Ir ao conteúdo

Zotac Gaming GeForce RTX 3060 Twin Edge OC 12GB vale a pena?

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Como o próprio título diz, eu vi essa RTX 3060 12GB por um preço razoavelmente bom na Terabyteshop e gostaria de saber se essa marca em específico é boa, se a construção dela é resistente e se os componentes dela são de qualidade. Eu ia pegar uma da Gigabyte por já estar com uma GTX 1650 também da Gigabyte porém gostaria de explorar outras marcas. Vale a pena o preço?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/24906/placa-de-Vídeo-zotac-gaming-GeForce-RTX-3060-twin-edge-oc-white-12gb-gddr6-dlss-ray-tracing-zt-a30600h-10m

Specs do meu PC:

Processador: Intel® Xeon® E5-2670 v3 @ 2.30 GHz
Cooler: Kllisre RGB 6 Heat Pipes 4PIN

Placa de vídeo: Gigabyte GeForce® GTX 1650 OC 4GB
Placa-mãe: Huananzhi BD4 X99 v1.1
Memória: Atermiter DDR4 ECC 3200 MHz 32 GB (2x 16GB)
SSDs: Kingston NV1 500GB M.2 2280 NVMe + KingSpec 2TB (somente jogos)
Fonte: Corsair CV550 550W 80 Plus Bronze
Sistema Operacional: Windows 11 Pro

Postado
38 minutos atrás, Silverhand disse:

Olá pessoal. Como o próprio título diz, eu vi essa RTX 3060 12GB por um preço razoavelmente bom na Terabyteshop e gostaria de saber se essa marca em específico é boa, se a construção dela é resistente e se os componentes dela são de qualidade. Eu ia pegar uma da Gigabyte por já estar com uma GTX 1650 também da Gigabyte porém gostaria de explorar outras marcas. Vale a pena o preço?

Primeiro que o preço dessa placa é na casa dos 1300~1400, não 1700. Segundo que não dê dinheiro para a Tera. E terceiro que você nem deveria olhar a 3060 para começo de conversa, as Rx 6600 XT custam a mesma coisa e tem desempenho consideravelmente melhor. Então não, não vale a pena.

Aqui, pegue essa.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni Entendi... Eu achava que a Terabyteshop era confiável. Porque você não recomendaria essa loja só por curiosidade? Em relação a RX6600 XT, muda muita coisa para a RTX 3060 de 12GB? Eu nunca tive nenhuma placa de vídeo da AMD por isso não sei muito sobre elas rsrs. 

@Edvaldo J. Frederico Bacana! Vou dar uma pesquisada e ver mais sobre essa RX6600 XT. Vi muitas pessoas comentado sobre essa placa mas nunca me interessou no começo. Se for mais forte que a RTX 3060 de 12GB e for mais barata, então talvez seja uma boa escolha a se considerar. O ruim é que já estou acomodado com as placas de Nvidia, daí sair da Nvidia e ir para uma AMD é uma escolha e tanto hahaha 😄😂

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

A loja é confiável. Tem tópicos que falam sobre aqui no fórum.

Da RX para a RTX 3060 em termos de desempenho, a diferença não é grande. A questão que é a RX é mais barata. Eu particularmente prefiro a Nvidia, então pagaria mais para usar uma RTX 3060 12gb ou invés da RX 6600 / RX 6600 XT.

• Curtir 2
Postado

@Pedroou Ah tá. Se eu fosse escolher entre valores eu optaria por uma RX 6600XT sem dúvidas porque pelo que eu olhei, realmente, ela é bem mais barata do que a RTX 3060 12GB porém tem certas features que eu já estou acostumado na Nvidia. Em questão de comodidade, eu preferiria pagar um pouco mais caro e ter a RTX 3060, porque esses 12GB de vram nela me chamou muito a atenção devido ao fato de eu trabalhar com programas pesados de modelagem 3D e edição de imagem e vídeo além de somente jogar. Esses 12GB de vram fariam uma certa diferença em carga pesada de trabalho né?

Postado
Em 02/08/2023 às 10:42, Silverhand disse:

@Imakuni Entendi... Eu achava que a Terabyteshop era confiável. Porque você não recomendaria essa loja só por curiosidade?

Porque desde que tive problemas com a compra de uma placa-mãe, eu tento evitar que outras pessoas corram esse risco sem necessidade.

Em 02/08/2023 às 10:42, Silverhand disse:

Em relação a RX6600 XT, muda muita coisa para a RTX 3060 de 12GB? Eu nunca tive nenhuma placa de vídeo da AMD por isso não sei muito sobre elas rsrs. 

Muda bastante sim. Para você ter ideia, a 6600 normal já melhor que a 3060 na maioria dos casos.

Em 02/08/2023 às 10:53, Silverhand disse:

Em questão de comodidade, eu preferiria pagar um pouco mais caro e ter a RTX 3060, porque esses 12GB de vram nela me chamou muito a atenção devido ao fato de eu trabalhar com programas pesados de modelagem 3D e edição de imagem e vídeo além de somente jogar. Esses 12GB de vram fariam uma certa diferença em carga pesada de trabalho né?

