Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ring Clock, DRAM e FSB:DRAM


Posts recomendados

Estou fazendo alguns testes para tentar obter um desempenho melhor, não especificamente fazendo overclock na CPU, mas também undervolt para conseguir temperaturas menores.

 

Uma coisa que tem me deixado bastante em dúvida é o ring clock do meu i7-9700KF que nos meus testes ficou muito inconclusivo se os resultados foram positivos ou negativos. Estou usando um par de XPG DDR4 16GB 3200MHz CL16 com overclock para 3600MHz (utilizando a mesma tensão do XMP de 3200MHz) com timings 16-20-20-40-680-2T a 1.35v e no memtest86 está estável (acima disso, obtive erros e precisou de mais tensão, por isso decidi parar nos 3600MHz). Meu i7-9700K tem clock de 3600MHz de base e 3300MHz de ring clock, em turbo nos 8 cores stock a 4600MHz e ring de 4300MHz (essa diferença de 300MHz está setada em automático no BIOS e não sei se é padrão).

 

Minha questão principal é, eu teria algum benefício em deixar o ring clock em 3600MHz junto a DRAM que também está a 3600MHz, ou então deixar o ring clock ir automaticamente para 4300MHz ou até mesmo força-lo a ir a 4600MHz junto ao core clock. Eu achei o sistema bem estável setando o ring clock em 3600MHz mas desconfio que seja placebo. Eu sei que depende multiplos fatores, mas eu sei que deve existir um comportamento previsível, ganhar desempenho com ring clock maior ou não e ficar mais estável junto com a DRAM. Qual a opinião de vocês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Phili.locatelli disse:

Estou usando um par de XPG DDR4 16GB 3200MHz CL16 com overclock para 3600MHz (utilizando a mesma tensão do XMP de 3200MHz) com timings 16-20-20-40-680-2T a 1.35v e no memtest86 está estável (acima disso, obtive erros e precisou de mais tensão, por isso decidi parar nos 3600MHz).

Você pode aumentar a tensão sem problemas, é bem de boas colocar 1.4v em DDR4. Inclusive, dá até para passar um pouco se isso for a diferença entre ficar estável ou não.

 

4 horas atrás, Phili.locatelli disse:

Minha questão principal é, eu teria algum benefício em deixar o ring clock em 3600MHz junto a DRAM que também está a 3600MHz, ou então deixar o ring clock ir automaticamente para 4300MHz ou até mesmo força-lo a ir a 4600MHz junto ao core clock. Eu achei o sistema bem estável setando o ring clock em 3600MHz mas desconfio que seja placebo. Eu sei que depende multiplos fatores, mas eu sei que deve existir um comportamento previsível, ganhar desempenho com ring clock maior ou não e ficar mais estável junto com a DRAM. Qual a opinião de vocês?

placa-mãe Gigabyte né? Eles chamam cache de ring, por algum motivo....

 

Mas enfim, sabendo agora o que é (o cache do processador), você entende por que mexer nele não dá muita diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/06/2023 às 08:37, Imakuni disse:

placa-mãe Gigabyte né? Eles chamam cache de ring, por algum motivo....

Sim, Gigabyte Z390m Gaming, foi minha primeira Z, e algumas configurações são confusas, apesar de ser uma placa robusta. Qual custo beneficio de uma boa Z atual para os novos Cores você me indicaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Phili.locatelli disse:

Sim, Gigabyte Z390m Gaming, foi minha primeira Z, e algumas configurações são confusas, apesar de ser uma placa robusta. Qual custo beneficio de uma boa Z atual para os novos Cores você me indicaria?

Por enquanto, nenhuma. Espere a 14a geração, ou então invista em am5 se quer upgrades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/06/2023 às 08:37, Imakuni disse:

Você pode aumentar a tensão sem problemas, é bem de boas colocar 1.4v em DDR4. Inclusive, dá até para passar um pouco se isso for a diferença entre ficar estável ou não.

 

placa-mãe Gigabyte né? Eles chamam cache de ring, por algum motivo....

 

Mas enfim, sabendo agora o que é (o cache do processador), você entende por que mexer nele não dá muita diferença?

 

Minha BIOS resetou e aproveitei para tentar clocks mais altos com a tensão maior. Infelizmente não consegui bootar com mais de 3600MHz mesmo em 1.45v. Eu até tentei colocar timings estupidamente altos pelo menos para bootar e tentar ir diminuindo, mas sem sucesso. Talvez minha CPU não consiga, ou não dei sorte com as memórias mesmo. Inclusive notei diversos erros no memtest86 quando tava em 1.45v e sumiu quando diminui para 1.35v (tinha esquecido de alterar a tensão quando voltei pra 3600MHz).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!