Ir ao conteúdo

Core I5 7400 tendo picos de temperatura aleatórios

Ir à solução Resolvido por Andress457,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, percebi que meu watercooler estava acelerando do nada mesmo no hwmonitor me mostrando uma temperatura de 32C°, entrei na BIOS e vi que lá estava tendo picos curtos e as vezes longos de 92C°, retirei o watercooler troquei a pasta térmica e reiniciei as BIOS, melhorou durante um tempo, mas depois o problema retornou, troquei o watercooler para o coolerbox do processador e o problema persiste. o que pode ser? desde já agradeço a ajuda.

Especificações:

Processador: i5 7400

placa-mãe: B150M-C ASUS

memória: 4x Kingston 4096MB 2133MHz

Placa de Vídeo: GTX 1060 6GB Strix ASUS

Fonte: CX 500 Bronze

SSD: 512 GB kingdian

• 3 semanas depois...
Postado

[ATUALIZAÇÃO] Descobri que o problema não é o processador após testar em outro computador e colocar outro processador no meu computador,  simplesmente a temperatura mostrada no socket da placa-mãe é  diferente do que realmente está o processador.

EX: o cooler esta disparado a placa-mãe tá reconhecendo 100C°, mas a temperatura do processador é de 40c°, isso mostrado no HWmonitor, as vezes ele estagna em 9~11C° mostrados nas BIOS mesmo o processador em 65C° o fan não dispara, agora preciso descobrir qual o componente responsável por essa medição e se vale a pena o reparo dá placa ou a aquisição de outra, desde já agradeço quem leu, obrigado.

• 2 meses depois...
  • Solução
Postado

[ULTIMA ATUALIZAÇÃO] O problema realmente era a placa-mãe, após a substituição voltou a normalidade, lembrando que antes de colocar outra placa foi feito os testes em todos os outros componentes até chegar no principal culpado. desde já agradeço quem leu e espero que isso ajude alguém no futuro.

1º olhar se o cooler está bem fixado no Socket.
2º  Fazer a substituição da pasta térmica.
3º  testar o processador em outra Placa-mãe.
4º medir com o multímetro as saídas da fonte +5v, +3.3v, +12v, assim como todas aa saídas de +12v da CPU. Lembrando que é normal caso a fonte fique entre 5% diferença da saída EX: 12.60
acima de 10% é recomendado fazer a troca da fonte.

se após testes não ser detectado alguma anomalia em outros Hardwares assim como aconteceu comigo a possível causa é a placa-mãe faça a substituição assim que possível. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!