Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de upgrade para Core i3 9100F e Radeon RX 550 4gb


Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Salve rapazeada, boa noite. 
Estou em busca de feras para me auxiliarem a fazer um UPGRADE no meu PC que comprei em 2021 com os recursos que tinha disponível no momento, acho que vim procurar no lugar certo, né? rsrsrs

 

Sou completamente leigo no assunto, então conto com uma alma boa e caridosa para me auxiliar. 


Vou começar dizendo meu SETUP e vocês , claro, se puder compartilhar um pouco do conhecimento comigo e me dizer O QUE POSSO TROCAR, por QUAL POSSO TROCAR e PORQUE DEVO TROCAR me ajudaria bastanteee... 


Processador: Intel Core I3 9100F ;

placa-mãe: ASRock H310CM-HG4;

memória RAM: 2 pentes de memória DDR4 de 8GB (TOTAL 16GB) ;

Placa Vídeo: Radeon RX 550 GDDR5 4GB. 
Fonte: Fonte AeroCool KCAS 600W Bronze Full Range 80 Plus, EN53374


Agradeço demais a cada um que utilizar seu precioso tempo para comentar aqui e me ajudar. 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Recomendação de upgrade para Core i3 9100F e Radeon RX 550 4gb

@Pedroou Fala Pedrão.. eu editei e coloquei a marca e modelo da fonte: AeroCool KCAS 600W Bronze Full Range 80 Plus, EN53374. 

A respeito do orçamento, quanto melhor dentro da realidade possível, melhor rsrsrs penso em utilizar para games e sinto que minha configuração atual está defasada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Primeira coisa é trocar a fonte.

Eu faria em um primeiro momento a troca da fonte e se possível processador e placa-mãe.

Pode ser um Ryzen 5 5600 + B450 ou B550, para intel uma H610 (de qualidade) ou B660m + Core i5 13400F. Posteriormente pode trocar a placa de vídeo.

 

Fonte boas "de entrada": MSI MAG A550BN e MSI MAG A650BN (vai suportar no máximo uma RTX 3060 TI. Fontes melhores com margem para upgrade: MSI MPG A--GF, XPG Core Reactor, SuperFlower Leadex.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Penso da mesma maneira que Pedroou, mas com outras palavras. 

O PC é muito básico em toda sua composição de peças, e qualquer upgrade mais forte pode fazer com que determinada peça atual seja insuficiente para fazer com que uma peça nova funcione com plenitude.

 

Para jogos, a RX 550 é o item que mais incomoda. E a única Placa de Vídeo decente que compensa comprar e valorizar seu dinheiro é a RX 6600, que custa 1.2xx em ofertas quase que diárias. Seu desempenho é semelhante à RTX 3060. Porém é provável que seu Processador não extraia todo desempenho que ela oferece. (o que não é motivo para não comprar).

 

Como Placas de Vídeo menos potentes e disponíveis no mercado de novos temos verdadeiras armadilhas. Uma delas é a GTX 1650, vendida por 850 reais em média, e isso é queimar dinheiro, pois a placa é fraca para esse valor. Sua versão melhorada, a GTX 1650 SUPER, não existe mais no mercado de novos, o que seria um bom negócio se tivesse nova a 700 reais.
A outra armadilha são os defuntos GTX 1660/1660 SUPER e 1660 ti. Valeriam muito a pena se custassem 800 a 900 reais, mas não é isso o que acontece. Seus valores vão de 1.300 à 2.000 na palhaçada de preços das lojas, e é MUITO inferior à RX 6600 de 1.2xx mencionada no início.
Há também o mercado de usados, onde seria interessante uma RX 580 8gb por até 600 ou uma GTX 1660 até 800.
RX 580 recauchutadas com nomes de marcas genéricas custam 300 no Aliexpress, mas agora, com a nova lei de importação, você será muito roubado. No mercado de usados achará tanto as recauchutadas quanto aquelas de marcas famosas.

 

Trocar o processador é outro problema, problema duplo. Um deles é que sua Placa-Mãe é muito básica no VRM, e qualquer coisa além do i5 9400f seria arriscado, ocasionando thermal throttling, que é quando o VRM aquece e então passa a reduzir o clock do processador para compensar e amenizar a temperatura.
O segundo problema é que Processadores compatíveis com sua Placa-Mãe não existem mais no mercado de novos, apenas os achará no Mercado Livre, Markeplaces, OLX, Shopee e China, e seus valores serão tão caros quanto Processadores atuais da Intel ou AMD.

Sua Fonte não é muito recomendada, apesar da marca Aerocool ser grande e famosa.

