Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe em modo BIOS Legacy trava teclado no grub (mas UEFI funciona normal)


Ir à solução Resolvido por Shakmatton,

Posts recomendados

Em 17/07/2023 às 20:47, Marcos FRM disse:

Esqueça essa entradas. Todo BIOS UEFI gera esse tipo de coisa. Uns mais, outros menos. Não tem importância.

 

Ei Marcos! Desculpe ressucitar esse tópico, mas é que só agora percebi uma coisa sobre a placa-mãe que queria compartilhar aqui, só para desencargo de consciência.

 

Bem, tentei 1 milhão de outras coisas envolvendo grub, instalação de outros OS, inserir e remover pendrive, mas não pude obter uma solução final. Então, quando já estava entregando os pontos pra formatar e instalar tudo do zero, reparei uma coisa:

 

No BIOS da placa-mãe, o "System Information" acusa que a versão é FFa, e a data dela é de 18 de março de 2014.

Bom, eu estava dando uma olhada no site da Gigabyte, e vi que me escapou completamente um fato: a última BIOS estável (não-beta) é de 29 de Maio de 2014. Dois meses de diferença, portanto.

 

Não sei se o "a" do "FFa" significaria "alfa", isto é, uma versão anterior à disponível no site deles (a "FF").

Pensei em realizar um salto de fé, baixando e instalando essa nova versão FF de Maio disponível na lista de BIOS...

 

Porém, não vejo a minha atual versão "FFa", de Março, na lista deles.

Isso significaria que, qualquer problema que houver com a BIOS nova = Game Over, certo?

Ou haveria uma forma de fazer uma cópia de backup da BIOS antiga instalada, para alguma eventualidade de dar problema?

 

Aqui o link da foto com a versão atualmente instalada.

E aqui, outro link, mostrando a lista de BIOS disponíveis para download no site da Gigabye.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Essa placa tem dois chips de BIOS ("DualBIOS"), um é sempre backup.

Entendo. Eu percebi que ela funciona normalmente no modo UEFI, com todos os meus OSes sendo detectados (seja em tempo de boot do HD ou direto por algum grub de live ISO ou de Ventoy) e com o teclado funcionando normalmente nele.

 

Por outro lado, o problema do teclado travado só ocorre no modo BIOS MBR Legacy. Porém, o esforço que faço é justamente para tentar reaver a funcionalidade da MBR como antigamente, sem teclado travando. Tudo para poder manter o Win 7 em modo MBR.

 

Do contrário, teria que encarar um processo e tentar uma reinstalação do Win 7 em modo UEFI (e pela internet afora, vejo muito mais gente apanhando com isso do que conseguindo realizar uma instalação no modo UEFI)...

 

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Tente a FGa de uma vez.

 

Estou pesquisando agora tudo o que posso aqui sobre instalação manual, Q-Flash e termos relacionados ao update de BIOS, mas fiquei bem receoso quando vi aquela BIOS em letras vermelhas. Considerando tudo o que já foi tentado, você acha que, ao contrário do que dizem por aí, realmente não haveria perigo de baixar uma versão "Beta" (com "letras vermelhas ameaçadoras" e tudo)?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho difícil a atualização resolver seu problema. A Gigabyte deve ter atualizado apenas o AGESA (microcódigo da AMD) para suportar o CPUs com núcleo Godavari.

 

10 horas atrás, Shakmatton disse:

Do contrário, teria que encarar um processo e tentar uma reinstalação do Win 7 em modo UEFI (e pela internet afora, vejo muito mais gente apanhando com isso do que conseguindo realizar uma instalação no modo UEFI)...

 

Não tem mistério nenhum. Crie o pendrive de instalação do Windows 7 com o Rufus, selecionando  "Esquema de partição -> GPT" (o que selecionará "Sistema de destino -> UEFI (não CSM)". O 7 ainda requer CSM ativo para funcionar, mesmo em UEFI -- essa restrição não existe a partir do Windows 8.

