Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Sou novo no fórum e estou precisando de uma ajuda.

Meu laptop é o AN 515-44-R4KA (AMD Ryzen 4800H, GTX 1650, 16GB RAM DDR4). De um tempo pra cá, qualquer game que tento jogar, assim que carrega e inicia o laptop reinicia sozinho. Ao fazer um benchmark (utilizando o Red Dead Redemption 2), checando os eventos no log do windows alega ser problema de Kernel Evento 41 (63).

Já atualizei os drivers (todos), reinstalei os drivers antigos da GPU que estão no suporte da ACER, substituí pasta térmica, fiz todas as recomendações da Microsoft e soluções indicadas no youtube. Mas, não resolveu a situação. Desconfio que seja por causa de alguma maldita atualização do Windows Update.

Após pesquisar bastante, vi em um comentário de um vídeo do youtube que uma possível solução seria aumentar em 50 mV o Vcore. Estou tentando realizar isso para testar mas não consigo entrar na BIOS avançada (desbloqueada). Já tentei de várias formas indicadas. Alguém sabe como fazer isso ou se existe alguma forma possível de resolver esse problema?

A seguir log do evento:

System

System

-

Provider

-Provider[ Name] Microsoft-Windows-Kernel-Power[ Guid] {331c3b3a-2005-44c2-ac5e-77220c37d6b4}

[ Name]

Microsoft-Windows-Kernel-Power

-Provider[ Name] Microsoft-Windows-Kernel-Power[ Guid] {331c3b3a-2005-44c2-ac5e-77220c37d6b4}

[ Guid]

{331c3b3a-2005-44c2-ac5e-77220c37d6b4}

EventID

41

EventID41

EventID41

Version

9

Version9

Version9

Level

1

Level1

Level1

Task

63

Task63

Task63

Opcode

0

Opcode0

Opcode0

Keywords

0x8000400000000002

Keywords0x8000400000000002

Keywords0x8000400000000002

-

TimeCreated

-TimeCreated[ SystemTime] 2023-06-25T13:58:03.5953076Z

[ SystemTime]

2023-06-25T13:58:03.5953076Z

EventRecordID

34351

EventRecordID34351

EventRecordID34351

Correlation

Correlation

Correlation

-

Execution

-Execution[ ProcessID] 4[ ThreadID] 8

[ ProcessID]

4

[ ThreadID]

8

Channel

System

ChannelSystem

ChannelSystem

Computer

(Retirei por segurança)

Computer(Retirei por segurança)

Computer(Retirei por segurança)

-

Security

-Security[ UserID] S-1-5-18

[ UserID]

S-1-5-18

-

EventData

-

BugcheckCode

0

BugcheckCode

BugcheckParameter1

0x0

BugcheckParameter1

BugcheckParameter2

0x0

BugcheckParameter2

BugcheckParameter3

0x0

BugcheckParameter3

BugcheckParameter4

0x0

BugcheckParameter4

SleepInProgress

0

SleepInProgress

PowerButtonTimestamp

0

PowerButtonTimestamp

BootAppStatus

0

BootAppStatus

Checkpoint

0

Checkpoint

ConnectedStandbyInProgress

false

ConnectedStandbyInProgress

SystemSleepTransitionsToOn

0

SystemSleepTransitionsToOn

CsEntryScenarioInstanceId

0

CsEntryScenarioInstanceId

BugcheckInfoFromEFI

false

BugcheckInfoFromEFI

CheckpointStatus

0

CheckpointStatus

CsEntryScenarioInstanceIdV2

0

CsEntryScenarioInstanceIdV2

LongPowerButtonPressDetected

false

LongPowerButtonPressDetected

LidReliability

false

LidReliability

InputSuppressionState

0

InputSuppressionState

PowerButtonSuppressionState

0

PowerButtonSuppressionState

LidState

1

LidState

• Curtir 1
Postado

O que me chamou a atenção no seu relato foi 

14 minutos atrás, JeffersonPD91 disse:

De um tempo pra cá, qualquer game que tento jogar, assim que carrega e inicia o laptop reinicia sozinho

Como assim?

Antes não precisava de um Vcore maior, e agora precisa?

Acho que a solução ideal pode não ser exatamente essa, que tende a causar maior aquecimento, provavelmente sem necessidade.

Eu tentaria outras soluções, como rodar um stress test para verificar as temperaturas e a estabilidade do sistema, verificar o perfeito funcio0namento sistema de refrigeração e até reinstalar o windows, para depois pensar em soluções mais radicais, como essa.

Quanto ao modo de acessar a BIOS avançada, eu não saberia te ajudar, talvez alguém aqui no fórum possa dar melhores informações sobre isto.

