Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Estou com um problema em meu pc que está gerando tela azul em momentos não definidos. Ocorre com um pouco mais de frequência na hora q eu desligo ou mando reiniciar, mas não é regra. O processador e memória estão listados na tela abaixo do memtest, além disso, possui um NVMe de 500gb e um sata de 480gb, rxt 3050 e uma placa de wifi. Após algumas pesquisas na web, executei os seguintes procedimentos:

- o windows estava instalado no NVMe... formatei e coloquei o sistema no sata, deixando o NVMe como slave;

- troquei o módulo de ram de lugar, é só um de 16gb;

- passei a famosa borrachinha no barramento do pente;

- atualizei todos os drives para os mais recentes;

nada disso funcionou e continuo com essa tela azul... ela dá vários códigos de erro, alguns deles se referindo à memória, mas nada específico.

Então descobri esse programa, o memtest. Ele está sendo executado agora, já com mais de 3h de duração, e, por enquanto, os códigos q aparecem são esses em anexo. De antemão já peço desculpas pela minha ignorância pois é a primeira vez q utilizo esse software.

Esses códigos em vermelho referem-se a q? São erros na memória ou cpu?

Qual a solução para esses erros? Troca de processador, memória ou outra coisa? Podem me ajudar? Não faço ideia de como solucionar isso.

Desde já agradeço a quem puder me responder!

Abraços!

erro.jpeg

Postado

@tvlopes erro na memória ou no slot. se você trocar a memória de slot e dê o mesmo erro, mais certo de ser problema na memória. se tiver alcool isopropílico, use ele pra limpar a memória (esperar secar). se não funcionar, a sua memória tá indo de f

Postado

@tvlopesNão é necessário terminar o memtest se erros aparecerem.

O que você pode fazer é desativar o XMP se estiver ativado e verificar se os erros persistem.

Ou ainda testar todos os slots para verificar se os erros persistem.

O problema poderia até ser no processador - mas é mais raro, a não ser que durante a instalação você tenha entortado algum pino.

Mas os principais suspeitos são: Memória ou Placa-mãe.

Postado

@Gui GC

5 minutos atrás, Gui GC disse:

@tvlopesNão é necessário terminar o memtest se erros aparecerem.

O que você pode fazer é desativar o XMP se estiver ativado e verificar se os erros persistem.

Ou ainda testar todos os slots para verificar se os erros persistem.

O problema poderia até ser no processador - mas é mais raro, a não ser que durante a instalação você tenha entortado algum pino.

Mas os principais suspeitos são: Memória ou Placa-mãe.

e como eu consigo identificar quem é o culpado para efetuar a troca? pode me ajudar?

Postado

@tvlopes  Testando em diversos slots.

Se há erro em todos os slots a probabilidade maior é de que seja o pente de RAM.

Se há erro só em um slot a probabilidade maior é a placa-mãe - e com baixíssima probabilidade de ser o processador.

Mas para ter 100% absoluta só tendo peças sobressalentes para testar.

Postado
3 minutos atrás, Gui GC disse:

@tvlopes  Testando em diversos slots.

Se há erro em todos os slots a probabilidade maior é de que seja o pente de RAM.

Se há erro só em um slot a probabilidade maior é a placa-mãe - e com baixíssima probabilidade de ser o processador.

Mas para ter 100% absoluta só tendo peças sobressalentes para testar.

é eu já troquei de slots e continua... vou fazer o q você falou do xmp e a dica do outro amigo do isopropílico p ver se resolve.

valeu mesmo!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!