Ir ao conteúdo

Computador não carrega Windows automaticamente


Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Há um mês minha placa-mãe estava iniciando na BIOS com essa mensagem do vídeo, tinha que apertar f1 pra entrar na BIOS, depois f10 pra salvar as configurações e iniciar o sistema operacional. Eu tinha que fazer isso sempre quando ligava o PC. O técnico disse que a placa-mãe estava com fuga de tensão nas USBs. Vídeo:

 

Mandei pra garantia da terabyte(onde eu comprei o kit placa-mãe+processador) há quase um mês e quando chegou lá eles fizeram os testes e a placa-mãe estava funcionando normalmente, até mandaram o vídeo dela funcionando direito pelo Google Drive, com o PC iniciando normalmente.  A terabyte disse que o problema pode ser o processador ou a fonte de alimentação, mas um outro técnico remontou meu PC e formatou com windows 11 nessa segunda feira e desde então ele está iniciando e funcionando normalmente. O que vocês acham que era o problema do meu PC? Será que o problema vai voltar?

 

Meu sistema:
-processador AMD Ryzen 5 5500 
-placa-mãe ASUS Prime B450M-Gaming II, Micro ATX, AMD AM4, DDR4

-placa de vídeo Sapphire AMD Radeon RX 550 Pulse 4G, GDDR5

-duas memórias XPG Gammix D45, 8GB, 3200MHz, DDR4

-cooler DeepCool Gammaxx AG400 4 Heatpipes 120mm
-fonte XPG Pylon 450 W 80 Plus Bronze

-Gabinete Gamer Montech Air X ARGB, Mid Tower, Vidro Temperado, BLACK, E-ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans ARGB

 

  • Membro VIP
Postado

@Ginke Tarde

 

Sempre que você faz uma alteração  na BIOS que deixe ele instável como por exemplo "habilitar XMP, fazer overclock de processador, memória, e até mesmo quando a bateria da BIOS está acabando, ou algum disco está apresentando defeito" é normal oa BIOS pedir para apertar a tecla F1, entrar na BIOS e reconfigurar o que estiver de errado.

Esse erro da pra contornar mais vamos corrigir da maneira correta.

30933eca-4828-11e9-b84e-0242ac110010-Err

Você habilitou o XMP?

Provavelmente foi isso que fez com que aparece essa mensagem, porque vi que a suas memórias estão rodando a 2666Mhz.

Na gravação que você fez não deu para ver direito o que provocou esse erro.

OBS: E mais uma coisa, é só uma dica não faça Vídeo com celular em pé (vertical), faça com o celular deitado (horizontal) 😉

A BIOS da sua placa-mãe está na versão 3802 do dia 12/05/2022 e a mais atual é a 4203 do dia 27/07/2023, ou seja está a mais de um ano desatualizada.

https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-b450m-gaming-ii/helpdesk_bios/?model2Name=PRIME-B450M-GAMING-II

Atualize a BIOS (se não souber atualizar é só ver o vídeo) e em seguida resete o BIOS para que volte nos padrões de fábrica.

Arrume apenas a data e hora e a ordem de boot, deixe apenas a SSD na primeira opção de boot.

Inicie o sistema e desligue e ligue o PC umas duas vezes, e ao desligar remova ele da tomada por uns 2 minutos e volte a ligar.

Deu tudo certo, ai você entre na BIOS a habilite o XMP pra fazer as memórias rodarem a 3200Mhz.

Se habilitando o XMP está com o mesmo erro do inicio, vai reduzindo manualmente e velocidade da memória, 3200Mhz não fou, tente por em 3000Mhz, em 3000Mhz não foi tente 2966Mhz até ficar bom.

https://www.amd.com/pt/products/cpu/amd-Ryzen-5-5500

  • Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, Ginke disse:

@Edvaldo J. Frederico

Mas o PC já está iniciando e funcionando normalmente, como mencionei, acho.

@Edvaldo J. Frederico Ah e esqueci de dizer que comprei um SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s - SNV2S/1000G. O sistema operacional está nele.

Então só atualiza a BIOS e em seguida volte o padrão da BIOS que normalmente é a tecla F7 e depois F10.

  • Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
24 minutos atrás, Ginke disse:

@Edvaldo J. Frederico  Não posso atualizar pelo windows? Só com pendrive direto na BIOS?

Eu prefiro fazer pela BIOS, é bem tranquilo se você seguir o procedimento do vídeo não tem erro.

A placa-mãe tem proteção se você tentar instalar a versão errada, só que durante o processo de atualização em hipótese alguma reinicie ou desligue o PC.

Normalmente no final da atualização se precisar reiniciar ou desligar o computador faz tudo sozinho. 

E é bom você fazer esse procedimento pra ir se acostumando com a BIOS.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!