É, aí a coisa muda de figura, você tinha que ter dito isso antes... nesse caso, provavelmente vale a 3060 só mesmo por ter CUDA, caso precise. E VRAM é um bom brinde.

• Curtir 1
Postado

@Pedroou Os programas que costumo usar para modelagem 3D são 3DS Max (para criação de objetos e personagens em geral), Blender, Daz 3D Studio para criação de personagens e Unreal Engine quando vou trabalhar com os Metahumans. Já os programas que uso para audiovisual é o próprio Photoshop, Illustrator, Vegas, Premiere e After Effects. Com 12GB de vram já seria um bom começo pois esses programas costumam utilizar o máximo da capacidade da sua máquina na hora de renderizar. 

@Imakuni Compreendo sua situação da Terabyte, realmente, é bem decepcionante. Eu só olhei lá por causa do preço que tinha me chamado a atenção e sim, eu vou acabar optando mesmo pela Nvidia por causa da vram. Mas agradeço por você ter trazido seu ponto de vista sobre outras placas, até porque eu sempre acabo optando pela mais "popular" por assim dizer rsrs.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
38 minutos atrás, Silverhand disse:

@Imakuni Entendi... Eu achava que a Terabyteshop era confiável. Porque você não recomendaria essa loja só por curiosidade? Em relação a RX6600 XT, muda muita coisa para a RTX 3060 de 12GB? Eu nunca tive nenhuma placa de vídeo da AMD por isso não sei muito sobre elas rsrs. 

@Edvaldo J. Frederico Bacana! Vou dar uma pesquisada e ver mais sobre essa RX6600 XT. Vi muitas pessoas comentado sobre essa placa mas nunca me interessou no começo. Se for mais forte que a RTX 3060 de 12GB e for mais barata, então talvez seja uma boa escolha a se considerar. O ruim é que já estou acomodado com as placas de Nvidia, daí sair da Nvidia e ir para uma AMD é uma escolha e tanto hahaha 😄😂

Eu também prefiro as placas da Nvidia assim como o @Pedroou indicou e a diferença de desempenho não é monstruosa.

Eu já tive 5 placas de vídeo da Nvidia:

GeForce MX440 64Mb AGP (que já fiz de gambiarra nessa placa, curtia jogar com ela NFSU 1 com gráficos no mínimo. Rodava aquele aquamark 3 demorava um eternidade para terminar o teste. Hoje em dia coloco pra rodar em em poucos segundos termina)🙈

GeForce GT 8600 gt fatality 😊

GeForce  GTX 550 Ti 1Gb EVGA 😆

GeForce GTX 1060 Gb MSI (Primeira placa de vídeo que morre na minha mão, gostava bastante dessa placa ) 😆

GeForce RTX 3060 12Gb EVGA (atual) 😎

As placas de vídeo da AMD são ótimas o que mata é os driver, aqui no meu serviço tem dois notebooks Ryzen e nos dois já deu problema no driver de vídeo que sozinho desabilitou ou para de responder.

Mesmo a RTX sendo um pouco mais lenta ainda prefiro ela.

Placa de vídeo excelente roda qualquer jogo em full HD no ultra, até um 4k testei no  need for speed the run e rodou.

image.png

• Curtir 2
Postado

@Edvaldo J. Frederico Nossa legal saber sobre a sua jornada com placas de vídeo hahaha... Realmente, eu optaria mesmo seguir com a linha RTX não só por comodidade, mas também por causa de certos benefícios que ao meu ver se saem melhor em minha atual situação, mas é claro isso depende de pessoa para a pessoa e cada um de nós temos necessidades e trabalhos diferentes. Mas de qualquer maneira agradeço a sua resposta e a sua ajuda! 

• Curtir 1
Postado

Olá. Eu tenho um 3060 (exatamente o modelo do título) e uso para trabalhos de arquitetura no Blender e posso te afirmar que não compensa pegar uma placa de 8gb para esse tipo de trabalho nos dias de hoje, para jogos até vai mas para 3d vai engasgar. O correto seria pegar uma de 16gb ou 24gb mas no Brasil é meio inviável.

• Curtir 2
Postado

@Daniel Lee Opa legal saber sobre isso! A sua placa é a de 12GB né? Se eu tivesse mais dinheiro sobrando eu com certeza eu optaria por uma mais forte e de preferência com mais vram, porém na minha atual situação financeira creio que a de 12GB deva ajudar também!

Postado

@Daniel Lee Caraca! E eu aqui pensando que 12GB já seria a coisa mais "Top" do mundo kkkkkk. Mas sim, depende mesmo do uso. Eu no meu caso trabalho mais com criação de objetos e personagens 3D. Dependendo do nível de detalhes o uso de vram pode estourar fácil fácil, e olha que eu trabalho com uma GTX 1650 que ainda tá quebrando um galho pra mim hahaha. Mal vejo a hora de poder trocar a coitada por uma melhor!

Pessoal eu agradeço a todos que me ajudaram e enviaram suas respostas! Valeu mesmo, agora estou mais confiante em relação ao assunto.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...