensando, e confesso que estou um pouco desesperado.

Meu PC sexta-feira passada, de repente congelou, e após isso ele ligou em resolução 800x600, quando abri o software da AMD, disse que o Windows Update substituiu meu driver de vídeo, beleza, até aqui ok, pois eu resolvi esse problema recentemente para um amigo/cliente meu que instalei uma 6600 Da AMD também, basicamente fiz uma instalação limpa do driver.

Porém no meu caso, fiz os processos e de início quando estava instalando o driver da AMD, na hora que ele ia mudar a resolução para FHD, dava tela preta.

O S.O continuava normal aparentemente, pois com o comando de Windows+shift+Control+b de reiniciar o driver de vídeo, ainda ouvia o bip.

Pois bem, pesquisei muito, testei muita coisa, entrei em modo segurança passei o driverclean da AMD, instalei de novo em security mode, e nada, mesmo problema, tela preta quando estava no fim da instalação do driver.

Beleza, no sábado tive a ideia de resetar o Pc, e manter os arquivos pessoais, resetei, ele iniciou com o driver da VGA na época provavelmente, pois iniciou em FHD, assim que coloquei o cabo de rede, passou uns minutos enquanto baixava minhas coisas, a tela fez barulho de dispositivo conectado e deu Black screen.

Pois bem, imagino eu, o WU substituiu meu driver de novo.

Fiz todo o processo novamente e desabilitei o Windows Update para baixar drivers automático e ele por do próprio, o Pc ligou normal ficou normal, reinciei ele, desliguei, parecia ok, fui trabalhar voltei umas 4 horas depois, e adivinha ? Pc ligou e congelou, reiniciando, mesmo problema.

Tela preta.i

Pois bem, domingo resolvi tirar as peças e limpar com borracha, e também a bateria da placa-mãe, fiz isso coloquei, o Pc deu vídeo normal, deixou até instalar o driver de vídeo, trepidou e voltou em FHD tranquilo, nesse dia tinha esquecido de plugar meu SSD de 1TB, desliguei o Pc e pluguei ele, e depois sai de casa, voltei de noite liguei o Pc, ligou bootou, e Pam, tela preta.

Aí pensei, pode ser o SSD, mas não faz sentido ele ser reconhecido e ficar de boa e fazer congelar, tirei ele, e fiz o processo Pc voltou, aí entra meu desconfiometro, pois a minha fonte não e lá essas coisas, porém desde dezembro que montei o Pc funcionou tudo normalmente, porém a fonte, costumava desligar o Pc pelo S.O, e depois desligar a chave da fonte, passou alguns meses a chave não desliga mais, fica nula, como se não chaveasse, e sempre ficava passando energia, então comecei a tirar da tomada depois de desligado.

Beleza, cheguei em casa ontem, liguei o Pc aparentemente ok, não mexi nele, tive que ir fazer algumas coisas em casa, depois de um tempo ele hibernou( ouvi o barulho das fans parando), aí depois de um tempo liguei ele novamente, tava na tela de bloqueio, dei Control alt del, e adivinha ? congelado.

Fui reiniciar ele, levei maior choque, pensei puts tem algo em curto.

Abri ele, achei o culpado, uma fan fechando curto, beleza despluguei, fiz todo o processo novamente ( lembrando que agora fazendo a desinstalação do driver por modo de segurança e limpando, ele deixa instalar o driver normalmente), liguei o Pc, e joguei até meia noite de hoje, acordei às 8, falei vou testar, liguei o Pc, bootou, adivinha ? congelou e ainda por cima reiniciou sozinho ( normalmente só ia perceber que tava congelado quando ia mexer, e aí sim reiniciava), e após reinício tela preta.

Já não sei mais o que fazer.

Pois por exemplo, não faz sentido ser problema na placa de vídeo, pois jogo fifa 23 no ultra por horas de boa, todos jogos pesados meu no máximo sem travar nada.

Única coisa é que o sistema congela, e depois disso da tela preta.

(Perceba se também que o problema da depois de tempos sem energia, por exemplo horas e tal)

Sei que e difícil me ajudar, mas se alguém tiver ao menos noção do que fazer, agradeço!

[Configuração]

placa-mãe Colorful H-610m-K [BIOS de fabrica]

I3 12100f

Rx 6600xt Gigabyte

16Gb ram Orion geil Orion edição AMD 

Fonte Gamdias Kratos e-1 500w

Watercooler DeepCool RGB triple fan

• Membro VIP
Postado

@LeoRaikiri Boa tarde. Provavelmente essa fonte de baixa qualidade esteja sendo a culpada por todos esses problemas. Mas também pode ser sido o curto no cooler que pode ter danificado algum componente da placa-mãe. Faça primeiro um teste com outra fonte. Tente alternar o uso dos pentes de memória, um de cada vez, pra ver se algum deles está causando o travamento. Se tiver algum HD secundário no computador, desconecte-o. Baixe o bluescreenview e verifique se existe algum log de tela azul. Baixe o HwMonitor e fique monitorando as temperaturas.

Postado

@Math.Pi Meu mano, creio que seja uma das primeiras opções, todos testes com memórias eu fiz e refiz estão ok.

Os 2 ssds desplugados, formatei com win11 no m2 nada, no SSD nada

porém agora o problema voltou ao início, onde instala o driver e da tela preta, tanto se deixar o Windows baixar automático o dele, quanto desabilitando pro windows não baixar e instalar manual, os 2 da tela preta.

o driver chega ser instalado, porém quando muda para resolução maior da tela preta, imagino que o sistema continue funcionando normalmente....

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!