Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação do Windows 7 em um notebook antigo e extremamente fraco


Ir à solução Resolvido por David da Silva L.,

Posts recomendados

Olá a todos do fórum! Bom, vou dar um "resumão" por assim dizer da minha situação: na metade do ano passado eu doei meu antigo notebook da Compaq modelo Presario CQ-23 de 2015 com um processador Intel Celeron N2820 de 2.13 GHz, 8 GB de RAM DDR3 e SSD de 128 GB para a minha mãe que está fazendo faculdade e não tinha um notebook para poder trabalhar e estudar. Antes de eu poder comprar meu PC gamer eu usava muito esse notebook para estudar, trabalhar e jogar, tanto que eu precisei fazer um upgrade de RAM por volta de 2020 devido ao uso de programas mais pesados como Photoshop e Illustrator que eu usava na época da minha faculdade. Ano passado eu troquei o HD de 500GB dele e coloquei um SSD da KingSpec de 128 GB bem basicão e instalei o Windows 10 Pro. (Confesso que não melhorou muita coisa, pois um processador dual-core em 2023 já é extremamente defasado). O problema é que após eu dar o laptop para a minha mãe poder usar, ela começou a reclamar sobre lentidão na abertura de programas, inicialização do Windows (mesmo com SSD), e o principal: constantes travamentos e telas azuis. Eu fui dar uma olhada ontem no notebook e entrei no Visualizador de Eventos e também no Histórico de Confiabilidade e percebi diversos erros que muito das vezes não tem correções. Eu estava pensando em formatar esse notebook hoje e instalar o Windows 7 nele, mais específico o Windows 7 Home Basic por ser leve. Eu sei que a Microsoft já encerrou o suporte faz bastante tempo para o Windows 7, porém eu terei que instalar essa versão no notebook da minha mãe porque pelo que deu para ver, o Windows 10 é um sistema operacional pesado demais e acredito que um Windows mais antigo deve ajudar. Estava até cogitando instalar alguma distro Linux nele mas como a minha mãe só usa Windows e muito provavelmente ela não iria se adaptar com Linux, vocês acham que essa decisão minha de formatar o Windows 10 e instalar o 7 seria uma boa alternativa? 

WhatsApp Image 2023-06-20 at 14.46.05.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Solução

DESCULPE PELA REDAÇÃO DO ENEM!!!! Oi sou o Davi 14 anos!!! Sim, o Windows 7 é mais leve, mas também o Windows 8.1 é mais atual e porém é mais chato de configurar. Mas você tem que se atentar aos drivers desse notebook, e pensando na sua mãe, como o que ela necessita mais é estudos e navegação, eu recomendo o Windows 7, bom o Windows 7 é antigão 😐, mas ainda é uma ótima escolha para hardware fraco, especialmente notes com Celeron de geração anterior, eu tive um que tinha windows vista mas era compatível com windows 10, só que travava mais que o mundo, o Celeron era o N4120, Quad Core, e o que eu precisava era de um note portátil que me desse desempenho apenas no home office mas o Windows 7 se mostrou ideal, e eu não sei o porque que ele não veio de fábrica com ele porque tava com windows vista,  então contudo eu lhe recomendo perguntar a sua mãe se o que ela necessita é desempenho navegando, editando texto, vendo as vídeo aulas em FHD... Em fim pergunta isso a ela e o que ela responder você pesquisa o desempenho do windows 7 nesses requisitos. Então, como você mesmo falou ele tá sem suporte da Microsoft, até meu pai saiu dele. E o sistema operacional que vai durar muito tempo até o fim do suporte da Microsoft é o Windows 8.1,  eu atualizei ontem para ele. Eu vi um vídeo num canal que assisto de configurar o Windows para deixar ele mais leve, então você dando do que a sua mãe necessita você pode ver eu recomendo o Windows 8.1 mas também o Windows 7, porém o Windows 7 não é mais seguro usar online. Desculpa isso tudo 😞 acho que me empolguei... Bom então chegando a termos de mais recursos e mais avançado temos o Windows 8.1 ou alguma distribuição Linux! Bem nunca tive Linux mas meu amigo tem e é bem otimizado, o Ubuntu é mt bom então você caso queria perguntar mais uma coisa, amanhã quando eu chegar da escola eu lhe respondo ok, não tenho muita experiência, mas já sanei várias dúvidas em minha outra conta mas perdi, 

O canal é esse "MW Informática"

O vídeo:

Tem outros canais, o  TecnoArt por exemplo.

Processador no CPU Benchmark: https://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=Intel+Celeron+N4120+%40+1.10GHz&id=3651

Espero ter ajudado!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@David da Silva L. Opa de boas rsrs... Valeu pela ajuda! Na verdade eu consegui resolver esse problema do Windows 7 no notebook da minha mãe! Eu quebrei um pouco a cabeça tentando descobrir como que instalava o Windows 7 Home Basic pois esse note da Compaq pelo que eu sei tem uma espécie de "trava" na BIOS que impede a formatação e instalação do Windows 7, porém se desativar o Secure Boot e deixar de UEFI para "Legacy" (trocando Windows 8.1/10 para Windows 7 também), a instalação ocorre normalmente sem nenhum erro. Em relação aos drivers, no próprio site da Compaq eu encontrei todos eles e o mais engraçado é que os drivers funcionam 100% no Windows 7! Depois que instalei os drivers eu configurei todos aqueles programinhas essenciais como LibreOffice, Adobe Reader, WinRAR, o Microsoft Edge e entre outros e tudo correu bem. Sim, o Windows 7 é bem desatualizado e está muito vulnerável as pragas virtuais, porém nesse caso não tem muito o que fazer pois como a minha mãe não sabe usar Linux e o Windows 8.1 e o Windows 10 seriam muito pesados (chega até ser irônico, pois esse CQ-23 na época que eu ganhei da minha avó quando eu tinha 13 anos, por volta de 2015, já vinha de fábrica instalado o Windows 10 Home Single porém era uma das primeiras builds do W10 haha por isso que era mais "leve"), resolvi optar pela versão mais basicona do Windows 7 para evitar travamentos e sim, o notebook ficou uma bala sem o Windows 10! Sério, mesmo com um SSD de 128GB e 8GB de RAM DDR3, o notebook levava mais de 5 minutos para dar boot e finalmente entrar na área de trabalho, e ainda assim a área de trabalho ficava toda preta carregando com mais 3 ou  5 minutos de espera! Com o Windows 7 agora creio que os travamentos e telas azuis sejam muito menos frequentes ou inexistentes (assim espero).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!