 

Sua placa apenas permite desativar o CSM ("CSM Support") se "OS Type" estiver em "Windows 8" ao invés de "Other OS". Ou seja, mantendo "OS Type" em "Other OS" garante CSM ativo mesmo com "Boot Mode Selection" e "Storage Boot Option Control" em "UEFI Only" (que evita inicializar por engano em Legacy/CSM).

 

Depois de salvar suas coisas noutro lugar, inicie com a mídia do Windows. No menu F12 da placa-mãe, deverá aparecer o prefixo "UEFI:". Carregado o instalador, depois da tela de seleção do layout do teclado, pressione Shift+F10. No prompt de comando que abrir, digite o seguinte, pressionando Enter ao final de cada linha:

 

diskpart
list disk
select disk X
detail disk
clean
exit

 

Substitua X pelo número do disco que deseja limpar, que é listado por list disk (coluna "Nº Disco"). detail disk mostrará o modelo para ter certeza. Tudo que estiver nesse disco será apagado. Preste atenção! Feche o prompt de comando e prossiga com a instalação. Quando chegar na parte para escolher onde instalar, como fará dual boot, crie uma partição pequena (a seu gosto) para o Windows (que ficará no início do disco) e instale nela. Nisso, o próprio instalador criará automaticamente estruturas GPT, pois a mídia foi inicializada em UEFI. O resto do espaço deixe como não alocado, sem criar nenhuma partição adicional. Por baixo do capô, o instalador criará as partições EFI e MSR. Não precisa criá-las manualmente. Isso completa a parte do Windows.

 

Nas instalações dos Linuxes, vá usando o espaço não alocado depois da partição do Windows. O único cuidado é que você precisará aproveitar, em todos eles, a partição EFI criada pelo Windows, como comentado aqui:

 

 

Note que partição "primária", "estendida", "unidade lógica", são características do particionamento MBR apenas. Em GPT, não tem essa diferenciação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, muito obrigado pelo retorno e também pela paciência para descrever o procedimento!

Vou responder aqui em partes então.

 

5 horas atrás, Marcos FRM disse:

Acho difícil a atualização resolver seu problema. A Gigabyte deve ter atualizado apenas o AGESA (microcódigo da AMD) para suportar o CPUs com núcleo Godavari.

 

Pois é, eu acabei lendo sobre isso também ontem. Vi que essa tal tecnologia AGESA teria a ver com os tais processadores Ryzen que tá todo mundo falando sobre... isso me fez pensar que um upgrade de BIOS para o meu processador de 2014 realmente não me seria de muita serventia, tal como você falou aí também. Por outro lado, eu fiquei na dúvida se um upgrade não poderia ser uma solução para o caso mesmo assim.

 

========================

 

Explico: em junho eu criei um tópico nesse site sobre a possibilidade de uma troca de fonte de energia do cpu, já que ela tinha uns 10 anos, era genérica e já não estava mais ligando direito a máquina (acabei não tirando nenhuma foto na época, mas lembro que, às vezes, quando ligava, aparecia uma mensagem na tela da BIOS falando sobre reset, algo assim... é uma lembrança um pouco mais vaga, mas acho que era algo sobre isso).

 

(Sem mencionar que aqui na cidade onde estou, há uma taxa considerável de quedas de energia.

Mesmo com as proteções adequadas, além de usar iClamper e bom senso durante tempestades, não sei até que ponto isso poderia "esculhambar" alguma coisa lá na BIOS da placa-mãe também...)

 

Felizmente, de lá pra cá, pude trocar a fonte por uma nova, e também adquiri uma nova bateria para a placa-mãe.

Nesse sentido, tudo funciona perfeitamente.

