Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia, no manual da placa-mãe não específica os níveis do llc, a placa-mãe vai de 1 a 5, gostaria de saber qual varia mais, o um ou o cinco, obrigado

Postado
2 horas atrás, BITICA disse:

bom dia, no manual da placa-mãe não específica os níveis do llc, a placa-mãe vai de 1 a 5, gostaria de saber qual varia mais, o um ou o cinco, obrigado

Você está fazendo a pergunta errada, a variação vai depender da combinação de carga com LLC, não só do nível do LLC. LLC funciona jogando uma sobretensão para tentar contrapor a queda natural induzida pela carga, de forma que sobretensão de mais com carga de menos pode variar mais do que uma sobretensão menor.

Em todo caso, uma pesquisa rápida me disse que a ASUS considera o número menor como menos sobretensão. Mas na moral, não confie nisso, é melhor você testar na prática.

Lembrando que o ideal é ficar o mais perto da tensão selecionada possível, com leve preferência para acima do que abaixo. Por exemplo, se colocou 1.300v, seria melhor que subisse para 1.305 do que cair para 1.293.

• Curtir 1
Postado

na ASRock variava pouco no auto, eu desliguei o boost e outra coisa fma, se não me engano, mas pode ser q ficou algo no automático, porque se deixo llc no auto, setei 1.26. chegou até 1.3

54 minutos atrás, Imakuni disse:

Você está fazendo a pergunta errada, a variação vai depender da combinação de carga com LLC, não só do nível do LLC. LLC funciona jogando uma sobretensão para tentar contrapor a queda natural induzida pela carga, de forma que sobretensão de mais com carga de menos pode variar mais do que uma sobretensão menor.

Em todo caso, uma pesquisa rápida me disse que a ASUS considera o número menor como menos sobretensão. Mas na moral, não confie nisso, é melhor você testar na prática.

Lembrando que o ideal é ficar o mais perto da tensão selecionada possível, com leve preferência para acima do que abaixo. Por exemplo, se colocou 1.300v, seria melhor que subisse para 1.305 do que cair para 1.293.

Postado
1 hora atrás, BITICA disse:

na ASRock variava pouco no auto

Mas mexer no LLC é justamente para quem não quer deixar a tensão no auto e controlar tudo manualmente para levar o PC ao limite...

eu desliguei o boost e outra coisa fma, se não me engano

Você está capando o desempenho do seu PC fazendo isso. Seja lá o que mexeu, desfaça.

porque se deixo llc no auto, setei 1.26. chegou até 1.3

Dependendo do ponto de vista, isso pode ser tanto bom como ruim.

• Curtir 1
Postado

fiz overlock, por isso desliguei o boost, para ele não ir numa frequência fora da estabilidade q testei a tensão e o clock, variar de 1.26 a 1.3 é ruim, quero q varie menor possível, já q estou colocando tensão manualmente.

5 horas atrás, Imakuni disse:

Mas mexer no LLC é justamente para quem não quer deixar a tensão no auto e controlar tudo manualmente para levar o PC ao limite...

Você está capando o desempenho do seu PC fazendo isso. Seja lá o que mexeu, desfaça.

Dependendo do ponto de vista, isso pode ser tanto bom como ruim.

Postado
3 horas atrás, BITICA disse:

variar de 1.26 a 1.3 é ruim, quero q varie menor possível, já q estou colocando tensão manualmente.

De novo, é ponto de vista. Se você quer que fique em 1.26, tá, okay, 1.3 é alto e fica muito quente...

...mas se você quisesse 1.3, é justamente bom. Em carga pesada, fica em 1.3 para segurar; em uma mais leve, que não precisa de tanta tensão, fica em 1.26, economizando energia. E mesmo assim, basta você diminuir. Coloque, digamos, 1.20 para chegar em, digamos, 1.275. Você pode ajustar dessa forma também.

Em todo caso, não precisa desse desespero todo. Tire do Auto, coloque um valor (digamos, 3) e veja como fica a tensão. Depois coloque, um valor diferente e veja como o PC reage... não tem segredo. Overclock é tentativa e erro.

3 horas atrás, BITICA disse:

quero q varie menor possível,

Isso é fisicamente impossível. Sempre vai ter uma variação: se você calibrar para não variar com uma carga mais leve, ele VAI fatalmente variar muito com uma mais pesada. E vice versa.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...