Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tenho 16GB mas só está utilizando 7,92 GB de RAM, como resolver?


Posts recomendados

boa tarde, tenho um pc com 16 gb de memória RAM e percebi que jogar com paginar abertas no google estava travando muito meu pc, eu tinha formatado ele por esse mesmo problema e fui verificar e estava escrito isso que está na foto, não está limitada no msconfig simplesmente aconteceu de limitar e ja testei os pentes e os slots de memória estão todos funcionando por favor alguém me ajuda

memoria ram.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Tenho 16GB mas só está utilizando 7,92 GB de RAM, como resolver?
  • Moderador

Podemos realizar alguns testes para ver se o problema é de Hardware.

Remova uma memória RAM e veja se o computador liga normalmente. Se ligar, realize o mesmo teste usando só a outra memória.

Caso na primeira tentativa não ligue, tente alternar o slot usando a mesma memória. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou vou mudar os slots novamente para ver

 

@Pedroou acabei de colocar um pente no slot 1 e outro no slot 3 e também não mudou nada, outra detalhe que notei é que no windows aparece "ram instalada 16gb e utilizável 7,92" mas eu entrei em outros programas como o nvidia GeForce experience e diz que so tenho 8 gb instados e outros programas a mesma coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou sim elas são exatamente iguais, frequência, marca tudo

 

Olha eu consegui descobrir que ela na verdade está com 8 gb reservado para hardware, e estou tentando resolver o sistema está reconhecendo que tem 16 gb mas so tem 7,9 em uso e 8 gb reservado para hardware coloquei como solução porque abri um novo tópico para tentar resolver esse outro problema

image.png.305b3ce0da8bc346eea7cd149c4bde70.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entrei nas propriedades do "meu computador" e apareceu que so tem 7,92 utilizável e comecei a investigar, entrei no msconfig e não está nada de errado lá, a memória maxima está desativada, entrei na BIOS e vi a frequência da memória e estava normal, ja tentei de tudo e nada TUDO MESMO, então entrei no gerenciador de tarefas e fui em memória e vi o que está na print "memória reservada para hardware"

e desde então tentei todos os tutoriais de videos do youtube, fóruns, blogs tudo isso e nenhum funciona, as memórias são iguais. alguém POR FAVOR EM AJUDA A RESOLVER ISSO

 

image.png.fc375a28fb4e59cac1877bf2bbeb3644.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucao194 Já disse que é muito possível que seja um defeito físico.

 

Esse tipo de problema era comum com os FX, só que é um problema recorrente devido a maioria das placa-mães darem problemas devido ao superaquecimento do VRM e que era quase certo dar problemas futuros. Algumas placa-mães, mais básicas para Ryzen poderiam ter VRM fracos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

Considerando o que disse @Gui GC , realize um diagnóstico de memória (memtest86 ou do próprio windows).

 

@Pedroou consegui resolver, descobri que meus pentes de memória não funcionam se eu colocar no slot 2 e 3, 3 e 4, simplesmente não da boot então tentei colocar novamente no slot 1 e 2 mas alternando pois as memórias sao as mesmas mas uma é preta e outra branca e coloquei a branca primeiro e depois a preta, se eu colocasse a preta primeiro e a branca em segundo não dava boot também, obrigado a todos que me ajudaram a resolver esse problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!