Ir ao conteúdo

Ryzen 5 5600 ou Ryzen 7 5800X3D para usar com uma GeForce RTX 3060 TI.

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou pensando em trocar meu Ryzen 5 3600 para parear melhor com minha RTX 3060 TI. Logo, estou em dúvida entre um 5600 chinês ou um 5800X3D nacional, pois, não sei se vale a pena comprar um processador tão forte e caro apenas para games. O que vocês acham ? Levando em conta que uso uma b450.

Postado
agora, Pedroou disse:

Talvez a informações deste tópico sobre a B450 sejam úteis:

Para uma RTX 3060 TI um Ryzen 5 5600 é suficiente.

Muito obrigado pelas informações sobre a b450. Mas, acha que vale a pena o upgrade do 3600 para o 5600 ?

Postado
1 minuto atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

5800x3d

Realmente o 5800X3D é mais forte, mas será que vale a pena pagar mais que o dobro do preço de um 5600 ?

• Membro VIP
Postado

Depende dos jogos e do desempenho como está. O processador chega em 100% com facilidade e deixa sobrar muita GPU? Se sim, até vale a pena a troca para um 5600.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Arthur Arnemann disse:

@tavarex Bom dia, o 5 3600 vai sobrar ainda, ele consegue empurrar sua 3060ti tranquilo.

Mas se pensar em futuros upgrades ( pra logo ), pega o 5800X3D.

Pois é, talvez seja melhor esperar um tempo e ver se o processador vai deixar a desejar nos lançamentos desse ano. Não quero comprar um processador novo só por comprar kk

• Membro VIP
Postado

Além de pagar mais que o dobro, talvez tenha que trocar a placa-mãe... então  brincadeira é mais cara.

Caso se sinta a vontade em comprar da China, compre o 5600 de lá e seja feliz por mais algum tempo antes de trocar um conjunto todo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, tavarex disse:

Realmente o 5800X3D é mais forte, mas será que vale a pena pagar mais que o dobro do preço de um 5600 ?

O dobro do preço aqui no Brasil, no chines está mais em conta.

Peguei um i5 13600k por R$1446 do chinês, aqui está 2300 o mais barato novo a vista, e usado achei por 2500 reais 🙄

E chega esse semana ou semana que vem se ser taxado e foram 9 dias até agora.

O pessoal fica chorando por conta de garantia e te falo, processador é algo muito mais muito difícil de dar problema, agora se fosse placa de vídeo ai complica mais.

placa-mãe pode dar defeito mais é mais difícil.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Não acho viável gastar dinheiro por antecipação, testa e vê como vai se sair. Mas como eu disse, precisa ver como está nos jogos atualmente.

Mas se ele leva ela acima dos 80%, já está bom. Não acho que o ganho de desempenho é grande, apenas aumente a qualidade gráfica.

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

O dobro do preço aqui no Brasil, no chines está mais em conta.

Peguei um i5 13600k por R$1446 do chinês, aqui está 2300 o mais barato novo a vista, e usado achei por 2500 reais 🙄

E chega esse semana ou semana que vem se ser taxado e foram 9 dias até agora.

Que compra boa cara. Mas fico com pé atrás de comprar um processador tão caro e ele vier com defeito. Acha que me preocupo à toa ?

Os carass no Brasil não tem noção nenhuma em vender hardware usado, chega a ser ridiculo. 

• Moderador
Postado

@tavarex Seguinte, acho que o tópico já está bem encaminhado para a resolução da sua dúvida, mas vou resumir minha opinião:

O seu R5 3600 ainda tem folego, você não está jogando abaixo de 60FPS em 90% dos jogos certo?

Então não vale a pena a troca pelo 5600 que vai sim entregar um pouco a mais de desempenho, mas é pouca diferença e mesmo o 5800X3D não acho que vale a pena, pois não é uma diferença gigantesca de desempenho, vai ganhar no máximo 10~15 FPS e vai gastar muito para isso, pois terá de substituir a placa-mãe também.

Particularmente, manteria sua configuração até que realmente esteja ruim de atingir um desempenho de 60FPS, o que acho que vai demorar um pouco, a não ser que você seja do fan clube do tudo no Ultra sempre!

Abraço! 

• Curtir 2
Postado
2 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@tavarex Seguinte, acho que o tópico já está bem encaminhado para a resolução da sua dúvida, mas vou resumir minha opinião:

O seu R5 3600 ainda tem folego, você não está jogando abaixo de 60FPS em 90% dos jogos certo?

Então não vale a pena a troca pelo 5600 que vai sim entregar um pouco a mais de desempenho, mas é pouca diferença e mesmo o 5800X3D não acho que vale a pena, pois não é uma diferença abissal de desempenho, vai ganhar uns 10~15 FPS e vai gastar muito para isso, pois terá de substituir a placa-mãe também.

Particularmente, manteria sua configuração até que realmente esteja ruim de atingir um desempenho de 60FPS, o que acho que vai demorar um pouco, a não ser que você seja do fan clube do tudo no Ultra sempre!

Abraço! 

Sim, realmente vou segurar a vontade de gastar dinheiro e só trocarei pro AM5 futuramente.

Muito obrigado, rapazeada. Vou ficar tranquilo com meu 3600 por mais um tempo ainda, porque se for trocar de placa-mãe vou mudar para o AM5 logo.

• Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, tavarex disse:

Que compra boa cara. Mas fico com pé atrás de comprar um processador tão caro e ele vier com defeito. Acha que me preocupo à toa ?

Os carass no Brasil não tem noção nenhuma em vender hardware usado, chega a ser ridiculo. 