 

========================

 

Mas eu, como leigo, fiquei pensando aqui se tudo o que aconteceu poderia ter mexido com alguma coisa lá na memória/configuração da BIOS... e se porventura um "simples" upgrade de BIOS poderia restabelecer as funções básicas da placa de volta (incluindo aí a habilidade de voltar a detectar as portas USB ou o modo que funciona em conformidade com a tecnologia MBR Legacy).

 

 

 

 

 

5 horas atrás, Marcos FRM disse:

O 7 ainda requer CSM ativo para funcionar, mesmo em UEFI

Olha, não sabia disso! Eu até tinha lido/separado para leitura várias postagens na internet sobre instalação do Win 7 em UEFI, mas estranhamente, pouca gente volta lá e diz algo como "Consegui! Basta fazer tal passo X e etc...".

 

Imagino que esse novo detalhe que você mencionou faça a diferença. Vou realizar algumas novas tentativas com algumas máquinas virtuais pra ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Marcos FRM disse:

Não tem mistério nenhum. Crie o pendrive de instalação do Windows 7 com o Rufus, selecionando  "Esquema de partição -> GPT" (o que selecionará "Sistema de destino -> UEFI (não CSM)". O 7 ainda requer CSM ativo para funcionar, mesmo em UEFI -- essa restrição não existe a partir do Windows 8.

 

Deixa eu esclarecer o parágrafo acima. Mesmo o Windows 7 requerendo funções do CSM, a mídia dele criada pelo Rufus precisa usar "Sistema de destino -> UEFI (não CSM)". Ah, e obrigatoriamente tem que ser a versão 64-bit.

 

Meu objetivo foi destacar que, com o 7 em UEFI, não se pode desativar o CSM (o que só é possível, a propósito, com "OS Type" em "Windows 8"). Portanto, precisa manter "OS Type" em "Other OS".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Meu objetivo foi destacar

 

Entendi. Nas opções de setup da BIOS, deixar marcada a opção "Other OS", para ficar em conformidade com a natureza CSM intrínseca ao Win 7. Já no gravador Rufus, o procedimento é tratar a ISO do Win 7 como se ela fosse gravada no USB como UEFI puro.

 

 

Embora eu esteja mais inclinado a testar um update de BIOS, ainda sigo acompanhando uma discussão sobre as particularidades da instalação de uma ISO Win 7 x64 para USB. Algumas coisas que estão por lá você até já mencionou (o que me dá mais segurança e tranquilidade, para o caso de tentar o procedimento de instalação sem Rufus).

 

Agora, o que me chamou a atenção ali foram os seguintes pontos:

 

- A possibilidade de usar qualquer versão Win 7 (a que eu uso atualmente é versão MBR do tipo "All-in-One");

 

- A questão do tamanho do arquivo "\sources\install.wim" (se entendi bem, ela teria que ser dividida em pedaços menores, caso esse arquivo ficasse maior que 4G, excedendo a capacidade do Fat32); e

 

- Um comando do Diskpart chamado "Active" (que dizem que só pode ser usado em discos MBR, ou que a partição se tornaria bootável em um disco MBR, enquanto que em um disco GPT isso não poderia ser feito). Isso significaria simplesmente dar um F12 na tela inicial de BIOS e ver na lista de dispositivos uma entrada "UEFI" e outra "Generic"...?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, só uma atualização aqui de última hora: atualizei a BIOS pra uma versão mais nova, mas acabou que isso não surtiu efeito algum sobre o problema do teclado, que ainda continua travado. Bom, pelo menos valeu a tentativa.

 

Pelo que vejo, a solução é realmente reinstalar tudo do zero, criando um disco em formato UEFI-GPT.

Vou me organizar aqui para isso agora.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Shakmatton disse:

Opa, só uma atualização aqui de última hora: atualizei a BIOS pra uma versão mais nova, mas acabou que isso não surtiu efeito algum sobre o problema do teclado, que ainda continua travado. Bom, pelo menos valeu a tentativa.

