Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso deixar meu computador ligado 1 semana? 1 mês? Qual é o máximo recomendado?


Posts recomendados

Posso deixar meu computador ligado 1 semana? 1 mês? Qual é o máximo recomendado?

 

Estou deixando meu pc ligado por um tempo indeterminado (com dois jogos MMO RPG rodando em fundo). Isso pode queimar a placa de vídeo? O processador? A placa-mâe? A fonte? As memórias RAM? Ou outro componente?

 

Qual é o recomendado? Desligar após 24h? 48h? Qual é o tempo recomendado pra deixar o pc ligado rodando jogos no fundo para evitar que danifique qualquer componente do pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dlinknet
 

Se a fonte de energia for confiável e as temperaturas se mantiverem estáveis, o computador pode permanecer ligado o ano todo sem problemas.
 

Na verdade, é o contrário: desligar e ligar frequentemente pode prejudicar o PC. O processo de expansão e contração do silício durante o aquecimento e resfriamento pode causar desgaste nos componentes.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Especificações do Desktop:

 

1 – Fonte ATX MODULAR AUTOMATICA 650W PLUS BRONZE FT003

2 – placa-mãe Gigabyte Micro ATX H410M H, Intel 10ª Geração, DDR4
3 – Processador Intel Core i5-10400F, Cache 12MB, 2.9GHz (4.3GHz Max Turbo), LGA 1200

4 – 2 Memórias RAM Silicon Power XPOWER Turbine Gaming 8GB, DDR4, 2666MHz, C16, 288-Pin UDIMM, 1.2V

5 – SSD Crucial, 1TB, NVMe Pcie, Leitura: 3500MB/s + Gravação: 3000MB/s, P3 - Ct1000p3SSD8

6 – HD sata2 seagate 320gb
7 – HD Seagate Barracuda 1Tb 7200rpm 64mb Cache

8 – Placa de Vídeo Galax GeForce RTX 3060 1-Click OC, 8GB, GDDR6, 128-Bit, 36NSL8MD6OCC

9 – Monitor Lg Led 21,5´ 22mp58vq-p HDMI/dvi/VGA

10 – Gabinete Sharkoon ATX VS4-W

 

Acho que vou dar uma desligada hoje. Já tá uns 5 dias ligado e quando botei agora um segundo jogo MMO RPG pra rodar minimizado senti uma cheiro de um pouco queimado...

 

E como ver às temperaturas? Pelo AIDA? Minha versão é TRIAL e não dá pra ver a temperatura de dois HDs e da placa de vídeo... Tem algum jeito/programa melhor pra ver isso de graça?

 

E como saber a temperatura ideal e máxima pra cada componente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dlinknet Fica tranquilo amigo, eu não desligo meu PC a uns 2 meses aqui.. 😆

 

A questão é: ter segurança na parte de energia, ou seja, como já dito ter uma boa e confiável fonte e utilizar um filtro como o iClamper Energia 5 para proteger ainda mais.

 

No caso da sua fonte, eu faria uma substituição preventiva, se tiver orçamento apertado, indico pelo menos a XPG Pylon 650W, mas caso possa gastar mais, pode partir para a linha MSI MPG, como a MSI MPG A750GF 750W ou até aproveitar o ótimo preço atual da XPG Core Reactor 850W e "nunca mais" se preocupar com fonte.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da fonte, ela é nova. Troquei a placa de vídeo e precisei comprar uma fonte nova que tivesse um cabo 8 pin. Na loja, que é a assistência técnica também, o técnico avaliou e disse que eu precisava de uma fonte de 700W (a minha antiga era 450W). Mas só tinha essa de 650W e uma de 1000W que era muito cara... Mas daí ele recomendou essa de 650W mesmo. Ele avaliou e me perguntou se eu não ia botar mais nada no pc e eu disse que não. Daí ele acabou recomendando essa de 650W. Tá rolando beleza aqui tem mais de mês.

 

Mas daí eu tenho algumas perguntas:

 

1 - No caso ter uma fonte de 650W sendo o ideal de 700W o problema que podeia ter é não atender o pc com a energia suficiente e daí a placa de vídeo e outros componentes poderia não funcionar na sua máxima capacidade ou dar "pau" (travar o pc e/ou desligar automaticamente). Estou certo ou estou errado?

 

2 - Então a única possibilidade de sobrecarregar o pc com excesso de energia seria uma fonte com mais Watts do que 650W. Estou certo ou estou errado?

 

3 - Se não, então, uma fonte ruim (não importa os Watts dela) poderia deixar passar muita energia e sobrecarregar ou aquecer demais os componentes. Uma fonte ruim de 650W seria mais perigosa que uma fonte boa de 850W, pois a boa conseguiria de melhor maneira "controlar" a energia adequada. Estou certo ou estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dlinknet

 

Então, vamos a alguns esclarecimentos:

 

Já matando duas dúvidas em uma resposta só: Para a sua configuração, não é obrigatório uma fonte no mínimo 750W, na verdade uma boa fonte de 650W ou até mesmo 550W já atende, quando o assunto é esse, não há nenhum problema em utilizar fontes com maior potência, isso não gera nenhum dano ao PC, muito pelo contrário, se você utiliza uma fonte de potencia maior do que a mínima recomendada, estará apenas se prevenindo e preparado para futuros upgrades, como por exemplo na troca de um CPU ou GPU que consumam mais energia ou até adicionar mais monitores.

 

Segundo mas não menos importante: quando eu ou qualquer um se refere a uma fonte sendo de "má qualidade"  ou "não confiável", está sendo referido a construção dessa fonte, ou seja, a qualidade do material e componentes utilizados na fabricação da mesma, além da existência ou não de mecanismos de proteção contra curtos ou quedas de energia e outras coisas referentes a segurança que a fonte deve entregar, afim de evitar queimar o restante do hardware.

 

A potencia de uma fonte não pode ser a única medida de escolha na hora da compra, pois uma fonte pode ter 850W e ser "uma bomba", com péssima qualidade e não passar segurança ao PC, enquanto as vezes, fontes de menor potência podem ter mais qualidade entregariam a garantia de bom desempenho e da segurança para o hardware.. 😉

 

Resumindo:

 

Uma fonte não é apenas potência, precisa ter qualidade de construção e de mecanismos de segurança. E quanto a escolha da potencia de uma fonte para um PC, irá depender do quanto o hardware consome de energia, isso é classificado pelas fabricantes e exposto em seus sites, por exemplo o seu processador (i5 12400f) tem um consumo base médio de 65W e máximo de 120W, já a sua placa de vídeo tem um consumo máximo de 225W.

 

A grande questão é, a sua fonte apesar de dizer tem 650W, não apresenta boa qualidade de construção e provavelmente não tem componentes com mecanismos de segurança à curtos e quedas de energia, podendo deixar seu hardware inseguro.

 

Não sei se consegui ser claro, caso não tenha compreendido peço desculpas e pode questionar novamente.. tem gente que entende mais da parte de energia aqui no fórum também e pode ajudar mais.

 

Mas espero ter ajudado,

Abraços!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Galera,

 

Resolvi trocar a fonte agora por uma melhor. Pra rodar o pc de boa (sem desgastar nenhum componente) e já garantir potência e qualidade para os futuros upgrades. E ter maior segurança também.

 

Resolvi comprar essa XPG Core Reactor 850W que o guilherme_dr recomendou. Mas no link está "Produto novo indisponível.".

 

Alguém me recomenda uma semelhante? Ou melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!