Então cara o segredo é se proteger assim que o produto chegar, a caixa chegou faça um vídeo de você abrindo a caixa e teste o produto fazendo um vídeo o quanto antes, se der algum problema você precisa mandar o Vídeo para o Aliexpres se algo estiver errado.

A placa-mãe da assinatura também veio do chines 1300 reais, e assim que chegou procurei uma loja para testar já que eu não tinha o processador e pedi para o cara fazer um vídeo e ele fez direitinho e graças a Deus estava normal a placa.

PXL_20230605_180641821.jpg

Se algo vier com problema, primeiro você vai ter que conversar com o Chines e se ele não der um solução o Aliexpres entra na discussão e se eles (a plataforma) verem que você está certo você recupera seu dinheiro.

Pra você ver que da pra resolver e não foi por maldado juro por pelo que á de mais sagrado, comprei duas câmeras do chines parece que foi 200 reais, comprei e assim que chegou fiz um vídeo usando o produto porém não gostei do software e a câmera era muito limitada.

Abri um reclamação falando que queria devolver, tirei fotos mostrando que o produto está em perfeitas condições da maneira que chegou.

Ai i chinês não aceitou minha reclamação e ficou nessa, eu mandava uma proposta e ele não aceitava e ficou assim por uns dias, até que apareceu a opção de colocar o Aliexpres na conversa e não deu outra, em um ou dois dias a plataforma devolveu 100% do valor, e infelizmente não criou um código de devolução do produto porque eu queria devolver.

Cara meu processador foi 1400 reais, tem cara que compra produto muito mais caro, vi em um canal do you tube que o cara comprou um celular de 4 mil reais, um modelo lançamento que não tem no Brasil.

O mercado livre também também vende produto internacional, só que por lá se algo que você comprar estiver com defeito, lá eles geram um código de devolução, comprei uma vez um HD externo e devolvi.

E sobre meu processador se eu encontra-se um usado por uns 1700 reais um usado eu compraria aqui, mais o mais barato pedi para o cara baixar dos 2k reais e o cara não queria e comprando usado sei que também não vou ter garantia, então compro no chines.

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Então cara o segredo é se proteger assim que o produto chegar, a caixa chegou faça um vídeo de você abrindo a caixa e teste o produto fazendo um vídeo o quanto antes, se der algum problema você precisa mandar o Vídeo para o Aliexpres se algo estiver errado.

A placa-mãe da assinatura também veio do chines 1300 reais, e assim que chegou procurei uma loja para testar já que eu não tinha o processador e pedi para o cara fazer um vídeo e ele fez direitinho e graças a Deus estava normal a placa.

PXL_20230605_180641821.jpg

Se algo vier com problema, primeiro você vai ter que conversar com o Chines e se ele não der um solução o Aliexpres entra na discussão e se eles (a plataforma) verem que você está certo você recupera seu dinheiro.

Pra você ver que da pra resolver e não foi por maldado juro por pelo que á de mais sagrado, comprei duas câmeras do chines parece que foi 200 reais, comprei e assim que chegou fiz um vídeo usando o produto porém não gostei do software e a câmera era muito limitada.

Abri um reclamação falando que queria devolver, tirei fotos mostrando que o produto está em perfeitas condições da maneira que chegou.

Ai i chinês não aceitou minha reclamação e ficou nessa, eu mandava uma proposta e ele não aceitava e ficou assim por uns dias, até que apareceu a opção de colocar o Aliexpres na conversa e não deu outra, em um ou dois dias a plataforma devolveu 100% do valor, e infelizmente não criou um código de devolução do produto porque eu queria devolver.

Cara meu processador foi 1400 reais, tem cara que compra produto muito mais caro, vi em um canal do you tube que o cara comprou um celular de 4 mil reais, um modelo lançamento que não tem no Brasil.

O mercado livre também também vende produto internacional, só que por lá se algo que você comprar estiver com defeito, lá eles geram um código de devolução, comprei uma vez um HD externo e devolvi.

Muito obrigado pela aula sobre importação, reduziu bastante meu medo. No futuro upgrade de kit processador vou levar em conta comprar tudo no ali.

27 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Então não vale a pena a troca pelo 5600 que vai sim entregar um pouco a mais de desempenho, mas é pouca diferença e mesmo o 5800X3D não acho que vale a pena, pois não é uma diferença gigantesca de desempenho, vai ganhar no máximo 10~15 FPS e vai gastar muito para isso, pois terá de substituir a placa-mãe também.

Abraço! 

Perfeito, vou segurar a vontade de gastar dinheiro, por agora.

• Curtir 2
Postado
44 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Curioso neste teste é que a RTX 3070 ficou até 10 graus mais quente quando usado o 5800X3D, provavelmente  o maior consumo fez com que o VRM esquentasse mais o interior do gabinete.

• Curtir 2
Postado
4 minutos atrás, 1lokos disse:

Curioso neste teste é que a RTX 3070 ficou até 10 graus mais quente quando usado o 5800X3D, provavelmente  o maior consumo fez com que o VRM esquentasse mais o interior do gabinete.

Esse processador esquenta demais, até com um water cooler. Já vi uma galera dizer que 80° é comum pra ele aqui no Brasil, por isso fiquei com pé atrás de botar ele numa b450.

• Curtir 1
Postado

o único calcanhar de aquiles do 5800x3d é realmente a temperatura. praticamente obrigatório fazer undervolt nele e encontrar o meio termo adequado se não quiser gastar uma nota em water cooler. se lembro bem, a amd refinou esse projeto nos novos Ryzen e já não é mais um problema a eficiência térmica.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...