 

😰

 

7 horas atrás, Shakmatton disse:

Pelo que vejo, a solução é realmente reinstalar tudo do zero, criando um disco em formato UEFI-GPT.

Vou me organizar aqui para isso agora.

 

😀

 

9 horas atrás, Shakmatton disse:

- A possibilidade de usar qualquer versão Win 7 (a que eu uso atualmente é versão MBR do tipo "All-in-One");

 

Não sei que versão é essa. Usando a mídia oficial, pode ser qualquer uma: Home, Professional, Ultimate, etc, desde que seja 64-bit. Eu evitaria versões Frankenstein.

 

9 horas atrás, Shakmatton disse:

- A questão do tamanho do arquivo "\sources\install.wim" (se entendi bem, ela teria que ser dividida em pedaços menores, caso esse arquivo ficasse maior que 4G, excedendo a capacidade do Fat32); e

 

O Rufus faz tudo automaticamente. Confie nele.

 

9 horas atrás, Shakmatton disse:

- Um comando do Diskpart chamado "Active" (que dizem que só pode ser usado em discos MBR, ou que a partição se tornaria bootável em um disco MBR, enquanto que em um disco GPT isso não poderia ser feito). Isso significaria simplesmente dar um F12 na tela inicial de BIOS e ver na lista de dispositivos uma entrada "UEFI" e outra "Generic"...?

 

Não precisa "active" algum. Todos os ajustes necessários no pendrive serão feitos pelo Rufus. Confie nele. Se você for rodá-lo no seu Windows 7 atual, tem que usar a versão 3.22 (link), a última a suportá-lo. Sim, é para aparecer, no menu F12, "UEFI: Generic...". De resto, olhe o post #29.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Marcos FRM disse:

Não precisa "active" algum. Todos os ajustes necessários no pendrive serão feitos pelo Rufus. Confie nele. Se você for rodá-lo no seu Windows 7 atual, tem que usar a versão 3.22 (link), a última a suportá-lo.

 

Eu baixei o Rufus semana passada, se não me engano. A minha versão é a 4.1.2045 (estou usando-o em um Windows 10 de um notebook emprestado aqui pra mim). Por coincidência, abri ele aqui agora e apareceu uma mensagem de update liberado para download da versão 4.2. Vou baixá-lo para tentar novamente o procedimento de instalação com ele.

 

(A minha insistência com a abordagem "não-Rufus" é devido a eu já ter tentado o procedimento com ele anteriormente, testando a instalação do pendrive primeiramente em máquinas virtuais. Porém, tanto no VBox como no Boxes a instalação ou não dava certo ou dava erro de driver "faltante" (perdi um bom tempo assistindo diversos tutoriais que prometiam resolver isso, mas não tive sucesso).

 

Claro, como agora a situação é diferente (terei que formatar a máquina de qualquer forma), e de posse das novas informações (como as do post #29), acho que posso tentar tudo novamente do zero, mas dessa vez, diretamente na máquina real. E, se nada mais der jeito na situação, o jeito seria migrar pro Windows 8.1, que bem ou mal, está mais próximo do Windows 7 e do setup mais antigo da minha máquina.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Estou de volta pra encerrar o tópico e relatar a solução encontrada.

 

Um dos problemas foi resolvido via efibootmgr (ver solução no post #6).

O outro (e principal problema), infelizmente, não foi resolvido.

 

Aparentemente, a capacidade de detecção da placa-mãe usando MBR DualBIOS "morreu". Logo, foi necessário recorrer à reinstalação de todas as partições e sistemas operacionais do zero, usando um "inédito" modo UEFI.

 

Essa outra solução, portanto, envolve formatação geral da máquina (ver solução #29).

Ao final de todas as reinstalações, o teclado voltou a funcionar no Grub normalmente.

 

Agradeço ao Marcos e ao Clube do Hardware pela possibilidade de ter conseguido resolver este problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!