 

Há 2 opções:
Vender o PC e começar um novo projeto, que é o que eu faria.
Apenas trocar a Placa de Vídeo por uma RX 6600 nova ou RX 580/GTX 1660 usadas



 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia rapazeada. Agradeço muito ao Pedro pelas explicações e também ao Crixus (rapaz, que aula hahaha).. vocês 2 foram feras, era justamente desse esclarecimento que eu precisava, me dizendo o que compensa e o que não compensa, e por hora, tenho decisão tomada. Tentarei vender meu PC. Mais uma vez, gratidão! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, MisaVeloso disse:

Bom dia rapazeada. Agradeço muito ao Pedro pelas explicações e também ao Crixus (rapaz, que aula hahaha).. vocês 2 foram feras, era justamente desse esclarecimento que eu precisava, me dizendo o que compensa e o que não compensa, e por hora, tenho decisão tomada. Tentarei vender meu PC. Mais uma vez, gratidão! 


O pessoal gosta de falar de hardware, é sempre bom ajudar, ou pelo menos tentar.
Se seu PC de 2021 tivesse sido melhor escolhido e sem necessariamente gastar mais, haveria melhores opções. Se for começar um novo pergunte sempre aqui no fórum.


Mas como falei, o upgrade da Placa de Vídeo não é descartável. O que mata é essa plataforma Intel, que não lhe permite correr para nenhum lugar, e os processadores usados que suportaria possuem valor irreal.
Se fosse AMD AM4, mesmo que de 2017, haveria opções muito boas.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MisaVeloso disse:

@Crixus Champion bom dia meu brother. Certo, ja coloquei a maquina a venda, conseguindo vender eu inicio outro do zero. Do contrário pego uma nova placa de vídeo RX 580 por R$500 usada, vale o preço? 


RX 580 de 8gb por R$ 500 está num bom preço se for de marcas como ASUS, Gigabyte, MSI, etc.
Acontece que existem também as 580 recauchutadas e de marcas genéricas que vieram do Aliexpress, que apesar de usarem o mesmo chip gráfico das 580 de grandes marcas, não se sabe ao certo a procedência dos de mais componentes.
Essas do Aliexpress custavam até então 300 reais, mas agora que tudo será taxado, é natural que passem a custar mais caro.
 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, MisaVeloso disse:

@Crixus Champion posso aproveitar sua boa vontade e pedir um conselho para comprar uma placa nova mesmo então? Qual você indica e qual site posso comprar? Sem ser o aliexpress vou no brasil mesmo. 

@Thiago Atanazio obrigado Thiagao por sua resposta . 

 

Quanto quer gastar?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MisaVeloso disse:

@Crixus Champion @Thiago Atanazio obrigado Thiagao por sua resposta . 

@Crixus Champion rapaz, com essa configuração atual minha, acha que até uns 2 mil da pra pegar uma placa top e aproveitar um pouco?

 

Como falei, a RX 6600 é a melhor opção, custa 1.2xx em promoções nas principais lojas, que são Kabum, Pichau e Terabyte.
No momento não tem nenhuma em oferta, mas o histórico recente de preços pode ser visto AQUI
Esse site aí é o Pelando, procurando por RX 6600 uma ou duas vezes durante o dia, é provável que acabe achando alguma em oferta. 

Sua fonte é considerada ruim, e não posso garantir que não terá dores de cabeça com comprometimento de alguma peça.
Outro problema é seu Processador, pois como já dito, ele não extrairá todo poder da RX 6600. E para trocar o Processador é outro problema, já que usados estão com preços ridículos, além de sua placa-mãe ser básica demais para suportar bem um modelo acima do i5 9400f. Ainda assim veja o preço de um i5 9400f na sua região. Mas não compensa gastar, essa placa-mãe e Processador estão matando o sistema.

Nas lojas achará também a GTX 1650, custando 850 reais e sendo 54% mais fraca do que a RX 6600; GTX 1660/1660 SUPER e 1660 ti, custando de 1.300 a 2.000 e sendo 32%/26% e 22% mais fracas; RTX 3050, custando de 1.300 a 1800 e sendo 20% mais fraca; RX 6500 XT, custando de 1000 a 1.200 e sendo 40% mais fraca.
Esses números são da performance relativa do techpowerup, onde é feita uma média de todos os testes envolvendo jogos e programas.


Boas opções que saíram das lojas e são apenas encontradas usadas são RX 580 8gb, RX 5500 XT 8gb, GTX 1650 SUPER, desde que custem até 600 reais. 
Claro que Placas disponíveis nas lojas também podem ser encontradas no mercado de usados.

Mas como falei, eu venderia o PC todo e começaria um projeto novo.
Por que quer fazer upgrade no PC, qual o principal problema?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion @Crixus Champion então meu caro, bom dia!! Costumo jogar call of duty mobile no emulador gameloop e sinto que não roda fluido como gostaria, mesmo colocando os gráficos no mínimo, então queria mais desempenho. Mas pelo visto o jeito é fazer um upgrade geral (placa-mãe e processador) e aí sim investir em placa né? Além da fonte, claro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!