• Curtir 1
Postado

@Wal SJC  Pelo que foi falado no comentário, tem a ver com atualização da BIOS. Que nas atualizações mais recentes meio que acabaram fazendo tipo um undevolting. E desde então não houveram mais atualizações. Fazia um bom tempo que eu não jogava. Tentei voltar essa semana e constatei o problema.

Já fiz testes de stress, teste de memória RAM, VRAM e nada. A temperatura não é problema (substitui a pasta térmica por outra de excelente qualidade e limpei os contatos dos pentes de RAM). O laptop fica o tempo todo sobre um cooler-pad sempre ligado e levantado. Não chega nem a 80 °C. E não ocorre em nada mais (uso ele pra trabalho também). O problema só ocorre em games.

Já fiz os procedimentos de reparação (DISM) e check de arquivos do sistema do windows (SFC) e o problema permanece. Desanima ter um notebook gamer e não conseguir jogar.

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, JeffersonPD91 disse:

@Wal SJC  Pelo que foi falado no comentário, tem a ver com atualização da BIOS. Que nas atualizações mais recentes meio que acabaram fazendo tipo um undevolting. E desde então não houveram mais atualizações. Fazia um bom tempo que eu não jogava. Tentei voltar essa semana e constatei o problema.

Já fiz testes de stress, teste de memória RAM, VRAM e nada. A temperatura não é problema (substitui a pasta térmica por outra de excelente qualidade e limpei os contatos dos pentes de RAM). O laptop fica o tempo todo sobre um cooler-pad sempre ligado e levantado. Não chega nem a 80 °C. E não ocorre em nada mais (uso ele pra trabalho também). O problema só ocorre em games.

Já fiz os procedimentos de reparação (DISM) e check de arquivos do sistema do windows (SFC) e o problema permanece. Desanima ter um notebook gamer e não conseguir jogar.

Se realmente fizeram undervolting, provavelmente foi porque houve muitas reclamações sobre superaquecimento ou consumo rápido da bateria.

Você atualizou a BIOS? Será que não consegue fazer downgrade?

Acessar as configurações avançadas da BIOS seria o ideal, mas isso deve ser um segredo de estado da Acer....

Achei isto: 

Postado
1 hora atrás, Wal SJC disse:

Se realmente fizeram undervolting, provavelmente foi porque houve muitas reclamações sobre superaquecimento ou consumo rápido da bateria.

Você atualizou a BIOS? Será que não consegue fazer downgrade?

Acessar as configurações avançadas da BIOS seria o ideal, mas isso deve ser um segredo de estado da Acer....

Achei isto: 

Já tentei isso também. No meu não funcionou.

Eu atualizei a BIOS pra versão mais recente. Fiz downgrade para a versão anterior, mas não consegui acessar mesmo assim.

Postado
14 horas atrás, JeffersonPD91 disse:

Já tentei isso também. No meu não funcionou.

Eu atualizei a BIOS pra versão mais recente. Fiz downgrade para a versão anterior, mas não consegui acessar mesmo assim.

No caso do downgrade, a intenção não seria acessar a BIOS avançada e sim voltar à condição de BIOS original, que havia antes do suposto undervolting que você mencionou.

Como você disse que inicialmente não ocorria o problema, eu pensei nessa possibilidade, para contorná-lo.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Wal SJC disse:

No caso do downgrade, a intenção não seria acessar a BIOS avançada e sim voltar à condição de BIOS original, que havia antes do suposto undervolting que você mencionou.

Como você disse que inicialmente não ocorria o problema, eu pensei nessa possibilidade, para contorná-lo.

Sim. Eu imaginei que fosse isso. Mas como falei, eu utilizei a BIOS disponível no site. Infelizmente nãon sei informar se era a mesma versão de quando comprei.

O comentário que falei foi esse aqui. Muitos relatram sucesso após fazer isso.

Print.thumb.png.a0c954166cfa8d196869e15022568c66.png

Postado

Tente este outro método, não sei se funciona, nunca testei:

Acesse a BIOS normalmente, pressionando F2.
Dentro dela, desligue o PC segurando botão desligar (com a BIOS aberta).
Assim que estiver desligado pressione: F4 4RFV F5 5TGB F6 6YHN

Liga novamente e acessa a BIOS, pressionando F2
Veja se liberou o acesso à BIOS oculta.

Sendo que F4  F5 e F6 são teclas de função e os demais são os caracteres alfanuméricos comuns.

• 4 semanas depois...
Postado

Acabei de entrar no fórum, pois vi seu post aqui e que também é data recente.

também tenho um nitro 5, r7 4800h GTX 1650.

Você enfrenta problema de tela azul?

Me diga aí qual sua memória RAM (marca, gb, frequência...)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!