Ir ao conteúdo

Compensar aumentar de 16(2x8) para 32(4x8) gb ?

Ir à solução Resolvido por Kohari,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, atualmente é esta minha configuração :

Ryzen 5 5600

2 x 8 gb ram DDR4

RTX 2060 

Estou querendo adicionar mais duas memórias ram de 8 gb ( totalizando 32 gb de ram ).

Minha dúvida é se vale a pena, tendo em vista que eu perderei em torno de 200 MHz da frequência da memória RAM ( por estar usando os 4 slots ) e por meu único foco ser jogos, nada de edição ou algo assim.

Ouvi dizer que os amd Ryzen se benefeciam de 4 modulos de memória RAM, mas não sei se é verdade.

Postado
27 minutos atrás, Gabriel Graciolli disse:

Ouvi dizer que os amd Ryzen se benefeciam de 4 modulos de memória RAM, mas não sei se é verdade.

Não é. Isso é um erro muito comum, as pessoas olham teste de 2x8 VS 4x8 (ou 2x16), veem diferença e começam a achar que 32gb ou 4 pentes importam, mas não. Na realidade, o processador se beneficia é de Dual Rank (vide o seu outro tópico em que eu explico isso), e realmente a forma mais fácil de fazer isso é com 4 pentes de 8 ou 2 de 16. Mas aí é uma discussão separada.

E de qualquer forma, o aumento de desempenho é pequeno e não vale o investimento em tecnologia que já está morrendo, até porque dificulta sua vida para conseguir alta frequência na RAM, que importa muito mais.

• Curtir 2
Postado
2 minutos atrás, Imakuni disse:

Não é. Isso é um erro muito comum, as pessoas olham teste de 2x8 VS 4x8 (ou 2x16), veem diferença e começam a achar que 32gb ou 4 pentes importam, mas não. Na realidade, o processador se beneficia é de Dual Rank (vide o seu outro tópico em que eu explico isso), e realmente a forma mais fácil de fazer isso é com 4 pentes de 8 ou 2 de 16. Mas aí é uma discussão separada.

E de qualquer forma, o aumento de desempenho é pequeno e não vale o investimento em tecnologia que já está morrendo, até porque dificulta sua vida para conseguir alta frequência na RAM, que importa muito mais.

Como assim morrendo ?

Minha maior preocupação é de ''só'' 16 gb de ram não ser o suficiente para jogos, este é meu único motivo para adquirir mais 16 gb.

• Solução
Postado
agora, Gabriel Graciolli disse:

Minha maior preocupação é de ''só'' 16 gb de ram não ser o suficiente para jogos

É mais do que suficiente, nenhum jogo, atualmente, exige mais que 16GB.

1 minuto atrás, Gabriel Graciolli disse:

Como assim morrendo ?

DDR5 lançou, logo, adeus DDR4.

• Curtir 2
Postado
2 minutos atrás, Gabriel Graciolli disse:

Como assim morrendo ?

Os processadores atuais da AMD só aceitam DDR5. E Intel, embora por enquanto ainda aceite os dois (mas é burrice montar uma máquina de 13a geração com DDR4), muito provavelmente vai pular exclusivamente para DDR5 na próxima.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, Imakuni disse:

Os processadores atuais da AMD só aceitam DDR5. E Intel, embora por enquanto ainda aceite os dois (mas é burrice montar uma máquina de 13a geração com DDR4), muito provavelmente vai pular exclusivamente para DDR5 na próxima.

14 minutos atrás, Kohari disse:

É mais do que suficiente, nenhum jogo, atualmente, exige mais que 16GB.

DDR5 lançou, logo, adeus DDR4.

Putz, e eu pensando que comprando a placa-mãe B550M AORUS Elite eu não teria que fazer uma troca completa tão cedo ( essa placa-mãe só aceita AM4, logo não vai dar pra usar DDR5 sem trocar ) .

De qualquer forma, muito obrigado por me explicarem.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Gabriel Graciolli disse:

Putz, e eu pensando que comprando a placa-mãe B550M AORUS Elite eu não teria que fazer uma troca completa tão cedo ( essa placa-mãe só aceita AM4, logo não vai dar pra usar DDR5 sem trocar ) .

Ainda há o Ryzen 5800X3D como opção de upgrade, ele se equipara com alguns processadores mais novos.

5800x3d.thumb.png.a60ac85d6cd12cc657eebec472a16378.png

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Gabriel Graciolli disse:

Putz, e eu pensando que comprando a placa-mãe B550M AORUS Elite eu não teria que fazer uma troca completa tão cedo

Olá, bom dia!

Não se desespere. A maioria dos jogos atuais requerem processadores bem menos capazes que o seu, então ainda demora um pouco até que o r5 5600 seja 100% usado na maioria dos jogos.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!