Ir ao conteúdo

HDD lento e sem erros ou vírus

Ir à solução Resolvido por extremedll,

Posts recomendados

Postado

Do nada o HDD de 6TB começou a ficar lento para carregamento de jogos e arquivos, filmes travam no meio da execução porque não consegue ler o restante do arquivo a tempo, fiz o teste do crystal disk, segue a imagem do resultado.

procedimentos já realizados:

- antivírus - nada encontrado

- sfc /scannow - windows ok

- chkdsk - sem problemas

- verificação via gerenciador de disco do windows - tudo ok

- troquei os cabos sata - nada mudou

HDD Seagate barracuda 6TB 5400rpm

alguma ideia?

imagem_2023-07-04_222209355.png

• Solução
Postado

@Rhubens provalemente é fragmentação do disco. baixe e instale o defraggler https://www.ccleaner.com/defraggler?cc-noredirect= (não mande executar assim que instalar). vá no atalho do programa e mande ele ser executado como administrador. 

clique no dispositivo que é o HD e clique em Analisar. se a fragmentação estiver acima de 20%, clique na setinha ao lado da palavra Optimize e depois clique em Desfragmentar

image.png.98ad9231d0e708dee8037e8aefda2788.png

obs1: recomendo deixar todos os programas fechados. principalmente os que estão no HD. deixar apenas o defraggler rodando

obs2: caso o seu esteja em inglês, clique em settings > options > general > langauge > português do brasil.

obs3: o processo pode demorar bastante. então já prepare uma pipoca e vá assistir um filme no celular ou na tv.

Postado

@Rhubens

Tanto o de 6TB quanto o de 3TB estão com ID C7 apresentando registros e isso pode ser problema com cabos ou portas SATA.

Se antes não estava lento e de repente começou a ficar pode ser uso de memória em disco ou problema com memórias. Verifica no gerenciador de tarefas se há uso de memória virtual ou de paginação que é quando o sistema passa a usar o HD como memória. Verifica se toda a capacidade de memória aparece nesse gerenciador. Faz um teste de memórias no boot.

Postado

@Henrique - RJ Bem, agora que você mencionou isso eu me lembro que mexi nas RAMs do PC esses dias, antes de tudo acontecer eu tinha 4 pentes de 16GB de RAM no PC, e eu fiz um teste de tirar 2 pentes pra testar a velocidade do processador por que no site do fabricante diz que ele consegue operar uma frequência mais rápida com 2 do que com 4, como eu não observei tal melhora eu voltei com os 4 pentes novamente, foi quando eu notei a lentidão, mas eu não uso paginação nos HDDs por conta do volume absurdo de RAMimage.thumb.png.9440bbb4dcb72b94756b60fa05eb1209.png

@Henrique - RJ Mesmo assim, antes mesmo de a gente ter essa conversa eu rodei um teste de memórias do próprio windows que disse estar tudo ok, isso é o que aparece no meu gerenciador do windows (imagem) e esse uso elevado de RAM é do primo cache que eu instalei na tentativa de dar alguma velocidade para a escrita e leitura no HDD lento, pela imagem da pra notar que o windows reconhece os 4 pentes e a velocidade máxima que eu setei na BIOS de 3600image.thumb.png.78b5390e2334be1e601f4decf44e7d39.png

@extremedll Só pra constar eu ainda estou desfragmentando o HDD desde o dia que você sugeriu, o volume de dados era muito alto e está desde então na batalha rsimage.thumb.png.968914896ef223f633bd640380657c5d.png

Postado

@extremedll depois de 6 dias desfragmentando ele concluiu e está normal de novo, não sei até onde foi por causa disso ou não (afinal eu tentei muitas coisas), mas voltou ao normal

@Henrique - RJ Ele voltou ao normal, e nem da pra ter certeza de qual procedimento que resolveu rs pois tentei muitas coisas, mas obrigado por tudo.

Postado
13 horas atrás, Rhubens disse:

@extremedll depois de 6 dias desfragmentando ele concluiu e está normal de novo, não sei até onde foi por causa disso ou não (afinal eu tentei muitas coisas), mas voltou ao normal

@Henrique - RJ Ele voltou ao normal, e nem da pra ter certeza de qual procedimento que resolveu rs pois tentei muitas coisas, mas obrigado por tudo.

Deve ter sido a desfragmentação sugerida pelo amigo @extremedll que resolveu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!