Ir ao conteúdo

Informação sobre o PCIe do chipset B550!

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Eu estava dando uma olhada na tabela dos chipsets AMD e notei a seguinte diferença entre o B550 E O X570:
2023-06-30_20-16.thumb.png.5244ad7d59ffcb77bb2cc869a40d54d1.png
O que isso quer dizer? O B550 não suporta processador com PCIe 4.0? Mals se a pergunta for meio óbvia, sou meio leigo nesse quesito.
O que eu quero saber mesmo é se o B550 tem suporte a PCIe 4.0 para o processador, placa de vídeo e um SSD NVMe, simultaneamente.

Postado

@Yenzo Existem slots que se comunicam diretamente com o processador e existem slots que se comunicam com o chipset da placa-mãe primeiro - o que cria uma pequena latência.

Um processador moderno tem pelo menos 20 linhas PCIe - 16 delas são para a GPU e as outras 4 para um M.2. O resto necessita das linhas PCIe adicionais do chipset.

O processador pode ser PCIe 4.0 e o chipset ser PCIe 3.0.

Edit: E pela imagem tem 2 slots que se comunicam diretamente com o processador 1x16 ou 2x8.

Postado
12 horas atrás, Gui GC disse:

O processador pode ser PCIe 4.0 e o chipset ser PCIe 3.0.

Acabei de dar uma pesquisada aqui, e descobri que o PCIe 4.0 do chipset B550 vem por meio de umas lanes no CPU; ou seja, eu tenho acesso ao PCIe 4.0 do processador, que me deixa usar o 4.0 para a placa de vídeo e UM slot NVMe para o SSD (o que significa que meu processador, minha placa de vídeo e um SSD NVMe poderão funcionar via PCIe 4.0).

Procede? Caso eu tenha deixador alguma informação importante passar, agradeço a correção.

• Solução
Postado

@Yenzo A confusão está em acreditar que o processador utiliza o PCIe. A CPU tem uma controladora PCIe - seja ela 3.0 ou 4.0, dependendo do processador. E essa controladora vai se comunicar com os slots PCIe e M.2.

E o chipset tem outra controladora PCIe 3.0, nas B550. Enquanto o chipset X570 tem controladora PCIe 4.0.

Edit: Normalmente os slots mais próximos do processador são os slots controlados pela controladora do processador. Enquanto os slots restantes tem a rota para o chipset.

No caso de uma B550 você poderia utilizar 1 GPU em x16 + NVMe em x4. Ou 2 GPUs em x8 cada + NVMe em x4 e isso acontece automaticamente dependendo do que está sendo utilizado.

Postado
1 hora atrás, Gui GC disse:

@Yenzo A confusão está em acreditar que o processador utiliza o PCIe. A CPU tem uma controladora PCIe - seja ela 3.0 ou 4.0, dependendo do processador. E essa controladora vai se comunicar com os slots PCIe e M.2.

Muito obrigado pela ajuda!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...